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RD Station Marketing: o que é, como funciona, principais integrações e planos

RD Station
Publicado em enero 8, 2025
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Índice
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RD Station Marketing: o que é e como funciona essa ferramenta de automação de marketing

Já ouviu falar no RD Station Marketing, mas ainda não sabe como funciona a ferramenta de automação de marketing da RD? Daremos um panorama geral nas suas principais funcionalidades neste artigo. Continue lendo e confira!

O que é RD Station Marketing?

O RD Station Marketing é uma ferramenta de automação que integra toda a comunicação do marketing da sua empresa com os conduce, potenciais clientes e consumidores já consolidados da sua marca.

A ferramenta une a comunicação por e-mail com a integração de sites e redes sociais para garantir que os contatos dos usuários sejam registrados e acompanhados de perto pelos times de marketing.

O objetivo do RD Marketing é gerar maior facilidade e agilidade na gestão das estratégias das empresas, fornecendo um painel claro e bem intuitivo sobre acessos em site, abertura de e-mail marketing, conversão em landing page e muito mais.

Como funciona o RD Station Marketing?

O RD Station Marketing funciona através de integrações da plataforma com outros sites, redes sociais e bancos de dados (tabelas de contato com cadastros de leads oriundos de um sistema interno da sua empresa, por exemplo).

Essencialmente, o RD Marketing faz a comunicação da sua empresa com os leads e clientes em todos os canais necessários, o que oferece uma maior personalização para sua interação com essas pessoas e também garante a possibilidade de um refino maior às campanhas com os relatórios de desempenho (que exploraremos abaixo).

Para entender melhor o funcionamento da plataforma, iremos fazer um breve tour pelas principais funcionalidades, confira a seguir!

Principais funcionalidades do RD Station Marketing

O RD Station Marketing, como ferramenta de Inbound Marketing, atua em 3 das 5 etapas do embudo de ventas: atração, conversão e qualificação. As outras duas, vendas e fidelização, normalmente ficam sob responsabilidade dos times de vendas dentro dos CRMs, ainda que esses cadastros possam voltar para o funil em algumas estratégias.

Da mesma forma, o RD Station Marketing trabalha suas áreas em 4 áreas distintas: Atrair, Converter, Relacionar e Analisar. As 3 primeiras fazem menção às etapas do funil descritas e a última serve para a etapa de análise e geração de relatórios.

1. Atraer a

A primeira etapa do funil de vendas é a atração. É necessário trazer pessoas interessadas para um primeiro contato com a sua marca. Isso pode ser feito de maneiras distintas: mídia paga ou estratégias orgânicas.

E mesmo o tráfego pago pode se dividir em estratégias de Inbound Marketing (direcionamento para rico material ou landing page) e Marketing de salida (vendas diretas em anúncios).

O RD Station Marketing oferece algumas funcionalidades para essa primeira etapa.

Postagem em Redes sociais

RD Station Marketing: Postagem nas redes sociais

Através de uma integração com as redes sociais da sua empresa, é possível postar diretamente pelo RD Station Marketing. Isso ajuda a ter maior controle sobre as estratégias de mídia social, regularidade de postagens, análise de resultados (engajamento, cliques no perfil etc.) e mais.

Outro ponto positivo é que o calendário da ferramenta já mostra quais são as datas comemorativas dos dias, facilitando a definição de pautas.

Facebook Lead Ads

RD Station Marketing: Facebook Leads

A integração de Facebook Lead Ads do RD Station Marketing permite que você crie formulários e campanhas de anúncio para captação de contatos diretamente dentro do Facebook.

Funciona assim: a pessoa clica no seu anúncio e, ao invés de ser redirecionada para outra página, preenche (automaticamente, caso queira) um formulário dentro da própria rede social.

Isso aumenta muito as tasas de conversión, pois torna o processo de atração menos disruptivo à navegação dos usuários.

É possível ver todos os formulários para lead ads criados dentro dessa funcionalidade e acessar detalhes sobre eles clicando sobre os nomes.

Painel de palavras-chave

Se você quer aumentar suas chances de atrair leads economizando verba, precisa de um bom estudo de palavras-chave. Para isso, existe um painel no RD Marketing que lista todos os seus termos de interesse e exibe o custo por clique (CPC) de cada um deles, volume de buscas, dificuldade de ranqueamento e a relevância para seu negócio.

Também é possível selecionar o país, adicionar mais palavras e excluir os termos que não fazem mais sentido para sua estratégia.

El posicionamiento SEO

O relatório de optimización de sitios web (SEO) do RD Station Marketing permite que você estude uma página específica e a palavra-chave para qual você quer ranquear, analisando sua posição para o termo em nível nacional.

Essa pesquisa é fundamental para as otimizações em página necessárias para aumentar sua competitividade no cenário online. O SEO exige acompanhamento recorrente para melhor posicionamento nas pesquisas.

