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Que tal ranquear de maneira ainda mais estratégica, entregando os resultados de conteúdo ainda na página de busca? Entenda neste artigo como chegar na posição 0 do Google, o featured snippet, e saiba como isso pode impactar positivamente o seu site. 

O que é um featured snippet?

O feature snippet é um conteúdo informacional que aparece nos resultados de busca do Google imediatamente depois dos anúncios e publicações pagas caso estejam disponíveis.

Eis um exemplo abaixo:

featured snippet wikipedia ferrari

Por conta da alta quantidade de links de qualidade e informações relevantes, a Wikipédia regularmente aparece como resultado principal dos featured snippets

Se há um termo em uso para anúncios ao redor da palavra-chave, irá aparecer acima do snippet, que ranqueia como o melhor resultado orgânico (a posição 0 do Google). 

O featured snippet é uma forma do Google mostrar conteúdo que considera de alta qualidade para atender às necessidades do usuário realizando a pesquisa (normalmente, sanar uma dúvida direta).

Quais são os tipos de featured snippets?

Existem algumas formas disponíveis para exibir o conteúdo nos snippets que o Google disponibiliza. Essas formas variam de acordo com o tipo de pesquisa e o tipo de resultado a ser apresentado:

  • Parágrafo;
  • Lista numerada;
  • Bullet List;
  • Vídeo;
  • Índice.

Existem ainda outros resultados similares aos snippets que você deve conhecer para não confundir os termos e estratégias de ranqueamento:

  • Painel de informações (lateral);
  • Card de informações (topo);
  • Carrossel de marca.

Como os featured snippets influenciam as buscas e o SEO

Os featured snippets foram introduzidos aos resultados do Google em 2014 e foram uma das mais importantes mudanças nos resultados de buscas da última década (incluindo as atualizações de algoritmo da rede).

Desde a implementação, algumas coisas mudaram para os usuários e para as empresas ranqueadas nas buscas:

  • Atalho para o topo da posição orgânica do Google;
  • Menos cliques (às vezes);
  • Featured Snippets como oportunidades de marca.

Atalho para o topo da posição orgânica do Google

Se o seu conteúdo ranqueia na primeira página dos resultados de busca por página (SERP) para um determinado termo com um featured snippet, você tem chances de conseguir aquele snippet e chegar ao topo das buscas. 

Todos os snippets, ou ao menos a vasta maioria, vem das páginas que já ranqueiam no top 10. Indo ainda além, a grande maioria dos snippets vem das páginas no top 5. 

Ou seja, quanto melhor você ranqueia seu conteúdo com um bom SEO, maiores as chances de conseguir o snippet para a palavra-chave. 

Menos cliques às vezes

Muitos acreditam que os featured snippets reduzem os cliques nos resultados das buscas. Afinal, se a resposta da pergunta está na página do Google, por que você clicaria em um resultado?

Enquanto isso é verdade para algumas questões, não é o caso para todas elas. Tudo depende se o Google pode oferecer uma resposta satisfatória no snippet.

Por exemplo, uma pergunta como “que horas a Bolsa de Valores para?” oferece uma resposta direta que não precisa de nada além. 

featured snippet bolsa de valores

Mas a pergunta “como funciona a Bolsa de Valores?”, por mais que apresente um snippet, não vai ter uma resposta significativa em um único parágrafo. Então a pessoa irá atrás de mais informações. 

E, sendo a página que exibe um primeiro resultado já na página de busca, as chances de ter o seu site acessado aumentam. 

Featured Snippets como oportunidades de marca

Além dos cliques, os featured snippets são a primeira coisa que os usuários veem em um resultado de busca. Eles são ainda mais proeminentes nos smartphones, ocupando normalmente toda a tela. 

Além disso, as pesquisas por voz pegam os snippets e os leem em voz alta, creditando os responsáveis. 

Esses são pontos muito valiosos a favor dos snippets.

Um investimento na sua marca ocorre a longo prazo, mas traz resultados sólidos conforme sua presença se estabelece no cenário digital (normalmente volátil e competitivo). 

Quanto mais você for referência para os tópicos associados à sua solução, melhor. 

5 dicas para ranquear featured snippets

Por mais que sejam extremamente disputados, os featured snippets são conteúdo orgânico que segue a mesma regra de todos os ranqueamentos do Google: vence o melhor resultado para o usuário. 

Por isso, você deve pensar em algumas práticas. 

1. Crie conteúdo especificamente para responder perguntas com respostas aprofundadas

Featured Snippets são respostas informacionais por natureza. Nas palavras de Neil Patel, um dos gurus do marketing digital modernos com maior credibilidade: “Se o seu conteúdo não responde perguntas, ele não vai entrar num featured snippet. Isso é o básico.”

O algoritmo do Google procura através de dezenas de milhões de sites para encontrar um conteúdo que melhor irá responder à pergunta do usuário. 

Quando encontram, eles mostram essa informação na forma de um featured snippet, o que torna a localização da resposta mais fácil. 

Com isso em mente, você começa a moldar a maneira como estrutura seus artigos de blog e seu site para responder às perguntas feitas pela sua audiência.

