Ir para o conteúdo
  • (11) 2391-2275 / (21) 2391-7727 / (32) 3026-2640 / (48)3197-4810
  • Soluções
    • Agência de Inbound Marketing
    • Agência RD Station
    • Agência HubSpot
    • Agência Pipedrive
    • Automação de Marketing
    • Automação WhatsApp
    • Gestão de Tráfego Pago
    • Gestão de Redes Sociais
    • Inbound Marketing para SaaS
    • Implantação de CRM de Inbound Sales
    • SEO e Otimização de Sites
      Soluções
      • Gestão de Tráfego Pago

        Conheça nosso serviço especializado em Ads

      • Agência de Inbound Marketing

        Entenda o serviço completo de Inbound

      • Automação de Marketing

        Criamos toda estratégia e conteúdo para softwares como RD Station e Hubspot.

      • Automação de WhatsApp

        Criamos fluxos e implantamos chatbots via Whatsapp para sua empresa

      • Inbound para SaaS

        Também atuamos com Inbound especializado em SaaS

      • Gestão de Redes Sociais

        Da estratégia, ao conteúdo, passando pelo design e SAC.

      • Implantação de CRM para Inbound

        Implantamos sistemas e fluxos comerciais

      • SEO - Otimização para busca

        Seu site no topo da busca do Google, sem pagar por Ads

      • HubSpot Marketing e CRM

        Implantação de Sistemas Hubspot

      • RD Station

        Implantação de Sistemas RD Station

  • Sobre
    • Clientes
    • Depoimentos
    • Sobre a E-Dialog
    • Vagas e Cultura
  • Conteúdo
    • Blog
    • Materiais Gratuitos
  • Central de Cases
  • Contato
  • Soluções
    • Agência de Inbound Marketing
    • Agência RD Station
    • Agência HubSpot
    • Agência Pipedrive
    • Automação de Marketing
    • Automação WhatsApp
    • Gestão de Tráfego Pago
    • Gestão de Redes Sociais
    • Inbound Marketing para SaaS
    • Implantação de CRM de Inbound Sales
    • SEO e Otimização de Sites
  • Sobre
    • Clientes
    • Depoimentos
    • Sobre a E-Dialog
    • Vagas e Cultura
  • Conteúdo
    • Blog
    • Materiais Gratuitos
  • Central de Cases
  • Contato
  • Soluções
    • Agência de Inbound Marketing
    • Agência RD Station
    • Agência HubSpot
    • Agência Pipedrive
    • Automação de Marketing
    • Automação WhatsApp
    • Gestão de Tráfego Pago
    • Gestão de Redes Sociais
    • Inbound Marketing para SaaS
    • Implantação de CRM de Inbound Sales
    • SEO e Otimização de Sites
  • Sobre
    • Clientes
    • Depoimentos
    • Sobre a E-Dialog
    • Vagas e Cultura
  • Conteúdo
    • Blog
    • Materiais Gratuitos
  • Central de Cases
  • Contato

O que é Smarketing? Entenda como funciona a estratégia que une vendas e marketing

Marketing Digital
Publicado em setembro 12, 2024
  • Home
  • Marketing Digital
  • O que é Smarketing? Entenda como funciona a estratégia que une vendas e marketing
Índice
[ez-toc]
O que é Smarketing? Entenda como funciona a estratégia que une vendas e marketing

O termo Smarketing, que combina Sales (vendas, em português) e Marketing, vem se consolidando cada vez mais nos discursos quando a intenção de unir a equipe de vendas à equipe de marketing é a pauta em questão.

Se você ainda não sabe o que isso realmente significa, como funciona e como pode ser aplicado na sua empresa, ou quer se aprofundar mais sobre essa estratégia, fique tranquilo! 

Continue lendo este artigo e tire as suas dúvidas sobre o assunto. Vamos lá?

O que é Smarketing?

