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Como deixar o site responsivo? Guia prático para iniciantes

Marketing Digital
Publicado em maio 16, 2025
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Índice
[ez-toc]
Laptop com página de busca aberta, representando a busca por como deixar o site responsivo

Com o uso crescente de smartphones e tablets para acessar a internet, entender como deixar o site responsivo deixou de ser uma escolha e passou a ser uma necessidade. 

Neste contexto, um site que não se adapta corretamente a diferentes tamanhos de tela prejudica a experiência do usuário e pode até impactar negativamente nas conversões da sua empresa.

Por isso, se você é CEO ou CMO e já percebeu a importância de um site adaptável, mas ainda tem dúvidas sobre como deixar seu site responsivo, este guia prático vai te ajudar! Nele você vai entender os fundamentos, aplicar as melhores técnicas e garantir que sua presença digital esteja preparada para qualquer dispositivo.

Boa leitura!

O que é um site responsivo e qual sua importância?

Em suma, um site responsivo é aquele que se adapta automaticamente ao tamanho da tela em que está sendo visualizado, seja um computador, tablet ou smartphone. 

Ou seja, o layout, as imagens e os textos são reorganizados de forma fluida, oferecendo uma navegação intuitiva e agradável.

Segundo dados do Think With Google, mais de 60% das buscas no Brasil são feitas por dispositivos móveis. Ou seja, se seu site não está otimizado para mobile, você está perdendo uma enorme fatia do tráfego qualificado.

Além disso, desde 2015 o Google utiliza a responsividade como um critério de ranqueamento nas buscas. Dessa forma, um site não responsivo pode ter sua visibilidade prejudicada — e isso impacta diretamente na geração de leads e vendas. 

– Leia também: Core Web Vitals: guia completo sobre o update do Google

Benefícios de um site responsivo

Deixar o site responsivo não é só uma melhoria estética, é também uma decisão estratégica. Em suma, os principais benefícios são:

1. Melhora no SEO

  • Maior tempo de permanência do usuário na página;
  • Redução da taxa de rejeição (bounce rate);
  • Preferência nos resultados do Google em dispositivos móveis;
  • Conteúdo unificado (sem precisar de um site separado para mobile).

2. Aumento nas conversões

  • Formulários mais fáceis de preencher em qualquer dispositivo;
  • Botões de CTA (chamadas para ação) visíveis e funcionais;
  • Experiência fluida que reduz atritos na jornada do cliente;
  • Maior credibilidade da sua marca.
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Como deixar o site responsivo: guia para iniciantes

Agora que você já sabe o porquê, vamos ao como deixar seu site responsivo. Neste sentido, separamos abaixo um guia prático dividido em etapas:

1. Avalie a estrutura atual do seu site

Primeiramente, antes de sair mudando o layout, analise o estado atual da sua página. 

Dessa forma, você pode usar ferramentas específicas para entender quais ajustes são necessários.

2. Escolha uma abordagem responsiva

Em suma, existem três abordagens comuns:

  • Design Responsivo (Responsive Web Design): adapta o conteúdo com base no tamanho da tela usando CSS e media queries;
  • Web Design Adaptativo: serve diferentes versões do site com base no dispositivo;
  • Sites com versão mobile separada: estratégia ultrapassada e pouco eficiente.

Dessa forma, a recomendação é adotar o design responsivo, que centraliza tudo em um único código.

3. Use uma estrutura em grade fluida (fluid grid layout)

Em vez de usar tamanhos fixos em pixels, opte por unidades relativas como porcentagens, em ou rem, que se adaptam ao tamanho da tela.

4. Trabalhe com media queries em CSS

Em suma, as media queries permitem definir estilos específicos para tamanhos de tela diferentes. Por exemplo:​

Site responsivo com media queries em CSS

5. Adote imagens flexíveis

Por fim, utilize a propriedade max-width: 100% nas imagens para que elas se ajustem automaticamente à largura do contêiner.

Técnicas e ferramentas para um site responsivo

Para facilitar o trabalho, você pode contar com frameworks e ferramentas modernas que aceleram a implementação de um site responsivo. Pensando nisso, veja algumas opções:

1. Frameworks CSS Responsivos

  • Bootstrap: um dos mais usados, oferece componentes prontos e grid responsivo;
  • Foundation: mais flexível que o Bootstrap, ideal para projetos personalizados;
  • Tailwind CSS: abordagem utility-first, muito popular entre desenvolvedores modernos.