2. Saiba quais perguntas os seus leitores fazem

Conforme o comportamento dos usuários fica mais elaborado, o algoritmo do Google é atualizado para corresponder às necessidades. Hoje, frases complexas de busca com perguntas elaboradas já fazem parte da rotina das pessoas.

Normalmente, as perguntas entram nas categorias de:

  • O que é;
  • Como fazer;
  • Como funciona;
  • Quando abre;
  • Como chegar;
  • Quando foi;
  • Por que;
  • Qual.

Com esses termos em mente, é hora de pensar em como aplicar isso ao seu conteúdo para informar os usuários que acessam a página e também otimizar o formato para corresponder às necessidades do algoritmo. 

Uma maneira de entender como posicionar sua palavra-chave dentro dessas perguntas é através do site Answer the Public, que dá as sugestões com base em pesquisas reais. 

3. Crie conteúdo de alta qualidade e relevância

O Snippet é uma espécie de hack para passar na frente da concorrência, mas não engana o Google. Ou seja, o básico do SEO continua valendo: conteúdo de qualidade ainda é a lei. 

Foque em textos informativos, compreensivos, engajantes e focados na experiência do usuário. Esse é o básico para aparecer na primeira página e para chegar na posição 0.

Não há conteúdo feito para featured snippet. Há conteúdo de alta qualidade que merece destaque. 

4. Trabalhe para focar na melhor resposta

Não basta todo seu artigo ser bem otimizado para SEO e, ao chegar na pergunta para entrar no snippet, você não redobrar a atenção.

Uma maneira de pensar nisso é a seguinte: se o seu tema principal é uma TAG H2 com a palavra-chave, é possível criar diferentes “candidatos” a snippets com TAGs H3 complementando o tema principal. 

E aprofundar o tema em H3 é um dos pontos fundamentais para aumentar suas chances de entrar em um snippet. Você não pode dar meia explicação sobre um tema. Os usuários vão sair insatisfeitos do seu site e o Google vai perceber essa recusa através das métricas de bounce e tempo de página. 

5. Use páginas de FAQ

Páginas de FAQ no seu site podem oferecer grande valor aos usuários, consolidar assuntos e aumentar as chances de entrar em um featured snippet. 

Como essas áreas normalmente têm a mesma formulação de palavras que as pesquisas dos usuários, é comum que sejam escolhidas para featured snippets e podem aumentar muito as chances de sair na primeira página. 

Para melhores resultados nessa estratégia, concentre todas as perguntas relevantes sobre seu negócio na página de FAQ com uma resposta bem formatada e completa. 

O que o Google tem a dizer sobre os Featured Snippets?

Em resumo, o Google tem uma política rígida sobre o conteúdo exibido nos featured snippets no resultado das buscas. Algumas dessas políticas envolvem censurar e não exibir conteúdo perigoso, falso ou com alguma atribuição de malícia.

Também foi observado que questões polêmicas e em disputa não costumam aparecer em formato de snippet, por mais que existam sites qualificados e otimizados falando sobre o tema.

Abaixo, alguns dos critérios e informações fornecidas pelo gigante das buscas em seu site.

Por que os featured snippets podem ser removidos?

Um featured snippet pode ser removido se ele não seguir as políticas do Google. Os sistemas automáticos do Google e o próprio algoritmo já bloqueiam snippets que não sigam as políticas da plataforma. 

Contudo, pela escala de informações da internet atual, também existem maneiras de receber denúncias dos usuários que encontram informações em desacordo com as políticas gerais.

E o Google vai ainda além. Caso receba denúncias de um featured snippet que não obedeça às políticas e uma análise mais profunda mostre que o site tem ainda outros snippets maliciosos, esse site pode não ser mais elegível para featured snippets. 

Como denunciar um featured snippet?

Se você tem problema com um featured snippet exibido, você pode clicar, abaixo dele, em feedback. São três motivos oferecidos:

  • Não segue as políticas do Google;
  • Tem informação incorreta ou com má intenção;
  • Oferece uma resposta que você não gosta.

Também é possível dar feedback positivo para um snippet que foi útil. Isso ajuda a melhorar os resultados futuros.

Políticas do Google para featured snippets

Para ajudar a garantir que os snippet continuem gerando uma experiência agradável para todos os usuários, o Google tem sistemas rodando para prevenir violações das políticas de pesquisa geral, como:

  • Conteúdo perigoso;
  • Práticas enganosas;
  • Discurso de ódio;
  • Conteúdo médico;
  • Conteúdo explícito
  • Fomento ao terrorismo;
  • Violência e gore;
  • Linguagem obscena e profana.

Os snippets também possuem uma cláusula especial aplicável já citada brevemente acima: um featured snippet com conteúdo de interesse público, incluindo questões cívicas, médicas, científicas e históricas, não pode contradizer consenso de especialistas bem estabelecidos. 

Conclusão – Featured Snippet: Um sonho possível?

Como qualquer estratégia de inbound marketing para a internet que envolva SEO, a preocupação com a qualidade deve vir antes de tudo.

Por isso, foque na produção de conteúdo de qualidade e valioso para os usuários, gerando uma experiência prazerosa e útil. Isso irá gerar melhores resultados e, com a estratégia de inbound marketing certa, poderá garantir um featured snippet no futuro.

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