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CTA (Call to Action): o que é, como usar e melhores exemplos

Marketing digital
Publicado el 15-jul-2024
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CTA (Call to Action): o que é, como usar e melhores exemplos

Entenda neste artigo o que é CTA (Call To Action) e como usar essas chamadas para garantir maiores conversões de leads nas suas campanhas. É só continuar lendo!

O que é CTA no marketing digital?

CTA (Call to Action), como o próprio nome traduzido diz, é uma chamada para a ação. Essa chamada pode vir na forma de um botão ou no texto, mas o importante é que ela dê uma direção para o plomo ou usuário, indicando a próxima ação a ser tomada a partir daquele conteúdo.

No Inbound Marketing, o CTA é extremamente importante em todas as etapas do embudo de ventas e em todas as campanhas e meios de comunicação, já que leva o lead de uma ação para a outra. 

Ou seja, o CTA é como uma placa de direção indicando o caminho do usuário, que então se torna lead, depois se qualifica e por fim se torna um cliente. 

Por que o CTA é importante?

Agora que você já sabe o que significa CTA, vamos entender sua importância.

O CTA é fundamental para encaminhar as ações dos leads e usuários, aumentando as conversões. Sem uma definição exata do que a pessoa deve fazer após interagir com sua mensagem, você perde um grande potencial de convencimento. 

Após exibir o valor para um lead em um e-mail ou blog, você precisa garantir que essa pessoa, ainda motivada pela relação desenvolvida ao longo do material graças ao valor gerado pela mensagem, tome uma ação valiosa.

Essa ação pode ser uma conversão em landing page, uma conversa com seu time comercial, o download de um novo e-book, uma conversão em algum material interativo ou se inscrever na sua newsletter. 

O importante é que a pessoa não deixe de realizar uma ação valiosa ao interagir com a sua marca – no caso de redes sociais, isso pode significar deixar um comentário, por exemplo.

Banner para o e-book

Como utilizar uma Call to Action?

Mas como utilizar um CTA nas suas campanhas e conteúdos? Iremos dar dicas valiosas para você abaixo, confira:

1. Use um tom imperativo

El primer paso é garantir que a sua ação seja vista como uma sugestão firme e direta. Para isso, é necessário usar os verbos no imperativo. Alguns exemplos são:

  • Inscreva-se Agora;
  • Baixe Já;
  • Fale Conosco;
  • Acesse o material.

Todos os verbos indicam uma ação a ser tomada e, da maneira como é falada, implica em uma ação imediata. O que nos leva ao segundo ponto.

2. Use gatilhos de tempo

Uma forma de garantir que uma pessoa tome uma ação o mais rápido possível é adicionar um marcador de tempo na sua frase. Por isso, você fala “Inscreva-se Já”, “Ligue Agora” e outros similares.

Essa é uma maneira de incentivar ainda mais os leads a converterem e realizarem a ação desejada. 

– Lea también: Gatilhos mentais: convença os consumidores com um bom texto

3. Não insista demais

Existe um limite para quantos CTAs você pode colocar em um e-mail ou blog antes de começar a parecer “chato” ou insistente demais. Por isso, saiba onde posicionar suas chamadas para a ação.

4. Ponha seus CTAs perto do que tem mais valor

Se você tem alguma informação sobre o mercado imobiliário que outras pessoas não têm, e adiciona isso a um e-book, tem um material poderoso para divulgar. Mas como fazer os usuários converterem? 

Use o seu CTA chamando para o download e cadastro no site ao lado de uma porcentagem valiosa. Por ejemplo:

  • Os imóveis da construtora X tem uma taxa de valorização de 20% após o primeiro ano. Receba um orçamento agora.

Ao dar uma razão sólida para a pessoa converter, a sugestão em seguida passa a ser muito mais valiosa para os usuários ou leads.

Banner para o e-book

Exemplos de CTA

E como usar um CTA em diferentes meios de comunicação? A seguir, iremos dar alguns exemplos práticos de onde inseri-los e como usá-los. Confira.

1. Blogs

É possível adicionar CTAs em blogs de três formas distintas: banners, texto destacado ou uma chamada direta. 

No caso dos pancartas, você adiciona um elemento visual que se destaca do texto escrito e quebra o ritmo de leitura para dar uma sugestão, que pode ser de um e-book, webinar, orçamento ou outro mais. 

No caso do texto destacado, você insere um link redirecionando para uma nova página e insere uma palavra de ação na frase. 