2. Plugins de WordPress

Se seu site é feito em WordPress, há temas e plugins que já vêm com responsividade embutida:

  • Elementor (Editor visual com controles responsivos);
  • WPtouch (gera uma versão mobile automática do site);
  • Responsive Menu (menu de navegação adaptável a qualquer tela).

– Leia também: Plugins de SEO para WordPress: 10 melhores e como usá-los

3. Ferramentas de teste

  • Chrome DevTools (modo responsivo);
  • Lighthouse (Google Chrome);
  • Responsinator;
  • BrowserStack;

Infelizmente, a ferramenta oficial do Google, o Google Mobile-Friendly Test, foi desativado em dezembro de 2023.

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Como testar e otimizar seu site para garantir que ele seja responsivo?

Mesmo após implementar os ajustes, é essencial testar seu site em diferentes contextos. Neste sentido, separamos abaixo algumas práticas recomendadas:

  • Teste em vários dispositivos reais e navegadores;
  • Use o modo responsivo do navegador para simular diferentes tamanhos de tela;
  • Verifique se todos os botões e formulários funcionam corretamente;
    Corrija problemas como texto cortado, imagens fora de proporção ou menus inacessíveis.

Além disso, as ferramentas que citamos anteriormente ajudam a identificar problemas de desempenho e usabilidade em dispositivos móveis.

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Como deixar o site responsivo automaticamente?

Se você procura soluções mais simples ou automáticas, existem formas de deixar seu site responsivo automaticamente, especialmente se ele for construído em plataformas como WordPress ou Wix. Por exemplo, algumas das soluções automáticas são:

  • Usar temas responsivos prontos (disponíveis em marketplaces como ThemeForest);
  • Contratar construtores de site como Elementor ou Divi, que oferecem design responsivo embutido;
  • Plugins como WPtouch, que geram automaticamente uma versão otimizada para mobile;
    Utilizar CMS com suporte a design adaptativo, como Webflow ou Shopify, que cuidam da responsividade com pouco esforço técnico.

Lembre-se: mesmo com soluções automáticas, a supervisão de um especialista garante que o site realmente funcione bem em todas as situações.

Exemplos de sites responsivos

A seguir, alguns exemplos de sites que mostram na prática como o design responsivo melhora a performance e a experiência do usuário:

  • Spotify: layout adaptável, menus otimizados para toque e carregamento rápido em mobile;
  • Airbnb: imagens fluidas, formulários fáceis de preencher no celular e navegação intuitiva;
  • Apple: conteúdo visual de alta qualidade adaptado para qualquer resolução.

Além disso, na E-Dialog, já implementamos e otimizamos sites de marcas como Lederman, Lance Fácil e Serfer, garantindo que cada um oferecesse a melhor experiência possível em todos os dispositivos.

Esse cuidado com a responsividade faz parte do nosso serviço de SEO técnico, que inclui desde a análise da estrutura do site até ajustes de layout, velocidade e performance para garantir a melhor experiência em qualquer tela.

– Leia também: Google PageSpeed Insights: utilize a ferramenta e melhore a velocidade do seu site

Conclusão: sua presença digital começa com um site responsivo

Investir em um site responsivo é investir na performance digital da sua empresa.

Com as técnicas, ferramentas e boas práticas que você conheceu ao longo deste guia, já é possível dar os primeiros passos rumo a uma presença online mais eficiente e preparada para qualquer dispositivo.

E se você busca apoio especializado para garantir que tudo seja feito da forma certa — com foco em SEO, performance e experiência do usuário —, conte com a E-Dialog para tornar seu site responsivo e pronto para gerar resultados.

– Leia também: 7 benefícios de contratar uma agência especialista em SEO

Foto de Renan Caixeiro
Renan Caixeiro
Sócio Diretor na E-Dialog, é graduado em Jornalismo e pós-graduado em Comunicação Corporativa, ambos pela UFJF. Está à frente do Reportei, SaaS de relatórios e dashboards, é host do Projeto SaaS, podcast que compartilha experiências do universo de software as a service, e sócio da Aquela Caixa, comunidade para profissionais de criação. Torcedor do Vasco, tem como meta comprar o Gigante da Colina. LinkedIn: @renancaixeiro / Instagram: @renancaixeiro.
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