Veja neste artigo como decidir entre HubSpot o RD Station e escolher a ferramenta de automação/CRM ideal para você.
O que é o HubSpot?
HubSpot, como um todo, é uma empresa de Boston (EUA) fundada em 2006 pelos “pais do Inbound Marketing”, Brian Halligan e Dharmesh Shah.
A empresa tem mais de 45 mil clientes em 90 países, contando com um time de mais de 2 mil funcionários.
A HubSpot aplica o Inbound para transformar organizações através do marketing, das vendas e do atendimento ao cliente.
O software HubSpot é robusto e possui mais de 30 ferramentas, divididas essencialmente em 3 módulos: Centro de Marketing, Sales Hub e Centro de servicios.
Com isso, centralizam todos os processos de Inbound Marketing (atração, conversão, qualificação, venda e fidelização de clientes) em um só lugar.
Outro diferencial da HubSpot é o HubSpot CRM, que é um CRM gratuito para determinado volume de vendas e oportunidades.

HubSpot ou RD Station: quando o HubSpot é mais recomendado?
No geral, o HubSpot é ideal para empresas que precisam ou dependem de uma alta integração entre Vendas e Marketing – com conduce que exijam maior atenção durante a proceso de compra (como consumidores de vendas complexas, por exemplo).
Na visão da E-Dialog, um bom exemplo são empresas de tecnologia com ticket médio acima de R$1.500 reais por mês. Pela escala de leads e o valor do serviço, essas empresas acabam se dedicando mais a cada lead, tendo uma maior necessidade da integração Marketing e Vendas que a HubSpot proporciona.
Integração com CRM e benefícios de personalização no HubSpot
Outro bom exemplo é quando uma empresa tem uma equipe comercial com cinco ou mais vendedores. Faz sentido pensar na contratação do HubSpot Sales Pro e, potencialmente, integrar esse sistema ao HubSpot Marketing Pro.
No caso de equipes de venda menores, é possível integrar com a RD Station CRM ou o Pipedrive, já que as plataformas se comunicam. Equipes grandes também podem escolher a RD ou o Pipedrive. É importante ressaltar que a escolha depende de diversos fatores.
No caso do HubSpot, outro diferencial é a capacidade de personalizar não só os fluxos de automação e e-mails, mas também as páginas de destino, os CTAs, os Pop-Ups e os sites com base na etapa de jornada do cliente.
Ou seja, a experiência do usuário ao navegar no site e consumir os conteúdos produzidos muda completamente em cada estágio do embudo de ventas. É possível exibir oportunidades e desencadena mais precisos para cada pessoa.
Por exemplo, um usuário ainda sem converter no site irá receber Pop-Ups, CTAs e até mesmo interagir com um site voltado para parte superior del embudo e uma primeira conversão.
Após entrar na base e começar o processo de qualificação, os Pop-Ups, CTAs e o site terão informações buscando levar a uma maior qualificação ou conversão em vendas. A personalização pode aumentar ainda mais ao conectar o HubSpot Marketing ao HubSpot Sales (o CRM), HubSpot Service (sistema de chat/atendimento) e HubSpot CRM (criador de sites)
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O que é a RD Station?
A RD Station, antiga Resultados Digitais, é a empresa por trás do RD Station Marketing, ferramenta de automação de Marketing Digital centralizada, e o Estación RD CRM, ferramenta de gestão de vendas. A empresa catarinense foi fundada em 2011 por Eric Santos, Guilherme Lopes, Bruno Ghisi e André Siqueira.
Recentemente, a RD foi vendida para o grupo TOTVS.
Na RD Station Marketing, as empresas e profissionais podem gerenciar os leads e clientes, movimentar e qualificar a base, relacionar-se com o público-alvo por newsletters, integrar redes sociais e muito mais.

HubSpot ou RD Station: quando o RD Station é mais recomendado?
Na visão da E-Dialog, o RD Station Marketing é muito indicado para empresas com ticket médio menor que R$1.000 reais por mês e um volume de leads alto. Ou seja, nos casos em que há adoção do produto ou serviço por milhares de clientes – alta base de leads e muitas conversões com menor valor médio nas vendas. Empresas com diferentes perfis também adotam a RD, uma vez que é uma ferramenta de excelente custo-benefício.
O software também tem uma interface amigável, tendo opções para empresas menores, como o RD Station Light (que custa menos de R$ 100/mês) e RD Station Basic.
- Más información en: Planes RD Station: elija el adecuado con ayuda de E-Dialog
Integrações mais fluidas com sistemas usados no Brasil pela RD Station
Além disso, por ser uma empresa brasileira, o RD Station Marketing e o RD Station CRM têm integrações rápidas com aplicativos do Brasil, como o Pluga ou Hotmart, contando ainda com uma conexão boa com o WhatsApp no RD Station CRM (lançado em 2018 para integrar os processos de venda e Inbound Marketing em um só lugar).
Além da parte de tecnologia e serviços, a RD Station também possui o evento RD Summit (em 2021, RD Hostel), em que reúne os maiores nomes do marketing digital do Brasil e do mundo para discutir tendências e práticas valiosas para o mercado.
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Como escolher entre HubSpot ou RD Station?
Tanto o HubSpot quanto a RD Station são empresas consolidadas e respeitadas no mercado de marketing digital nacional e internacional.
Ambas possuem cursos e certificações pagos e gratuitos, profissionalizando e fomentando o mercado de marketing não só pelos próprios serviços, mas também no âmbito educacional.

A principal diferença está na maneira como as empresas atuam. O HubSpot é uma empresa de caráter internacional, com sede nos EUA, por isso, o pagamento é feito, atualmente, em dólar.
Assim, o HubSpot é mais voltado a empresas que tenham maiores orçamentos ou façam negociações de tickets mais elevados – podendo ter um Custo por Aquisição de Cliente mais elevado.

Enquanto isso, a RD Station atuava no mercado brasileiro e latino-americano, tendo mostrado grande capilaridade na atuação sul-americana.
E como é amigável aos pequenos e médios negócios regionais, a RD Station Marketing tem uma menor barreira de entrada. Basta ter um site e o objetivo de capturar e cultivar clientes potenciales – a ferramenta já vai ter um plano adequado para as demandas dos principais segmentos.
Diferenças no CRM
Por outro lado, o CRM gratuito do HubSpot já integra o próprio software de automatización del marketing, ainda que o suporte por telefone até hoje seja apenas por inglês (mensagens e e-mails possuem opções em português, contudo). Hoje, a RD Station CRM também possui plano gratuito.
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Cuente con E-Dialog
Como qualquer decisão estratégica, existem diferentes motivos para escolher o HubSpot ou RD Station, mas para isso o ideal é ter uma equipe de profissionais especializada para auxiliar na decisão.
Aqui na E-Dialog, reconhecemos o valor e os benefícios de ambas as soluções. Por isso, caso queira saber qual a melhor ferramenta de automação de marketing e melhor CRM para o seu negócio, entre em contato com a nossa equipe hoje mesmo.
Aguardamos seu contato para ajudar a sua empresa a alcançar os melhores resultados, seja com o HubSpot ou RD Station, usando das ferramentas para impulsionar sua generación de contactos, oportunidades e vendas.
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