Entendido como um conceito ou estratégia que une as equipes de marketing e vendas, o Smarketing pode ser traduzido para o português como Vendarketing. 

A estratégia propõe a maior união entre o setor de marketing com o de vendas. Apesar de se tratarem de departamentos distintos, a sintonia entre eles é indispensável para que a empresa alcance melhores resultados.

O método permite a maior sintonia entre eles, que passa a ser mais estratégica e funcional para facilitar o compartilhamento constante de mais informações, sempre com o intuito de otimizar não só os processos, mas também potencializar os resultados dos negócios e o desempenho das equipes. 

Não à toa, o Smarketing – ou Vendarketing, se preferir – se destaca na hora de melhorar esses dois setores. Pois, quando posicionados de forma conectada nos processos da empresa, é possível trazer mais previsibilidade de crescimento, além de conseguirem escalar oportunidades de negócios mais viáveis e sustentáveis. 

Em suma: Sales (Vendas) + Marketing = Smarketing

Agora que você sabe o que é Vendarketing, saiba como ele funciona na prática, como é possível unir esses dois times e conheça também os principais benefícios que podem ser agregados à sua empresa.

Smarketing: vendas e marketing em sintonia

Se os times de marketing e de vendas da sua empresa não costumam atuar em sintonia de maneira mais efetiva, ainda sim é possível aplicar o conceito de Smarketing na sua empresa.

Atenção: o alinhamento vem antes de tudo!

Antes que algum departamento culpe o outro por resultados ou leads pouco promissores, é preciso entender que a responsabilidade, assim como as conquistas, são consequências de todos os esforços, sendo esse o principal objetivo do conceito de Smarketing: ambas áreas precisam estar igualmente engajadas para que, de fato, caminhem juntas e alcancem esse estágio.

Lembre-se: o trabalho em equipe é essencial!

Todos fazem parte de maneira indispensável da organização. Portanto, é imprescindível que os objetivos e as metas estejam devidamente alinhados. Somente assim é possível trazer a tão desejada previsibilidade de crescimento à empresa.

Em conjunto, devem levantar as metas, elencar e integrar as ferramentas que mais atendem aos métodos utilizados, além de entender quem é responsável por cada demanda.

Tenha paciência e persistência!

A implementação do conceito pode ser uma completa novidade para a empresa. Mas, independente de ser ou não algo inédito, ela não acontece de um dia para o outro.

Todos os métodos – até os detalhes – precisam ser revisados. O período de negociações e debates em que os times avaliarão novas inclusões e mudanças precisa contar com o máximo de equilíbrio possível.

Sem mais delongas, veja a seguir como o Smarketing funciona na prática, além de conferir algumas dicas e os principais benefícios desse modelo:

Como funciona o Smarketing?

1. Comunicação é tudo! O Smarketing aumenta a união e a inteligência da equipe.

Para começar o alinhamento da melhor maneira possível e com o máximo de segurança, é fundamental o diálogo e o envolvimento constante com a nova cultura. 

Portanto, as equipes precisam estar cientes da implementação, entender as necessidades e conhecer os objetivos e demandas de ambos departamentos. 

Dica: abra um canal aberto de comunicação entre as equipes.

Os times de Marketing e vendas devem estar alinhados não apenas em relação aos objetivos e metas da empresa. A boa comunicação entre os membros das equipes é determinante para o bom funcionamento do Smarketing.

A comunicação e a união entre os times deve ser sempre transparente, para que todos consigam acompanhar o andamento e progresso das atividades e objetivos.

2. Cria novas formas de gerenciar os relatórios entre as equipes

Nesse momento, é preciso encontrar métodos para gerar e compartilhar relatórios que contenham as informações que cada time necessita para tomar decisões.

A equipe de vendas reporta para o marketing o que aconteceu com as leads e, em seguida,  o time de marketing decide o que faz com elas e também reporta o resultado para o setor de vendas.