2. Converter

Após atrair usuários para seu site, seja de forma orgânica ou pelo tráfego pago, é necessário garantir que eles tomem uma ação e se cadastrem na sua base de leads, deixando ao menos nome, e-mail e telefone para contato (quanto mais campos no seu formulário de inscrição, mais qualificado é o lead).

Existem várias formas de garantir essa inscrição na sua base. Confira.

Páginas de destino

RD Station Marketing: Landing Pages

A ferramenta de edição de landing pages do RD Station Marketing permite que você crie páginas de maneira rápida, otimizada e eficiente para comunicar uma proposta adequada e aumentar a conversão dos seus leads.

Páginas de destino são páginas voltadas para uma única comunicação e que tem como objetivo garantir que os usuários tomem uma decisão: seja um cadastro na base, assinatura de newsletter, download de material, pedido de orçamento etc.

- Lea también: ¿Cómo crear una página de aterrizaje eficaz en RD Station?

Formularios

RD Station Marketing: Formulários

Os formulários do RD Station Marketing permitem que você insira os campos de coleta de dados sobre usuários em outros locais que não apenas as landing pages.

Por exemplo, se você tem um artigo no blog com muitos acessos e quer transformar esse volume de visitas orgânicas em chances de conversão, é possível usar o código de formulário do RD Station Marketing dentro do seu editor de sites.

Os campos dos formulários podem ser personalizados de acordo com suas necessidades, incluindo formas distintas de preenchimento de respostas.

Pop-ups

RD Station Marketing: Pop ups

En ventanas emergentes ficaram marcados como elementos de spam no começo da internet dos anos 2000, mas ainda são muito eficientes dentro do marketing digital.

No caso do RD Station Marketing, é possível personalizar os pop-ups para versões de saída (quando o usuário faz menção de fechar a aba do seu site) e de rolagem (ativado depois de algum tempo de navegação).

Botões de WhatsApp

É uma adição recente ao RD Station Marketing e um dos grandes diferenciais da plataforma de automação de marketing em relação aos concorrentes, já que é um dos poucos que oferece integração com o WhatsApp para diferentes funcionalidades.

Esse botão pode ser incluído no seu site como uma extensão lateral chamando para uma conversa no seu número de contato. É especialmente útil para empresas cujos clientes possuem um perfil mais conservador e preferem fazer a compra online falando com um consultor.

3. Relacionar

Captar o lead é apenas o primeiro passo. É necessário se comunicar e se relacionar com os usuários na sua base para extrair valor dessa troca entre sua empresa e eles. O RD Station Marketing oferece várias formas de se relacionar com os leads e entender quem são por trás de seus cadastros.

Base de leads

A base de leads é o centro nervoso de suas estratégias de marketing digital e Inbound. Sem ela, não há atração, conversão nem relação. É na base de leads em que estão todos os leads e suas informações.

É possível importar leads de outros bancos de dados próprios (lembrando que a compra de leads sem permissão dos usuários para compartilhamento de dados é crime pela LGPD) para integrar a base no RD Station.

Dentro da base você vê todas as conversões, horário em que ocorreram, dados preenchidos, comportamento do lead e muito mais.

Lead scoring

Já explicamos sobre o puntuación de plomo em outro artigo, mas, em resumo, essa é uma funcionalidade que permite às equipes de marketing acompanhar o comportamento dos leads e, através de suas conversões e ações, ranquear por pontos suas etapas no funil.

Esse é um tipo de cualificación de clientes potenciales “passivo”, visto que os gestores não precisam ativamente olhar lead por lead para atribuir uma pontuação.

O lead scoring é uma funcionalidade muito útil para bases de leads grandes.

Lead tracking

Similar ao lead scoring, há também o seguimiento de clientes potenciales. Em resumo, o lead tracking acompanha o comportamento do usuário no seu site e, com automações, pode disparar mensagens caso algumas condições sejam cumpridas.

Por exemplo: se você quer que leads já cadastrados recebam um e-mail convidando para uma conversa com o time comercial, pode fazer isso ao configurar o lead tracking para selecionar todos os usuários que acessarem sua página de orçamentos ou de preços.

- Lea también: Gestión de clientes potenciales: entienda qué es, para qué sirve y cómo hacerlo

Correo electrónico

RD Station Marketing: E-mail

A base do Inbound é o e-mail marketing, e o RD Station Marketing supre isso muito bem. A ferramenta de edição oferece modelos pré-prontos excelentes, recomendando os mais adequados para sua marca de acordo com o que inserir como informação na sua configuração de conta.

Além disso, é possível criar designs do zero, aumentando a personalização das mensagens. En e-mails podem ser disparos únicos, rascunhos ou e-mails automáticos para fluxos de automação.

