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Publicado em maio 19, 2021

Como anunciar na internet? Tutorial completo para anúncios no Google e redes sociais

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Veja neste artigo como anunciar na internet e saiba gerar tráfego de qualidade para seu site ou landing page, aumentando o número de conversões e vendas.

Entenda a diferença entre as plataformas de gerenciamento disponíveis e saiba como cada uma delas funciona.

Até o final do artigo você terá acesso a um tutorial completo com as seguintes informações:

  • Por que anunciar na internet? 
  • Como anunciar na internet?
  • Onde anunciar na internet?
  • Conclusão sobre anúncios na internet

Por que anunciar na internet?

De acordo com relatório da Mordor Intelligence, o mercado de anúncios na internet deve chegar a mais de 982 bilhões de dólares em 2025, com um crescimento de 21,6% em média previsto para o período 2020-2025.

Além disso, com a expansão dos anúncios em vídeo, tomando cada vez mais espaço nas estratégias digitais, novas formas de comunicação com potenciais consumidores têm surgido e gerado boas taxas de conversão e oportunidades.

A Advertising Research Foundation, inclusive, percebeu que anúncios em vídeo de 6 segundos têm ganhado cada vez mais espaço pelas diversas redes sociais, e capturam entre 8 a 11% mais atenção por segundo que os anúncios mais longos.

Com um mercado tão extenso e com um aumento contínuo das campanhas na internet, pagas ou orgânicas, sem previsão de redução no uso das mídias digitais, anunciar na internet se tornou vital para muitos negócios.

Não só isso, mas a internet também foi capaz de democratizar a competição por atenção dos consumidores entre grandes e pequenas empresas.

Por mais que a diferença nos valores dos investimentos seja alta, ainda é possível, com a segmentação certa, alcançar o público consumidor certo com pouca verba.

Como anunciar na internet?

Anunciar na internet depende apenas de criar uma conta e fazer login no gerenciador de anúncios selecionado.

Conhecer os melhores métodos e práticas para cada um deles é importante para extrair resultados mais eficientes, mas, em essência, tendo acesso aos gerenciadores e um método de pagamento já é possível começar a rodar as campanhas pagas.

Para cada gerenciador, existe uma metodologia distinta, e as ferramentas se diferem pelo comportamento dos usuários e formato dos anúncios.

Na próxima etapa, iremos falar um pouco mais sobre cada plataforma disponível, mas aqui, antes, iremos tratar das informações necessárias para anunciar na internet.

1. Google

Para conferir o guia completo, é possível acessar o suporte do Google e tirar mais dúvidas, mas, em resumo, basta seguir os passos abaixo:

  • Acesse o site de login do Google Ads;
  • Insira o e-mail para login na conta do Google Ads (se você já tem uma conta do Google como Gmail, pode utilizá-la);
  • Insira o endereço de site da empresa que quer anunciar;
  • Clique em continuar;
  • Faça login na conta (criada ou já existente).

E dessa maneira, fácil assim, é possível acessar o Google Ads e começar a configurar campanhas. Um ponto interessante da plataforma é que o Google fornece cursos e tutoriais para usar o gerenciador.

2. Facebook

Possuímos um artigo completo sobre como criar uma conta de anúncios no Facebook, incluindo imagens do processo, então segue abaixo a versão resumida:

  • Você precisa ter um perfil no Facebook e uma Página vinculada;
  • Acesse o link: Gerenciador de Anúncios;
  • Insira seu CPF ou o CNPJ da empresa que usará a conta de anúncios;
  • Preencha o campo com o seu nome (ou o nome que você deseja colocar na conta, por exemplo, o nome da empresa) e CEP;
  • Preencha o formulário com as informações de nome e endereço;
  • Na barra azul, clique nas linhas que aparecem ao lado do escrito “Gerenciador de Anúncios”. Surgirá um painel, no qual você deve clicar em “Cobranças”, para definir qual será a sua forma de pagamento dos anúncios;
  • Após aparecer o painel, clique em “Configurações de pagamento”;
  • O próximo passo é clicar na opção “Adicionar forma de pagamento”.

Depois disso é só começar a criar os anúncios e aproveitar a base de quase 3 bilhões de usuários ativos para exibir suas campanhas.

3. LinkedIn

É possível conferir todo o processo de criação de anúncios do LinkedIn pelo suporte no site da rede de contatos profissionais, mas aqui abaixo iremos fazer um breve passo a passo. O LinkedIn é disparado a melhor rede social para anúncios de serviços B2B (business to business).

  • Crie uma conta de publicidade no Gerenciador de campanhas;
  • Tenha acesso ao gerente de contas e administrador de cobrança para adicionar colegas ou parceiros;
  • Lembre-se de configurar a moeda de pagamento correta, já que o LinkedIn não permite alterar essa configuração depois;
  • Configure uma LinkedIn Page para usar os formatos Sponsored Content, Dynamic Ad e Formulários de geração de leads.

Além disso, contas de publicidade não podem ser excluídas depois de criadas. Então, caso precise deletar informações pessoais, entre em contato com o suporte para saber como proceder.

Onde anunciar na internet?