Por exemplo: Você pode conferir mais sobre landing pages acessando este artigo especial.

Mas uma forma ainda mais direta de fazer isso é com uma chamada após a mensagem. 

Por exemplo: Quer saber mais sobre landing pages? Clique aqui!

O primeiro é mais sugestivo e menos direto, enquanto o segundo garante que a pessoa entenda o convite para o próximo artigo. 

Posição dos CTAs nos blogs

Banners podem ser usados a cada conjunto de parágrafos para quebrar o texto e oferecer possibilidades de materiales ricos, mas as outras duas opções, até por se tratarem de links internos, devem ser divididas de maneira mais equilibrada.

Reserve os Call to Actions mais importantes para o meio e o final do blog. 

O meio porque muitos não vão terminar a leitura e já precisam receber alguma forma de incentivo para continuar interagindo com a sua marca, e o final porque, depois de engajar por tanto tempo com o seu site e a sua mensagem, a pessoa estará mais disposta a tomar uma nova ação ou consumir um novo conteúdo.

2. E-mails

Os CTAs nos e-mails costumam ser destacados em botões, de maneira que sejam bem visíveis e claros. Para serem realmente eficientes, é necessário que a mensagem complemente bem o CTA.

E, novamente, vale lembrar das boas práticas. Não use um texto aleatório no seu CTA como “Nosso Telefone”, use “Fale Conosco Agora”. Não use “E-Book Sobre Carros”, use “Baixe o Guia Hoje”. 

3. Landing Pages

Páginas de destino existem com o simples objetivo de gerar uma conversão. Portanto, os CTAs são fundamentais aqui também. 

Mas é importante saber onde posicionar os CTAs ao longo da página. Não deixe para adicioná-lo apenas ao lado do formulário.

Use botões ao longo do texto (próximos das mensagens mais importantes), para garantir que o mínimo de conversões possíveis sejam perdidas. 

- Lea también: 12 ejemplos de páginas de aterrizaje para inspirar su estrategia digital

4. Anúncios

Você usa CTA nos anúncios em dois locais: texto e imagem. No caso da imagem, é importante que ela contenha todo o valor necessário para uma conversão e já tenha uma chamada para ação.

No caso do texto, ele deve ser complementar à imagem (falando em social ads) e precisa trazer um segundo CTA. 

Seria algo como:

  • Imagem: Memórias inesquecíveis com sua família. Venha para o parque X. Reserve agora.
  • Texto: Seja para celebrar um aniversário ou passar um final de semana, o parque X trará um dia incrível para você e sua família. Condições imperdíveis para outubro. Acesse agora e confira.

– Confira mais exemplos de CTA aqui: 10 ejemplos de llamadas a la acción (CTA) que generan más conversiones

CTAs aumentam as conversões com testes A/B

Nada no marketing é eterno. Conforme as tecnologias mudam, as plataformas e ferramentas se atualizam e os consumidores alteram seus padrões de uso de redes sociais e da internet como um todo, é fundamental garantir que você ainda esteja com a melhor estratégia possível rodando.

Para tanto, uma maneira eficiente de gerar melhores resultados é aplicar Pruebas A/B nos Call to Actions e descobrir qual deles funciona melhor para suas campanhas.

Por exemplo, você pode aplicar um teste entre os CTAs “Acesse Agora” ou “Baixe Já” para descobrir qual dos botões tem uma maior taxa de conversão entre seus leads por e-mail e trazer ainda mais resultados.

Por isso, nunca deixe de testar suas estratégias. Ainda que os CTAs sejam fundamentais, existem diferentes maneiras de aplicá-los. 

Quer saber mais sobre marketing digital? Acesse nosso site! Somos uma agencia especializada en Inbound Marketing com anos de experiência na área!

– Lea también: Pop-ups: ¿qué son y cómo utilizarlos para captar clientes potenciales?

Foto de Renan Caixeiro
Renan Caixeiro
Socio director de E-Dialog, es licenciado en Periodismo y posgraduado en Comunicación Corporativa, ambos por la UFJF. Dirige Reportei, un SaaS para informes y cuadros de mando, presenta Projeto SaaS, un podcast que comparte experiencias del universo del software como servicio, y es socio de Aquela Caixa, una comunidad para profesionales creativos. Aficionado al Vasco, su objetivo es comprar el Gigante da Colina. LinkedIn: @renancaixeiro / Instagram: @renancaixeiro.
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