Com o tempo, estes relatórios asseguram uma previsibilidade que garantirá ao marketing a possibilidade de focar nas melhores estratégias de diálogo com os leads.

Dica: vale a pena promover mais reuniões para que as equipes consigam trocar feedbacks sobre suas ações.

As equipes podem se reunir com uma frequência estipulada em grandes reuniões e com todos os membros para realizar as trocas.

– Leia também: Desvendando o papel do SDR no Inbound Marketing

3. Assegura aos times mais entendimento das metas, objetivos e estratégias propostas.

Seja mensal, semestral ou anual, as metas do time de marketing precisam ser baseada na receita da empresa. Da mesma forma, o time de vendas. Portanto, é imprescindível que marketing e vendas tenham objetivos e metas iguais ou semelhantes. 

Além disso, tente segurar ao máximo que todos entendam e estão de acordo com as estratégias que serão colocadas em prática, afinal, todos estão no mesmo barco.

Dica: cultive ao máximo o respeito pelo trabalho do outro. Além do reconhecimento, o respeito é fundamental devido à sua importância para um Smarketing verdadeiro e de qualidade.

Isso torna não só o trabalho mais produtivo, mas também assegura uma rotina muito mais agradável. Promova uma cultura de incentivos, como premiações e bônus, para impulsionar e comemorar o atingimento das metas.

5. Integra as plataformas e softwares utilizados pela empresa

O Smarketing é orientado por cultura de integração e compartilhamento constante de informações. Logo, a interação entre as plataformas e softwares também é indispensável para sustentar as ações dos dois times, além de conduzi-los com o fornecimento de dados e números.

Existem diversas plataformas e softwares que permitem esse tipo de sistema que centraliza todas as ações, de modo que todos consigam acompanhar em tempo real o andamento das demandas, seus respectivos prazos e resultados, geração de tráfego pago, leads, etc.

Dica: vale a pena investir em um bom sistema. Dependendo dos sistemas escolhidos, é possível gerar relatórios complexos dos períodos selecionados em minutos!

A aproximação entre os times fica ainda mais evidente com as reuniões de revisão e análise de resultados. Dessa forma, a compreensão de que as áreas se complementam fica ainda mais clara. 

Com o aumento de produtividade devido à organização mais estratégica, melhor será o funcionamento do funil e mais metas serão alcançadas!

– Leia também: CRM de vendas: principais plataformas no Brasil e como usar na sua empresa

Banner para ebook

3. Alinhamento mais assertivo dos estágios de venda e marketing com o funil

É muito importante entender o funil do fundo para o topo. Mas a unificação do funil de vendas pelo qual os leads percorrem é um dos principais padrões do Smarketing.

A jornada dos leads está diretamente relacionada ao seu ciclo médio de vendas. Nesse momento, os esforços dos times para sincronizar as suas ações de acordo com a etapa em que o lead se encontra será crucial ao longo de todo o processo.

– Leia também: O que é pipeline de vendas? Confira guia para líderes e representantes de vendas

Baixe para o ebook "Guia com 10 iscas para aumentar a conversão"

4. Permite a maior compreensão das informações das buyer personas

Com tantos conhecimentos, informações e dados compartilhados entre as equipes, é mais favorecido a elas o entendimento do funil do fundo para o topo, isto é, quantas oportunidades são necessárias para fechar as vendas. 

Logo: 

  • Quanto de SAL (Sales Accepted Leads ou Leads aceitos por Vendas) para atingir as oportunidades;
  • Quanto de MQL (Marketing Qualified Leads, ou contatos qualificados por Marketing) e
  • Quanto de visitantes devem virar Leads.

Os acordos feitos entre os times são condensados em uma documentação via SLA, que permite consultas rápidas sobre as personas, por exemplo, algo determinante para a eficácia das ações alinhadas.

Dica: reuniões semanais e mensais para alinhar e debater pontos mais profundos sobre as personas, além de outros fatores que interferem no bom funcionamento do Smarketing é determinante para a evolução da equipe.

