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HubSpot ou RD Station: qual ferramenta de automação/CRM devo escolher?

HubSpot, Inbound Marketing, Marketing Digital, RD Station
Publicado em agosto 18, 2021
  • Home
  • Marketing Digital
  • HubSpot ou RD Station: qual ferramenta de automação/CRM devo escolher?
Índice
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HubSpot ou RD Station: qual ferramenta de automação/CRM devo escolher?

Veja neste artigo como decidir entre HubSpot ou RD Station e escolher a ferramenta de automação/CRM ideal para você.

O que é o HubSpot?

HubSpot, como um todo, é uma empresa de Boston (EUA) fundada em 2006 pelos “pais do Inbound Marketing”, Brian Halligan e Dharmesh Shah.

A empresa tem mais de 45 mil clientes em 90 países, contando com um time de mais de 2 mil funcionários.

A HubSpot aplica o Inbound para transformar organizações através do marketing, das vendas e do atendimento ao cliente.

O software HubSpot é robusto e possui mais de 30 ferramentas, divididas essencialmente em 3 módulos: Marketing Hub, Sales Hub e Service Hub.

Com isso, centralizam todos os processos de Inbound Marketing (atração, conversão, qualificação, venda e fidelização de clientes) em um só lugar.

Outro diferencial da HubSpot é o HubSpot CRM, que é um CRM gratuito para determinado volume de vendas e oportunidades.

HubSpot ou RD Station? Painel Hubspot

HubSpot ou RD Station: quando o HubSpot é mais recomendado?

No geral, o HubSpot é ideal para empresas que precisam ou dependem de uma alta integração entre Vendas e Marketing – com leads que exijam maior atenção durante a jornada de compra (como consumidores de vendas complexas, por exemplo).

Na visão da E-Dialog, um bom exemplo são empresas de tecnologia com ticket médio acima de R$1.500 reais por mês. Pela escala de leads e o valor do serviço, essas empresas acabam se dedicando mais a cada lead, tendo uma maior necessidade da integração Marketing e Vendas que a HubSpot proporciona.

Integração com CRM e benefícios de personalização no HubSpot

Outro bom exemplo é quando uma empresa tem uma equipe comercial com cinco ou mais vendedores. Faz sentido pensar na contratação do HubSpot Sales Pro e, potencialmente, integrar esse sistema ao HubSpot Marketing Pro.

No caso de equipes de venda menores, é possível integrar com a RD Station CRM ou o Pipedrive, já que as plataformas se comunicam. Equipes grandes também podem escolher a RD ou o Pipedrive. É importante ressaltar que a escolha depende de diversos fatores.

No caso do HubSpot, outro diferencial é a capacidade de personalizar não só os fluxos de automação e e-mails, mas também as landing pages, os CTAs, os Pop-Ups e os sites com base na etapa de jornada do cliente.

Ou seja, a experiência do usuário ao navegar no site e consumir os conteúdos produzidos muda completamente em cada estágio do funil de vendas. É possível exibir oportunidades e gatilhos mais precisos para cada pessoa.

Por exemplo, um usuário ainda sem converter no site irá receber Pop-Ups, CTAs e até mesmo interagir com um site voltado para topo de funil e uma primeira conversão.

Após entrar na base e começar o processo de qualificação, os Pop-Ups, CTAs e o site terão informações buscando levar a uma maior qualificação ou conversão em vendas. A personalização pode aumentar ainda mais ao conectar o HubSpot Marketing ao HubSpot Sales (o CRM), HubSpot Service (sistema de chat/atendimento) e HubSpot CRM (criador de sites)

Quer saber mais sobre o Hubspot? Assista o vídeo exclusivo que fizemos para você!

O que é a RD Station?

A RD Station, antiga Resultados Digitais, é a empresa por trás do RD Station Marketing, ferramenta de automação de Marketing Digital centralizada, e o RD Station CRM, ferramenta de gestão de vendas. A empresa catarinense foi fundada em 2011 por Eric Santos, Guilherme Lopes, Bruno Ghisi e André Siqueira.

Recentemente, a RD foi vendida para o grupo TOTVS.

Na RD Station Marketing, as empresas e profissionais podem gerenciar os leads e clientes, movimentar e qualificar a base, relacionar-se com o público-alvo por newsletters, integrar redes sociais e muito mais.

HubSpot ou RD Station? Painel RD Station

HubSpot ou RD Station: quando o RD Station é mais recomendado?

