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5 exemplos de Inbound Marketing aplicado na prática

Veja neste artigo 5 exemplos de Inbound Marketing aplicado na prática para entender como a execução estratégica das campanhas podem trazer resultados reais e sólidos para sua empresa.

Tem curiosidade para saber quais foram as estratégias aplicadas e qual o raciocínio por trás dessas estratégias? Continue lendo!

5 exemplos de Inbound Marketing aplicado na prática da E-Dialog

Confira abaixo 5 exemplos de Inbound Marketing reais da E-Dialog:

1. SEO para site com o Contas Online

O Contas Online é um software de gestão financeira que precisava alavancar a presença digital, gerar visibilidade orgânica no site e aumentar o domínio de marca na internet.

Por conta disso, procurou a E-Dialog com o desafio de impulsionar o site – que naquele momento tinha centenas de visitantes por mês – e melhorar as suas redes sociais com conteúdos de valor para engajamento e interação do público.

Assim, focamos em estratégias de otimização de sites (SEO) com criação de artigos para alavancar os acessos de blog, aprofundando os assuntos ligados ao universo financeiro com buscas recorrentes.

Isso não só aumenta o volume de acessos orgânicos como também contribui para a educação do público e gera um relacionamento com os leads a longo prazo.

Para complementar, também iniciamos a gestão de redes sociais, com estratégias em Facebook e Instagram, gerando conteúdo rico para atrair o público interessado sobre gestão financeira. O propósito era desmistificar o tema e dar dicas certeiras para pessoas físicas e jurídicas.

Quer saber quais foram os resultados? Acesse o case de sucesso do Contas Online aqui!

Exemplos de estratégias de SEO no Contas Online

Realizar uma estratégia de SEO, envolve uma série de práticas de adequação às regras e condições do algoritmo do Google e de outros softwares similares para ranquear melhor nos resultados das buscas.

Entender como o algoritmo funciona e quais são as exigências (conteúdo de qualidade, experiência do usuário agradável, site responsivo para dispositivos móveis e alta velocidade de carregamento, por exemplo) garante chances melhores de ranqueamento.

E um dos maiores benefícios de um bom SEO é poder aparecer nas posições de destaque do Google, incluindo o Featured Snippet, a chamada posição 0 da plataforma.

O Featured Snippet é um trecho que aparece na própria página de buscas já com a resposta buscada pelo usuário, mas pode ser muito útil para a criação de uma autoridade de marca. Esse foi o caso, inclusive, do Contas Online.

– Leia também:

estratégias de inbound marketing na prática seo
As estratégias de SEO podem alavancar seus acessos orgânicos, reduzir os custos de aquisição de novos leads e ainda pôr sua marca no topo do Google! Essa é uma das formas mais básicas de ter o Inbound Marketing aplicado na prática.

2. Google Ads e a estratégia da Mais Laudo

A Mais Laudo é uma empresa de telemedicina que gera laudos médicos para exames e diagnósticos em consultórios, clínicas e instituições de saúde.

Ela precisava alimentar o funil de Inbound Marketing a curto prazo com leads qualificados, e para isso usava anúncios nas redes sociais e no Google.

Contudo, sendo uma empresa no ramo de saúde, a Mais Laudo era muito procurada por pacientes, no que se chama “demanda particular”: as pessoas convertiam como leads na busca por atendimento médico aproveitando o teste gratuito com emissão de laudos sem custo.

E esse grande volume de leads de pacientes vinha principalmente através dos anúncios em redes sociais.

Por conta disso, viu-se que a segmentação de anúncios para redes sociais não era eficiente o suficiente para captar leads qualificados para a empresa.

Dessa forma, a equipe da E-Dialog percebeu que o melhor seria reinvestir todo o dinheiro na gestão de Google Ads com um estudo de palavras-chave do ramo médico que melhor traria pessoas qualificadas.

Mas apenas anunciar e aumentar a verba não seria suficiente. Foi necessário focar em 3 pontos:

  1. Palavras-chave com bom volume de buscas para gerar mais impressões e visibilidade para o anúncio;
  2. Uso de campanhas de pesquisa para exibir anúncios para leads qualificados;
  3. Uso de materiais ricos nos anúncios para filtrar ainda mais os leads qualificados na hora da busca.

Quer saber quais foram os resultados dessa estratégia? Leia o case da Mais Laudo aqui!

Exemplo de estratégias de anúncios na Mais Laudo

Ao contrário do que muitos ainda pensam, anunciar na internet não é tudo a mesma coisa. Cada plataforma tem suas particularidades e um público-alvo.