Outro ponto muito interessante é a modalidade de Teste A/B para assuntos que fornece aos profissionais de marketing a chance de testar diferentes modelos para descobrir qual gera a melhor taxa de abertura de e-mail possível.

Mensagem de WhatsApp

Essa novidade no RD Station Marketing vem para complementar a integração com o WhatsApp, agora com a possibilidade de agendar e programar disparos de mensagens para os leads interagirem.

A automação de mensagens de WhatsApp ajuda a padronizar a comunicação de seu negócio em mais um canal e fortalece a presença da marca nessa ferramenta.

Automação de e-mail

RD Station Marketing: Automação de e-mail

A automação de e-mail utiliza os e-mails marketing criados em fluxos de comunicação programáveis através de diferentes desencadenantes mentales e condições.

É possível criar sistemas de sim/não, disparar apenas para quem abrir a mensagem anterior, escolher a cadência entre disparos, oferecer variáveis e muito mais.

Boas automações de e-mail contam com entre 3 e 5 disparos, mas podem ter muito mais que isso.

4. Analisar

A última etapa é a análise da eficácia das estratégias. Cada tópico desses apontados acima (em especial pop-ups, landing pages e e-mails) possuem relatórios nativos de abertura, conversão, cliques etc. Mas o ideal é centralizar todas as informações em um só lugar.

Análise de canais

A análise de canais mostra quantos acessos se transformaram em leads, quantos leads viraram oportunidades e quantas oportunidades viraram vendas. Além disso, analisa os canais de chegada de usuários e oferece insights valiosos para os gestores.

Outro ponto interessante é o comparativo com o mês anterior para mostrar tendências de crescimento ou queda.

Páginas mais acessadas

A parte de páginas mais acessadas dá um panorama geral de acessos orgânicos e pagos no seu site com base em um período de tempo selecionado. Ideal para quem quer reforçar as estratégias orgânicas de SEO e blog.

Relatórios

É possível configurar relatórios no RD Station Marketing para períodos diários ou semanais conforme a sua necessidade estratégica. Esses relatórios são enviados por e-mail para os interessados.

Integração RD Station Marketing, CRM e Conversas

Como falamos anteriormente, o RD Station Marketing se integra a diversas ferramentas para otimizar as estratégias de marketing y ventas das empresas.

Entre as integrações mais relevantes estão as soluções da própria RD, como a ferramenta de gestão de relacionamento com o cliente Estación RD CRM e a plataforma de atendimento digital RD Station Conversas.

A integração entre o RD Station Marketing, RD Station CRM e RD Station Conversas permite que as empresas tenham uma gestão completa e eficiente de toda a recorrido del cliente. Desde a captação de leads, passando pela qualificação, até o fechamento da venda e o atendimento pós-venda, essa integração garante um fluxo de trabalho automatizado e conectado.

- Lea también: RD Mentor IA: o que é e como utilizar a Inteligência Artificial da RD Station

Planos RD Station Marketing

O RD Station Marketing possui 4 planos: Light, Basic, Pro e Advanced.

  • Light: a partir de R$50,00 por mês, até 1000 contatos. Oferece envio ilimitado de e-mails, sequência de e-mails, criador de landing pages, criador de pop-ups, postagem em redes sociais e botão de WhatsApp;
  • Basic: a partir de R$389,00 por mês, até 5000 contatos. Oferece, além dos pontos acima, criador de formulários, painel de palavras-chave, análise de funil e canais, otimização para buscadores (SEO);
  • Pro: a partir de R$1.049,00 por mês, até 5000 contatos. Oferece, além dos pontos acima, automação avançada, WhatsApp na automação, Múltiplos domínios, lead scoring, +180 critérios de segmentação;
  • Advanced: Preço sob consulta, até 5000 contatos. Oferece, além dos pontos acima, relatórios personalizados, 500 requisições de API por minuto, limite de envio de e-mails 10x o número de contatos e apoio de especialistas.

- Lea también: Planes RD Station: elija el adecuado con ayuda de E-Dialog

Análise gratuita de RD Station Marketing na E-Dialog

A Diálogo electrónico es un agencia de inbound marketing especializada, parceira Diamond do RD Station, e está oferecendo uma análise gratuita de RD Station Marketing para as empresas interessadas no crescimento da generación de contactos e oportunidades em seu negócio no meio digital. Entre em contato conosco para saber mais!

Foto de Renan Caixeiro
Renan Caixeiro
Socio director de E-Dialog, es licenciado en Periodismo y posgraduado en Comunicación Corporativa, ambos por la UFJF. Dirige Reportei, un SaaS para informes y cuadros de mando, presenta Projeto SaaS, un podcast que comparte experiencias del universo del software como servicio, y es socio de Aquela Caixa, una comunidad para profesionales creativos. Aficionado al Vasco, su objetivo es comprar el Gigante da Colina. LinkedIn: @renancaixeiro / Instagram: @renancaixeiro.
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