Na visão da E-Dialog, o RD Station Marketing é muito indicado para empresas com ticket médio menor que R$1.000 reais por mês e um volume de leads alto. Ou seja, nos casos em que há adoção do produto ou serviço por milhares de clientes – alta base de leads e muitas conversões com menor valor médio nas vendas. Empresas com diferentes perfis também adotam a RD, uma vez que é uma ferramenta de excelente custo-benefício.

O software também tem uma interface amigável, tendo opções para empresas menores, como o RD Station Light (que custa menos de R$ 100/mês) e RD Station Basic.

– Saiba mais em: Planos RD Station: escolha o ideal com a ajuda da E-Dialog

Integrações mais fluidas com sistemas usados no Brasil pela RD Station

Além disso, por ser uma empresa brasileira, o RD Station Marketing e o RD Station CRM têm integrações rápidas com aplicativos do Brasil, como o Pluga ou Hotmart, contando ainda com uma conexão boa com o WhatsApp no RD Station CRM (lançado em 2018 para integrar os processos de venda e Inbound Marketing em um só lugar).

Além da parte de tecnologia e serviços, a RD Station também possui o evento RD Summit (em 2021, RD Hostel), em que reúne os maiores nomes do marketing digital do Brasil e do mundo para discutir tendências e práticas valiosas para o mercado.

– Leia também:

  • Inbound Marketing no RD Station: saiba como usar
  • Como criar uma landing page no RD Station efetiva?

Como escolher entre HubSpot ou RD Station?

Tanto o HubSpot quanto a RD Station são empresas consolidadas e respeitadas no mercado de marketing digital nacional e internacional.

Ambas possuem cursos e certificações pagos e gratuitos, profissionalizando e fomentando o mercado de marketing não só pelos próprios serviços, mas também no âmbito educacional.

Sede Hubspot

A principal diferença está na maneira como as empresas atuam. O HubSpot é uma empresa de caráter internacional, com sede nos EUA, por isso, o pagamento é feito, atualmente, em dólar.

Assim, o HubSpot é mais voltado a empresas que tenham maiores orçamentos ou façam negociações de tickets mais elevados – podendo ter um Custo por Aquisição de Cliente mais elevado.

Sede RD Station

Enquanto isso, a RD Station atuava no mercado brasileiro e latino-americano, tendo mostrado grande capilaridade na atuação sul-americana.

E como é amigável aos pequenos e médios negócios regionais, a RD Station Marketing tem uma menor barreira de entrada. Basta ter um site e o objetivo de capturar e nutrir leads – a ferramenta já vai ter um plano adequado para as demandas dos principais segmentos.

Diferenças no CRM

Por outro lado, o CRM gratuito do HubSpot já integra o próprio software de automação de marketing, ainda que o suporte por telefone até hoje seja apenas por inglês (mensagens e e-mails possuem opções em português, contudo). Hoje, a RD Station CRM também possui plano gratuito.

– Leia também:

  • Tipos de CRM: quais são e como aplicá-los na estratégia da sua empresa?
  • Gestão de CRM: veja 7 dicas para aproveitar ao máximo a ferramenta
  • CRM de vendas: principais plataformas no Brasil e como usar na sua empresa

Conte com a E-Dialog!

Como qualquer decisão estratégica, existem diferentes motivos para escolher o HubSpot ou RD Station, mas para isso o ideal é ter uma equipe de profissionais especializada para auxiliar na decisão.

Aqui na E-Dialog, reconhecemos o valor e os benefícios de ambas as soluções. Por isso, caso queira saber qual a melhor ferramenta de automação de marketing e melhor CRM para o seu negócio, entre em contato com a nossa equipe hoje mesmo.

Aguardamos seu contato para ajudar a sua empresa a alcançar os melhores resultados, seja com o HubSpot ou RD Station, usando das ferramentas para impulsionar sua geração de leads, oportunidades e vendas.

A E-Dialog é uma agência de Inbound Marketing especialista e parceira HubSpot e parceira RD Station. Conheça mais sobre nossos serviços!

– Leia também: ActiveCampaign ou RD Station: qual ferramenta de automação/CRM escolher?

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Foto de Renan Caixeiro
Renan Caixeiro
Sócio Diretor na E-Dialog, é graduado em Jornalismo e pós-graduado em Comunicação Corporativa, ambos pela UFJF. Está à frente do Reportei, SaaS de relatórios e dashboards, é host do Projeto SaaS, podcast que compartilha experiências do universo de software as a service, e sócio da Aquela Caixa, comunidade para profissionais de criação. Torcedor do Vasco, tem como meta comprar o Gigante da Colina. LinkedIn: @renancaixeiro / Instagram: @renancaixeiro.
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