Ao realizar um estudo de personas, é comum identificar as principais formas de interação com conteúdo na internet e mapear quais são os caminhos até essas personas chegarem às empresas.

Anunciar na internet exige uma compreensão dos perfis de consumidores em cada plataforma e quais são as exigências para chegar até eles. No geral:

  • O LinkedIn é usado para anúncios B2B e converte muito bem, mas tem custos mais altos para anunciar;
  • O Facebook Ads é ideal para anúncios de topo de funil e de reforço de identidade de marca. Normalmente, os anúncios apresentam ao usuário uma condição, produto ou novidade que não conheciam antes;
  • O Google Ads atende as empresas que buscam conversões mais imediatas, já que foca em fundo de funil. É ideal para empresas que querem falar com usuários cientes dos problemas e já em busca das soluções.

– Leia também:

estrategias de inbound anúncios
O Inbound Marketing aplicado na prática não inclui apenas estratégias orgânicas. Anúncios podem atrair leads quentes e oportunidades. São excelentes para quando sua marca lança um novo produto e quer divulgá-lo ou quando quer ser encontrada mais fácil nas buscas.

3. Construindo um blog do zero com a Team Tex

A Team Tex Brasil é uma filial brasileira de cadeiras para auto do grupo francês Groupe Team Tex. Por mais que fosse líder de mercado no país europeu, a marca ainda não tinha reconhecimento em larga escala no Brasil.

Por conta disso, era necessário gerar maior relevância e se tornasse preferência dos pais de crianças, oferecendo conteúdo educativo sobre a importância da escolha da melhor cadeira para automóvel.

Quando a Team Tex procurou a E-Dialog, afirmou que a maior dor de sua persona era não saber escolher um modelo de cadeira que proporcionasse conforto, segurança e adequação anatômica às crianças.

Assim, a E-Dialog realizou uma pesquisa de palavras-chave relacionadas ao universo das cadeirinhas para auto, começou uma produção de blogs semanais, otimizados com estratégias de SEO e gerou de maneira complementar um conteúdo mais efêmero nas redes sociais.

Quer saber quais foram os resultados? Clique aqui para ler o case completo da Team Tex!

Estratégia de produção de blogs na Team Tex

Na era do Inbound Marketing na internet, vale sempre repetir: conteúdo de qualidade é o que manda.

E quem quer ganhar espaço nas plataformas digitais de busca precisa entender que produzir conteúdo de qualidade não é falar sobre o que quer, quando quer, de qualquer jeito.

É necessário focar nas necessidades das personas, entender quais são as principais dúvidas dos usuários na internet e oferecer uma experiência de leitura agradável e realmente informativa.

Por exemplo: nos primórdios do Google, bastava que uma página com 400 palavras tivesse a palavra-chave repetida 3 ou mais vezes para ranquear bem. Mas, com isso, muitos sites começaram a criar conteúdos supersaturados de termos que não entregavam a informação desejada pelos usuários.

Por conta disso, foi necessário interpretar, além do número de repetições de palavras-chave, qual o tempo de permanência na página, como os usuários interagiam com o conteúdo ali dentro e vários outros fatores.

A partir daí, o Google foi assimilando essas regras e outras mais no seu algoritmo. Quem sabe quais são as regras, se beneficia de um melhor ranqueamento, esse foi o caso da Team Tex.

estrategia de inbound marketing na prática blog
A produção de artigos de alta qualidade dentro do Inbound Marketing aplicado na prática impacta seu site positivamente de diferentes formas: sua marca ganha mais credibilidade e ainda tem mais chances de aparecer na primeira página de resultados de busca.

Leia também: Por que os blogs são importantes para o Marketing Digita?

Marketing de conteúdo: saiba como obter resultados reais com essa estratégia

4. Venda de carros por e-mail

A Delta Fiat é uma concessionária de veículos da Fiat em Juiz de Fora que já trabalhava com a E-Dialog há três anos quando foi surpreendida (como todos), pela pandemia do COVID-19.

Por conta disso, foi necessário potencializar ainda mais as ações no digital, já que o contato humano estava extremamente limitado.

E esse era um desafio tremendo, já que produtos de vendas complexas como carros e imóveis costumam exigir uma grande interação entre compradores e vendedores. Além disso, a Delta também passou por uma mudança no site que exigia maior atenção ao SEO.

