Ir para o conteúdo
  • (11) 2391-2275 / (21) 2391-7727 / (32) 3026-2640 / (48)3197-4810
  • Soluções
    • Agência de Inbound Marketing
    • Agência RD Station
    • Agência HubSpot
    • Agência Pipedrive
    • Automação de Marketing
    • Automação WhatsApp
    • Gestão de Tráfego Pago
    • Gestão de Redes Sociais
    • Inbound Marketing para SaaS
    • Implantação de CRM de Inbound Sales
    • SEO e Otimização de Sites
      Soluções
      • Gestão de Tráfego Pago

        Conheça nosso serviço especializado em Ads

      • Agência de Inbound Marketing

        Entenda o serviço completo de Inbound

      • Automação de Marketing

        Criamos toda estratégia e conteúdo para softwares como RD Station e Hubspot.

      • Automação de WhatsApp

        Criamos fluxos e implantamos chatbots via Whatsapp para sua empresa

      • Inbound para SaaS

        Também atuamos com Inbound especializado em SaaS

      • Gestão de Redes Sociais

        Da estratégia, ao conteúdo, passando pelo design e SAC.

      • Implantação de CRM para Inbound

        Implantamos sistemas e fluxos comerciais

      • SEO - Otimização para busca

        Seu site no topo da busca do Google, sem pagar por Ads

      • HubSpot Marketing e CRM

        Implantação de Sistemas Hubspot

      • RD Station

        Implantação de Sistemas RD Station

  • Sobre
    • Clientes
    • Depoimentos
    • Sobre a E-Dialog
    • Vagas e Cultura
  • Conteúdo
    • Blog
    • Materiais Gratuitos
  • Central de Cases
  • Contato
  • Soluções
    • Agência de Inbound Marketing
    • Agência RD Station
    • Agência HubSpot
    • Agência Pipedrive
    • Automação de Marketing
    • Automação WhatsApp
    • Gestão de Tráfego Pago
    • Gestão de Redes Sociais
    • Inbound Marketing para SaaS
    • Implantação de CRM de Inbound Sales
    • SEO e Otimização de Sites
  • Sobre
    • Clientes
    • Depoimentos
    • Sobre a E-Dialog
    • Vagas e Cultura
  • Conteúdo
    • Blog
    • Materiais Gratuitos
  • Central de Cases
  • Contato
  • Soluções
    • Agência de Inbound Marketing
    • Agência RD Station
    • Agência HubSpot
    • Agência Pipedrive
    • Automação de Marketing
    • Automação WhatsApp
    • Gestão de Tráfego Pago
    • Gestão de Redes Sociais
    • Inbound Marketing para SaaS
    • Implantação de CRM de Inbound Sales
    • SEO e Otimização de Sites
  • Sobre
    • Clientes
    • Depoimentos
    • Sobre a E-Dialog
    • Vagas e Cultura
  • Conteúdo
    • Blog
    • Materiais Gratuitos
  • Central de Cases
  • Contato

Fundo de funil (BoFu): o que é, importância e exemplos de conteúdos

Inbound Marketing
Publicado em novembro 7, 2024
  • Home
  • Inbound Marketing
  • Fundo de funil (BoFu): o que é, importância e exemplos de conteúdos
Índice
[ez-toc]
Fundo de funil (BoFu): o que é, importância e exemplos de conteúdos

Neste artigo, iremos explorar o fundo de funil, o BoFu, e daremos exemplos reais de estratégias usadas tendo essa etapa em mente para gerar mais vendas. Continue lendo para saber mais!

O que é fundo de funil?

O fundo de funil é considerado a terceira etapa no funil de vendas tradicional e trabalha com os leads qualificados prontos para se tornarem vendas. Normalmente, após passar pelo fundo do funil, os leads saem como clientes e podem começar a jornada de fidelização através do pós-vendas. 

As estratégias de fundo de funil envolvem um público menos amplo e já bem segmentado e qualificado, pronto para tomar a decisão de compra. O objetivo das marcas é encontrar esses potenciais clientes antes da concorrência. 

Por ser uma etapa próxima da venda, é comum que a comunicação seja encurtada e os canais de compra já estejam bem claros para o lead de fundo de funil. 

Ou seja, a pessoa entra ao demonstrar interesse e já é posta ciente dos valores, planos, soluções, contatos comerciais e outros aspectos importantes para garantir a venda para sua empresa. 

– Leia também: O que é Smarketing? Entenda como funciona a estratégia que une vendas e marketing

Outras etapas do funil de vendas

O fundo do funil é a última etapa do funil tradicional de vendas, que inclui também o topo e o meio. Preparamos outros guias que inclusive podem ser lidos juntos desse material para dar um entendimento macro das estratégias da sua empresa.

O topo de funil, conhecido também como ToFu, por exemplo, trabalha com as pessoas que estão conhecendo a sua marca e ainda estão entendendo quais desafios precisam enfrentar. Essas pessoas normalmente buscam pela dor/problema que enfrentam. 

