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Entender o sistema CRM (Customer Relationship Management) pode te ajudar a gerenciar o relacionamento da sua marca com os clientes e ter muito mais controle sobre o processo de vendas da sua empresa.

Neste artigo, você vai conferir:

  • O que é CRM?
  • Principais vantagens do CRM;
  • Dicas para implementar um CRM.

Acompanhe a leitura!

O que é CRM?

Com toda a certeza, você já deve ter ouvido falar em CRM ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português.

Todavia, vale lembrar que essa gestão vai além de funcionar como uma plataforma ou software.

Afinal, é uma possibilidade para uma empresa ficar por dentro das interações com os seus clientes, personalizar campanhas para captação de novos leads e aumentar as vendas.

Ou seja, o CRM impacta diretamente não só nas estratégias de marketing, como também no time de vendas e suporte, por exemplo.

E, claro, o objetivo principal aqui é melhorar a relação entre a empresa e os clientes.

Principais vantagens do CRM

Mas, afinal, por que usar o CRM na sua empresa?

Adotar uma ferramenta de gestão de relacionamento para o seu negócio pode ser uma estratégia bem valiosa.

A fim de comprovar o que acabamos de falar, vamos te apresentar algumas vantagens do CRM. Veja a seguir!

1. Reunir dados em um só lugar

A primeira vantagem desta lista tem tudo a ver com organização.

Nesse sentido, o CRM oferece a possibilidade de você centralizar os seus dados em um só lugar.

Assim, você não perde nenhum detalhe de um atendimento com um cliente, por exemplo, e não compromete a venda.

Aliás, a partir da plataforma, todos os colaboradores da empresa também podem acessar as informações compartilhadas, desde contatos de e-mail e telefone até históricos de interações com a sua marca.

2. Otimizar as vendas

Ainda falando sobre organização, um outro benefício de apostar em um CRM é que o time de vendas também pode conduzir todo o processo a partir de um único lugar.

Ou seja, as vendas são otimizadas uma vez que o vendedor ganha tempo ao encontrar as ferramentas necessárias integradas.

Por isso, o CRM pode ajudar a sua empresa a aumentar a produtividade, elaborar um planejamento estratégico assertivo e aprimorar as estratégias de vendas.

Dessa forma, você alcança vendas mais rápidas e inteligentes.

3. Conhecer as necessidades dos clientes

A partir da reunião de dados e informações, encontrar as melhores oportunidades de negócio acaba sendo naturalmente uma tarefa mais fácil.

Isso porque agora você consegue conhecer as necessidades do seu público, personalizar o atendimento, aumentar o foco nos seus consumidores e fidelizar clientes.

4. Acompanhar o desempenho em tempo real

De fato, analisar constantemente a performance da marca é uma estratégia fundamental para o sucesso da empresa.

Desse modo, o CRM é ideal para auxiliar no acompanhamento.

Com um CRM, você consegue ter uma visão realista e precisa do desempenho, tendo contato até com informações mais específicas, como quantidade de leads convertidos.

Leia também: Hubspot CRM: entenda como funciona o software e quais as suas potencialidades

Dicas para implementar um CRM

Agora que você já sabe o que é CRM e conhece as vantagens de seu uso, você deve estar se perguntando: “Como implementar um CRM na minha empresa?

Pensando nisso, separamos alguns tópicos que merecem a sua atenção:

1. Proponha treinamentos para a equipe

É muito importante que todos os colaboradores do seu negócio entendam sobre o funcionamento e objetivos do sistema CRM.

2. Otimize resultados rapidamente

Não demore muito tempo para tomar uma atitude quando verificar que algo está errado.

Nesse momento, é hora de repensar as estratégias para otimizá-las da melhor forma e solucionar o problema.

3. Tenha calma

Às vezes pode não ser tão simples assim para todos da equipe aproveitar ao máximo as possibilidades que o CRM proporciona.

Logo, vale apostar na paciência e confiar que aos poucos o time entra no ritmo.

Por fim, para que os resultados sejam positivos, invista em um bom planejamento e execução ao implementar o CRM na sua marca.

Leia também: Hubspot ou RD Station: qual ferramenta de automação/CRM devo escolher?

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Texto escrito por Julia Ugelli, Analista de Marketing Digital na E-Dialog
– Estudante de Jornalismo, apaixonada por escrita, fotografia e ukulele.