Dessa forma, foi necessário que a E-Dialog intensificasse os esforços em Inbound com aumento da verba de mídia paga para captar mais leads e também otimizasse os procedimentos de conversão e qualificação que já eram aplicados.

No geral, focamos em:

  • Melhorar a taxa de abertura dos e-mails com segmentação mais assertiva de interessados nas três frentes de vendas: varejo, venda direta e seminovos;
  • Campanhas de Lead Ads, com cadastro direto pelo Facebook;
  • Anúncios com foco em atendimento online: passo a passo de como conversar com o vendedor e anúncio com foco no WhatsApp;
  • Divulgar materiais ricos, como catálogos de carros, aumentando os leads qualificados e deixando o funil com marcação completa.
  • Mapear as origens de vendas para entender quais canais têm mais potencial.

Os resultados foram surpreendentes! Quer ver o que alcançamos em parceria com a Delta Fiat? Leia o case da Delta Fiat aqui.

Estratégias de Inbound Marketing com a Delta Fiat

Para realizar Inbound Marketing para concessionárias, primeiro é preciso entender as diferenças no comportamento dos consumidores. São modelos de consumo distintos baseados não só nos produtos, mas também na personalidade dos clientes.

Entre busca por variedade, dissonância de compra, compra habitual e compra complexa, é importante saber qual é o modelo de aquisição dos seus clientes usuais.

Isso envolve um bom estudo de personas um mapeamento da jornada de compra com funil de vendas eficiente, mas também torna as etapas subsequentes do planejamento de Inbound Marketing muito mais assertivas.

No caso da Delta Fiat, entendendo as necessidades dos consumidores e as diferenças de interesses entre os grupos, foi possível realizar uma nutrição de leads através de uma automação de marketing mais inteligente.

E, com isso, a Delta conseguiu realizar vendas com o uso de e-mail marketing, algo assombroso para um segmento comercial com ticket de produtos bem alto.

5. Google Ads e SEO para conversão na HR Premo

A  HR Premo é uma empresa especializada na produção e comercialização de blocos de concreto e pisos intertravados que tinha como principal desafio superar o conservadorismo do mercado de construção civil. Esse setor normalmente funciona através da indicação entre fornecedores que já trabalham juntos há anos e não mudam seus modos de trabalho.

Contudo, esse viés conservador do setor oferecia uma vantagem competitiva, pois poucos concorrentes exploravam o digital.

Dessa forma, a HR Premo buscou a E-Dialog para estratégias de marketing digital voltadas para a criação de um canal de comunicação direto e ágil, acesso às respostas e orçamentos sem burocracia e outros fatores mais.

Para auxiliar a empresa, nós buscamos trabalhar em duas frentes: mídia paga (Google Ads) e ranqueamento orgânico (SEO) em site e blog.

No caso do SEO, foram executadas as seguintes estratégias:

  • Estudo de palavras-chave relacionadas ao segmento;
  • Produção de textos descritivos de cada produto com otimizações de SEO;
  • Implementação de certificado de segurança SSL;
  • Redução no tempo de carregamento do site;
  • Melhorias na navegabilidade para mobile;
  • Implementação de sitemap.xml para leitura dos bots do Google.

E no caso das estratégias de anúncio, focamos em:

  • Estudo de comportamento do público e perceptível rejeição a formulários;
  • Campanhas voltadas para chamadas telefônicas e contato por WhatsApp;
  • Anúncio de tráfego no Facebook com público de remarketing.

Quer saber quais foram os resultados? Clique aqui e leia o case completo da HR Premo!

Estratégias de Inbound Marketing aplicadas na HR Premo

A HR Premo é um excelente exemplo de Inbound Marketing na prática com estratégias em todas as instâncias e canais.

Do SEO para ranqueamento de site e atração de tráfego orgânico no blog às mídias pagas para fortalecer o contato imediato com leads de fundo de funil, é possível perceber como uma estratégia de marketing sólida gera resultados mesmos nos setores mais conservadores e desafiadores.

Também pudemos aproveitar bem a diferença nos anúncios de Google Ads e Facebook Ads para campanhas com objetivos distintos. Ou seja, colocamos em prática as melhores ferramentas do Inbound para alavancar tráfego, conversões, qualificações e oportunidades: todas as etapas do funil de vendas!

Quer saber mais sobre Inbound Marketing aplicado na prática e como garantir resultados tão bons quanto os acima? Fale conosco!

Leia também: 10 ferramentas de Inbound Marketing que você precisa conhecer

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