Saber mapear esse processo de busca é, inclusive, uma das etapas prévias a qualquer campanha de marketing e integra sua persona.

Há também o meio de funil, também conhecido como MoFu, trabalha com os leads e usuários que estão na fase de descoberta, saindo do entendimento sobre o problema que enfrentam e passando para a fase de pesquisa sobre o que podem fazer para resolver. 

O meio do funil é uma etapa de muita segmentação e qualificação, os materiais utilizados para separar e entender o comportamento de cada lead são desenhados para garantir que a pessoa possa cair em algum perfil de compra da empresa.

Às vezes, a pessoa pode ser descartada antes de ir para uma qualificação mais densa como a de fundo de funil, que tem como possibilidade ocorrer em conjunto com processos de venda com SDRs em CRMs (já explicamos tudo sobre esses termos aqui!)

Para entender melhor como o fundo de funil é diferente das outras etapas, separamos algumas estratégias básicas para sua empresa e demos exemplos reais de marcas que aplicaram essas campanhas aqui na E-Dialog e tiveram excelentes resultados.

Quais conteúdos criar para fundo de funil? Veja exemplos

Aqui na E-Dialog temos muitos clientes que já se beneficiaram bastante da estratégia de fundo de funil. 

Por isso, separamos tudo que aprendemos nesses mais de 10 anos de experiência no mercado e compilamos abaixo 3 estratégias de fundo de funil, incluindo um case específico para cada uma delas explicando na prática como fizemos e quais foram os resultados. Confira.

1. E-mail Marketing

O primeiro passo para poder começar uma campanha de e-mail marketing para fundo de funil é entender que os leads precisam estar segmentados e marcados corretamente na sua base. 

Sem isso, será muito mais difícil gerar boas vendas e manter uma base de leads engajada e interessada em suas propostas. 

Portanto, aplique estratégias de lead tracking e lead scoring para ajudar na segmentação dos leads que já estão na base e entenda qual o caminho novos usuários podem fazer para chegar até um contato comercial. 

Depois, você pode pensar em algumas formas de se comunicar com a sua base de clientes em potencial. 

Uma forma simples é ter uma comunicação bem direta e com teor mais comercial, falando sobre as dores da persona e mostrando como a sua empresa é capaz de trabalhar esses problemas, além de resolvê-los. 

Use assuntos bem chamativos sem apelar para uma linguagem fora do tom da sua marca e trate sempre de levar novidades para os leads – essas pessoas em especial não vão querer perder uma oferta ou condição especial. 

A frequência desses disparos de e-mail vai depender do seu tipo de produto ou serviço. Para quem trabalha com varejo, por exemplo, pode ser mais fácil ter disparos semanais ou quinzenais para anunciar camisas e bonés, mas quem vende carros pode achar melhor um disparo mensal dado o tempo médio para a aquisição. 

Case Delta Fiat

A Delta Fiat é uma concessionária da cidade de Juiz de Fora que conseguiu, através de um trabalho de Inbound extremamente preciso da equipe da E-Dialog, realizar a venda de carros por e-mail e obteve mais de 22% da participação do Inbound em vendas em mais de seis meses. 

A loja de carros também conseguiu ser líder de vendas na região por sete meses consecutivos e ainda enfrentou a baixa no consumo oriunda da pandemia com estratégias no digital. 

O carro forte de todo esse sucesso foram os e-mails marketing bem segmentados para um público realmente interessado nos carros da montadora. 

– Leia também: 7 estratégias de fluxo de e-mail marketing que testamos e deram certo

Banner para ebook de SaaS Marketing

2. Google Ads

Anunciar no Google Ads é uma das formas mais diretas de trabalhar leads para fundo de funil. Isso porque o comportamento em pesquisas para BoFu (do inglês Bottom Funnel), envolve a busca por soluções que levam às empresas. 

Por exemplo: uma pessoa com dificuldade em gerar vendas através das oportunidades de marketing pode procurar “contratar CRM” no Google depois de muito estudo para saber que essa é a solução ideal para seus problemas comerciais. 

Ao fazer isso, antes dos resultados orgânicos, aparecem anúncios de empresas de CRM que competem pela palavra-chave para atrair esses usuários já prontos para fechar negócio.

Como consequência pela alta concorrência, o custo de aquisição de cliente (CAC) através desses termos é mais alto, bem como o CPC (custo por clique) e CPA (custo por ação). 

Ainda assim, vale a pena investir em Google Ads e Tráfego Pago justamente por serem resultados a curto e médio prazo.

– Leia também: O que é CPA no Google Ads? Importância do indicador e como reduzi-lo

Case Mais Laudo

A Mais Laudo é uma empresa de telemedicina focada na emissão de laudos médicos para exames e diagnósticos. Seu principal desafio era gerar leads qualificados a curto prazo, demanda que era atendida através do investimento em social ads e Google Ads.