Recentemente, fizemos um comparativo completo entre Google Ads e Facebook Ads, incluindo os benefícios, diferenças e valores para anúncios. Essas duas redes são as principais plataformas de anúncio na internet e possuem amplo alcance entre usuários.

Abaixo, os principais destaques de cada uma.

1. Anúncios no Facebook (e Instagram)

Para quem precisa de campanhas de topo de funil, na etapa de descoberta, o Facebook Ads é extremamente eficiente.

A plataforma atinge não só o Facebook enquanto rede social, mas também o Instagram, rede incluída no grupo de empresas de Mark Zuckerberg.

Com isso, é possível ampliar o alcance da marca e gerar campanhas de atração e conversão de leads. Os custos para a formação de uma base de leads são mais baixos, com bons resultados.

Clique aqui e saiba como anunciar no Instagram e no Facebook.

2. Anúncios no Google

O Google Ads oferece um melhor desempenho para campanhas focadas em conversões de fundo de funil e vendas de produtos ou serviços diretos (falando especificamente dos anúncios em buscas, excluindo redes de display e relacionados também presentes como opção de anúncios dentro do gerenciador do Google).

Se quer saber como anunciar no Google Shopping, confira nosso artigo exclusivo sobre o assunto.

Apesar do CPC (custo por clique) ser mais alto, o CTR (taxa de cliques) compensa o fator, e o PPC (pay per click, pagamento por clique) se mantém na mesma média percentual dos outros parâmetros no Google Ads.

Empresas que precisam focar mais em aumento de vendas a médio prazo podem se beneficiar dos anúncios aqui, já que quem busca por uma solução está na etapa de compra e basta apresentar uma proposta que faça sentido para o consumidor para ter a atenção dele.

Clique aqui para saber como anunciar no Google e quanto custa anunciar no Google Ads.

Outras plataformas e redes sociais

A internet não depende apenas do Google e das redes sociais associadas ao Facebook. Existem dezenas de outras plataformas e redes onde é possível criar campanhas e, para entender melhor como anunciar em cada uma delas, é preciso saber também qual o perfil de cada rede.

3. Anúncios no LinkedIn

A rede social para contatos de trabalho é excelente para anúncios B2B, então as empresas que precisam vender para outras empresas podem gerar resultados sólidos aqui. Além disso, o LinkedIn permite integração com o Bing, rede de buscas da Microsoft que vem crescendo em adoção ao redor do mundo.

No LinkedIn, o custo por clique (CPC) é mais alto, consequência da alta especialização dos dados de usuários, mas normalmente os cliques resultam em mais vendas e conversões. Saber balancear os investimentos na rede a longo prazo é fundamental.

Clique aqui e saiba mais sobre como anunciar no LinkedIn.

4. Anúncios no Twitter

O Twitter hoje tem por volta de 187 milhões de usuários ativos por dia e, apesar do menor volume de pessoas presentes (comparado às outras plataformas), o modo de comportamento específico dos usuários faz da rede eficiente para alguns tipos de campanhas.

Em nosso curso gratuito de redes sociais Vire o Jogo, é possível saber mais sobre as estratégias de anúncio no Twitter e como extrair o melhor da rede.

Clique aqui e saiba mais sobre como anunciar no Twitter.

5. Anúncios no TikTok

O Tik Tok já tem quase 700 milhões de usuários e é uma das redes sociais que mais crescem no mundo.

Com vídeos curtos e voltados para interação em comunidade através do algoritmo, a rede social também possui algumas polêmicas ao seu redor. Apesar disso, é inegável o alcance da plataforma, especialmente com o público entre 10 e 29 anos, fazendo do Tik Tok muito útil para empresas com público consumidor nessa faixa etária.

Clique aqui e saiba mais tudo sobre como anunciar no TikTok.

6. Anúncios no Spotify

O Spotify já tem 155 milhões de usuários ativos entre assinantes e clientes do plano gratuito, e tem atraído cada vez mais interessados em anunciar na plataforma.

Como o consumo de músicas costuma ser contínuo ao longo de diversos minutos, podendo chegar a horas de uso diário, o Spotify é um excelente meio para divulgar marcas, mas exige um bom investimento no formato de áudio, já que é a principal mídia da plataforma de música.

Clique aqui e saiba como anunciar no Spotify.

7. Anúncios no Waze

O Waze é um aplicativo para motoristas e o Brasil é o 5º país no mundo em número de usuários.

Existem grandes potenciais para anúncios na plataforma e, para saber com detalhes as melhores opções de anúncio no Waze, confira o nosso artigo sobre como anunciar no Waze.

Conclusão sobre anúncios na internet

Para saber como anunciar na internet é primeiro necessário entender qual o objetivo da campanha. Aumentar a base de leads ou gerar mais vendas? Divulgar um novo produto ou impulsionar as vendas de um produto popular? Qual o perfil de comportamento dos seus potenciais clientes?

Tudo isso é válido na hora de construir suas campanhas. No marketing digital, não é necessário pulverizar os esforços em diversas redes, basta se concentrar naquelas que geram os melhores resultados. Comece fazendo gestão das redes sociais mais tradicionais e teste anúncios com verbas reduzidas nas plataformas que achar mais interessante estrategicamente, mas não perca o foco dos objetivos e métricas principais.

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