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Hoje, é fundamental ter maior controle dos processos de venda dentro das empresas. Mas, sem recursos, isso pode ser difícil. Por isso, vale a pena utilizar um CRM gratuito? Neste blog, exploramos os prós e contras da escolha e avaliamos a melhor estratégia para empresas com poucos recursos.

Benefícios e ferramentas comuns em CRM gratuitos

Abaixo, iremos explicar as diferenças entre um CRM gratuito e um CRM em plano básico, mas, por princípio, os softwares de gestão de contatos com clientes gratuitos possuem:

1. Gerenciamento de contatos

O gerenciamento de contatos, ou gerenciamento de leads, é o processo de organização dos potenciais consumidores e clientes reais para melhorar sua comunicação e extrair o melhor de cada interação. 

O CRM normalmente lida com os potenciais clientes que já passaram pelo processo de qualificação e nutrição de leads, saindo de um MQL (marketing qualified lead) para um SQL (sales qualified lead). 

Um CRM gratuito normalmente limita o tamanho da base de contatos. Então, é bom para quem está começando e ainda está desenvolvendo a base de leads. 

Por outro lado, empresas que já possuem uma grande base de clientes e potenciais consumidores precisam pensar na melhor forma de fazer a migração sem exceder o limite disponível.

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2. Gerenciamento do funil de vendas

O funil de vendas é o que permite avaliar qual a posição do lead até o fechamento da venda. Normalmente, isso ocorre através de um mapeamento e estudo de comportamento do consumidor. 

No inbound marketing, um bom marcador para qualificação de um lead no funil de vendas é o número de informações entregues de livre vontade para a sua empresa nos formulários. Quanto mais informações, maior o interesse no valor gerado pela sua marca e, consequentemente, mais confiança na empresa. 

Esse volume de dados sobre usuários também ajuda a definir quem serão os clientes potenciais mirados pela equipe de vendas. 

Caso sua empresa tenha como objetivo vender mais para gerentes regionais de grandes distribuidoras de alimentos, não faz sentido gastar tempo e recursos falando com gerentes municipais de distribuidoras de bebidas, por exemplo. 

Ainda que os dois leads possam estar na base, se há um direcionamento estratégico para novas vendas, o CRM colabora nessa etapa de decisão.

Limitações de um CRM gratuito

As plataformas e empresas de CRM normalmente fornecem planos de assinatura dos softwares. Isso significa que os planos gratuitos costumam ser testes de usabilidade, portas de entrada, para o produto principal.

No caso de empreendedores ou microempreendedores lidando com pouca quantidade de leads e potenciais clientes, um plano gratuito pode ser o ideal e atender bem às necessidades. Contudo, para empresas maiores, alguns desafios costumam surgir.

1. Dificuldade na escala

Todo o ponto de uma boa estratégia de inbound marketing (e consequentemente da utilização de um CRM) vem do crescimento escalável facilitado.

Mas esse crescimento pode ser impedido por um CRM gratuito com limite no número de usuários na base, ou número máximo de membros da equipe dentro da plataforma. 

Ou seja, sem pagar, pode ser que você precise “puxar o freio de mão” com o carro em movimento – algo apenas desanimador no melhor dos casos, e um potencial prejuízo nos piores casos, em que os CRMs cobram pelo excesso de leads ou equipe.

2. Integrações limitadas

Para lidar com os contatos vindos de diferentes fontes de conversão, os CRMs precisam integrar com plataformas distintas, de outras empresas e, muitas vezes, de outros países.

Um aspecto realmente importante nesse sentido é de que a própria transparência sobre como a integração é realizada pode afetar sua organização.

3. Automações de venda simplificadas

Esse é um ponto realmente interessante dos CRMs: eles podem entrar em contato com os leads e realizar uma série de ações pré-programadas para tentar conseguir uma interação direta com um lead qualificado: e-mails, mensagens em telefone, redes sociais etc. (desde que permitidas pelo usuário no momento inicial, de acordo com a LGPD).

Contudo, um CRM gratuito muitas vezes tem limitações nessas automações de venda, e não costuma contar com auxílio de um gerente de sucesso do cliente para configurar corretamente essas automações. 

Assim como todas as práticas no inbound marketing, as automações no CRM são o que permitem a escalabilidade.

4. Menos opções de customização

Da mesma forma, os CRMs gratuitos, sejam os totalmente gratuitos disponíveis ou os que possuem planos gratuitos, costumam contar com menos opções de customizações (que normalmente adicionam flexibilidade e agilidade aos processos).

Essas customizações costumam tratar de funis de venda e automações desenvolvidas especificamente para determinados setores ou serviços.

Então, vale a pena um CRM gratuito?

Como falamos acima, o CRM gratuito faz mais sentido para quem está começando a construir uma base de leads agora, para microempreendedores sem grande volume de vendas e para empresas sem recurso atualmente para investir em uma solução mais robusta.

Contudo, a melhor maneira de determinar o CRM certo para sua empresa é através de uma análise de especialistas com anos de experiência no mercado para garantir a implementação correta do seu gerenciamento de clientes.

Quer saber como fazer isso? Entre em contato e fale hoje mesmo com a equipe da E-Dialog, nós temos especialistas na implementação de CRM para inbound sales.