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Definir o que é Inbound Marketing não é uma tarefa tão simples assim. Segundo a empresa HubSpot (basicamente a “criadora” do conceito de Inbound):

“Inbound Marketing pode ser considerado qualquer tática de marketing que se baseia em ganhar o interesse das pessoas ao invés de comprá-lo.”

 Brian Halligan e Dharmesh Shah, criadores da teoria também escreveram um livro em 2010 sobre o assunto. “Inbound Marketing: Seja Encontrado usando o Google, a Mídia Social e os Blogs“, pode ser uma boa opção de leitura para quem deseja aprofundar os conhecimentos nessa área. O Inbound é uma forma de marketing que se baseia na ideia de criação e compartilhamento de conteúdo voltado para um público-alvo específico. Você conquista a permissão de comunicar com seu público de forma direta criando um relacionamento.

Mas, afinal, o que é o inbound marketing?

Cada vez mais popular, o Inbound Marketing promete multiplicar os leads ( Leads no marketing digital se tornou o sinônimo de qualquer visitante que informe seus contatos em troca de algum tipo de conteúdo) através de estratégias para médio e longo prazo. O Inbound Marketing investe na produção de um conteúdo relevante e de qualidade. Respeitando etapas (atrair, converter, aproximar e encantar), a ideia geral é atrair o interesse de um cliente em potencial, transformá-lo em lead, convertê-lo e, por fim, fidelizá-lo.

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Só que, ao invés da tradicional e intrusiva (chata mesmo) cold call, por exemplo, o famoso telemarketing, do outbound, o Inbound não interrompe a rotina do cliente, não é inoportuno. Além disso,  o Inbound Marketing é mais barato que o Outbound Marketing e consegue levar muito mais links para o seu site.

Você pode fazer Inbound Marketing através de várias conteúdos:

– Posts em blogs
– Infográficos
– Webinars
– Ebooks e Whitepapers
– Vídeos
– SEO
– Conteúdo de mídias sociais
– E-mail Marketing

O Inbound é mais efetivo por 3 motivos:

#1:Tem um custo mais baixo com melhores taxas de conversão

#2: O conteúdo rico é mais envolvente e engaja mais as pessoas

#3:  É possível acompanhar resultados em tempo real e modificar a estratégias quando necessário

Marketing de Conteúdo

Blogs, textos, vídeos, áudios, canal no Youtube, eBooks, Webinar, Newsletters… tudo que leve conteúdo da sua empresa para os clientes deve ser aproveitado. Invista em conteúdo de qualidade, relevante, interessante, e aposte em diferentes formatos. O marketing de conteúdo é a melhor arma do Inbound Marketing.  É necessário também estar atento ao ciclo de compra e entender cada fase do processo para que quanto mais você conhecer o seu lead, melhor seja a personalização do conteúdo que ele recebe.

Aliados ao marketing de conteúdo, aproveite ferramentas que ajudam a melhorar a indexação de palavras-chave ligadas à sua startup. SEO e Adwords, por exemplo, são ferramentas que vão ajudar a gerar tráfego para o seu site e, consequentemente, leads e conversões.

A última etapa de um inbound marketing bem estruturado é a avaliação dos resultados. Existem alguns softwares que ajudam nessa tarefa, como por exemplo, o Mautic, Hubspot e RD Station (parceira da agência de inbound marketing E-Dialog) que ajudam a automatizar os fluxos e otimizar os processos.

E então, conseguiu entender o que é Inbound Marketing?

Leia mais no blog da E-Dialog!

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