A equipe da E-Dialog fez alguns testes e percebeu que os resultados em Social Ads eram inexpressivos demais para justificar a continuidade desse canal de mídia. Por isso, todos os esforços foram concentrados no Google Ads. O resultado?

70% das vendas da empresa através do digital e uma taxa de conversão de oportunidades para clientes próxima de 50%.

– Leia também: Quanto custa anunciar no Google Ads? Entenda os valores na ferramenta

3. Materiais ricos interativos

Aqui vai o que pode ser uma verdade dura para muitos: e-books são a solução menos criativa e, muitas vezes, a menos eficiente para converter leads qualificados no fundo de funil. Uma pessoa buscando a solução para seu problema dificilmente irá parar para ler um guia de topo. 

Por isso, diversificar os tipos de materiais ricos usados nas suas estratégias de marketing pode garantir maior eficiência e conversão em página. 

Esses materiais ricos interativos normalmente vêm na forma de checklists, calculadoras, planilhas automatizadas e outras ferramentas úteis que complementam o produto ou serviço oferecido para sua empresa.

Isso não vai funcionar para todos os segmentos nem para todas as marcas, mas para alguns modelos de negócios, como SaaS, pode ser a diferença necessária para sair na frente da concorrência.

Banner para ebook

Case Reportei

O Reportei é uma ferramenta digital de marketing que produz relatórios personalizados com integração com as mais diversas plataformas: Meta, LinkedIn, YouTube, TikTok, RD Station, Hubspot e muitos outros. 

A empresa estava precisando mudar a forma de captar leads qualificados e, para isso, fez um trabalho de produção de materiais ricos interativos e pensados na dor da persona.

Assim, acabaram gerando um calendário para organizar publicações de redes sociais e uma calculadora de freela para serviços digitais. O resultado foi impressionante: uma conversão muito mais de leads e mais pedidos de teste grátis e contratações.

Você pode querer saber também como o Reportei conseguiu melhorar o ROI e diminuir o churn através da implementação do RD Station Marketing. Para isso basta conferir o Case do Reportei aqui!

Conclusão sobre o fundo de funil

Investir em estratégias de fundo de funil é essencial para transformar leads qualificados em clientes e maximizar as oportunidades de venda. Com ações direcionadas e personalizadas, é possível captar o interesse do público no momento ideal, guiando-o a uma decisão de compra segura e rápida

Quer implementar estratégias de fundo de funil na sua empresa e garantir mais oportunidades comerciais? Fale com a equipe da E-Dialog e peça uma análise gratuita para entender qual a saúde da sua empresa no ambiente digital.

Foto de Renan Caixeiro
Renan Caixeiro
Sócio Diretor na E-Dialog, é graduado em Jornalismo e pós-graduado em Comunicação Corporativa, ambos pela UFJF. Está à frente do Reportei, SaaS de relatórios e dashboards, é host do Projeto SaaS, podcast que compartilha experiências do universo de software as a service, e sócio da Aquela Caixa, comunidade para profissionais de criação. Torcedor do Vasco, tem como meta comprar o Gigante da Colina. LinkedIn: @renancaixeiro / Instagram: @renancaixeiro.
Compartilhe
Posts relacionados
  • Search Generative Experience (SGE): o que é e seu impacto no SEO
  • 10 cursos de Inbound Marketing: domine a estratégia
  • Como deixar o site responsivo? Guia prático para iniciantes
  • Black Hat SEO: o que é, técnicas, riscos e alternativas éticas [Guia Completo]
  • Como humanizar texto de IA? Confira 7 dicas da E-Dialog + ferramentas

Receba uma
Análise Gratuita

Que tal receber análise gratuita de uma Agência de Inbound Marketing experiente e com diferentes cases de sucesso? Nossos consultores vão indicar quais são os melhores canais online para sua empresa decolar.
Solicitar análise

Soluções

  • Automação de Marketing
  • Automação de WhatsApp
  • Agência de Inbound Marketing
  • Inbound para SaaS
  • Consultoria e Gestão de Google Ads
  • Gestão de Tráfego Pago
  • Consultoria e Gestão de Facebook Ads
  • Gestão de Redes Sociais
  • Implantação de CRM
  • SEO - Otimização para busca
  • HubSpot Marketing e CRM
  • Agência RD Station

Recursos

  • Central de Cases
  • Blog
  • Materiais Gratuitos
  • Vire o Jogo
  • Análise Gratuita
  • Hubspot para Startups

Recursos legais

  • Política de Privacidade

Sobre a E-Dialog

  • Quem somos
  • Clientes
  • Depoimentos
  • Vagas e Cultura
Contato
Copyright © 2025 E-Dialog. Todos os direitos reservados.
Rua Cândido Tostes, 24, Sala 402, Juiz de Fora, Minas Gerais. CNPJ: 12.393.306/0001-34
Facebook Twitter Youtube
pt_BRPortuguese
es_ESSpanish pt_BRPortuguese