Elas precisam estar sempre alinhadas em relação às campanhas e projetos do time de marketing, assim como a equipe de vendas deve sempre atualizar seus companheiros sobre quaisquer modificações nos processos, novas alterações, ajustes ou novidades.

Principais benefícios do Smarketing agregados para a empresa

  1. Toda a equipe se beneficia e contribuem para a expansão dos negócios que se torna muito mais previsível;
  2. Mais compreensão em relação aos investimentos;
  3. Funil padronizado, segmentos de e-mails mais definidos e persona mais verossímil;
  4. Automatização de muitas funções e rotinas mais eficientes e agradáveis e com mais troca de conhecimentos;
  5. Mais argumentos em relação às objeções dos leads e melhora nas taxas de conversão;
  6. Mais transparência e foco no trabalho estratégico, melhorando o aproveitamento das oportunidades;
  7. Melhora na abordagem de vendas, ações mais certeiras para cada etapa do funil e registro de dados e relatórios mais completos.

Por fim, quando passam a atuar de forma integrada – com objetivos, metas e números claros, além de processos em sintonia – Marketing e Vendas encontram estratégias muito mais assertivas. 

Integrá-los pode não ser uma tarefa fácil, mas o mais importante é entender que o Smarketing é fundamental para garantir bons resultados em sua empresa, além de assegurar um crescimento mais sustentável e previsível.

Leia também: Sales Enablement: descubra como otimizar suas vendas com essa prática

Foto de Renan Caixeiro
Renan Caixeiro
Sócio Diretor na E-Dialog, é graduado em Jornalismo e pós-graduado em Comunicação Corporativa, ambos pela UFJF. Está à frente do Reportei, SaaS de relatórios e dashboards, é host do Projeto SaaS, podcast que compartilha experiências do universo de software as a service, e sócio da Aquela Caixa, comunidade para profissionais de criação. Torcedor do Vasco, tem como meta comprar o Gigante da Colina. LinkedIn: @renancaixeiro / Instagram: @renancaixeiro.
Compartilhe
Posts relacionados
  • Search Generative Experience (SGE): o que é e seu impacto no SEO
  • 10 cursos de Inbound Marketing: domine a estratégia
  • Como deixar o site responsivo? Guia prático para iniciantes
  • Black Hat SEO: o que é, técnicas, riscos e alternativas éticas [Guia Completo]
  • Como humanizar texto de IA? Confira 7 dicas da E-Dialog + ferramentas

Receba uma
Análise Gratuita

Que tal receber análise gratuita de uma Agência de Inbound Marketing experiente e com diferentes cases de sucesso? Nossos consultores vão indicar quais são os melhores canais online para sua empresa decolar.
Solicitar análise

Soluções

  • Automação de Marketing
  • Automação de WhatsApp
  • Agência de Inbound Marketing
  • Inbound para SaaS
  • Consultoria e Gestão de Google Ads
  • Gestão de Tráfego Pago
  • Consultoria e Gestão de Facebook Ads
  • Gestão de Redes Sociais
  • Implantação de CRM
  • SEO - Otimização para busca
  • HubSpot Marketing e CRM
  • Agência RD Station

Recursos

  • Central de Cases
  • Blog
  • Materiais Gratuitos
  • Vire o Jogo
  • Análise Gratuita
  • Hubspot para Startups

Recursos legais

  • Política de Privacidade

Sobre a E-Dialog

  • Quem somos
  • Clientes
  • Depoimentos
  • Vagas e Cultura
Contato
Copyright © 2025 E-Dialog. Todos os direitos reservados.
Rua Cândido Tostes, 24, Sala 402, Juiz de Fora, Minas Gerais. CNPJ: 12.393.306/0001-34
Facebook Twitter Youtube
pt_BRPortuguese
es_ESSpanish pt_BRPortuguese