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O Google Shopping é um serviço do Google que foi criado em 2011. Ele funciona como uma espécie de catálogo multimarcas. Dessa forma, quando o usuário faz uma busca por produtos, como, por exemplo, “tênis azul”, ele não precisa entrar no site de uma loja para conhecer o item. Isso porque, diretamente no Google é possível ver os produtos do catálogo de diversas lojas e comparar os preços. Para quem tem e-commerce, essa é uma estratégia que não dá para deixar de fora. Então, se você quer lançar mão desse recurso, veja a seguir como anunciar no Google Shopping.

Como anunciar no Google Shopping? Visão dos produtos na SERP

Uma novidade animadora para as empresas é que em 2020 o Google anunciou que o recurso do Google Shopping voltaria a ser gratuito. Em abril do ano passado, a ferramenta já tinha sido liberada nos Estados Unidos. 

Vantagens do Google Shopping

Os produtos aparecem em carrossel para o usuário, já com nome da loja, preço e fotos. Assim, de cara, os preços mais competitivos saem na vantagem. Mas, além disso, o interessante é que essa visualização aparece até mesmo antes dos anúncios de Google Ads. Ou seja, os produtos listados ganham destaque tanto em smartphones, quanto em desktops, chamando a atenção do usuário nos primeiros resultados da busca.

E não é apenas isso! Quando seus produtos aparecem no resultado de busca é para um público altamente qualificado. Se a pessoa procura pelo “produto X” é com intenção de comparar preço e, claro, comprar. Você ainda tem acesso a dados altamente detalhados para medir o desempenho de suas campanhas. 

Como anunciar no Google Shopping? Veja o passo a passo 

Assista ao vídeo para saber como o Google Shopping funciona, como configurá-lo e insights para otimizar suas campanhas:

Confira abaixo o passo a passo de como anunciar no Google Shopping:

1º passo – Conta no Merchant Center

Você precisa criar uma conta no Merchant Center para anunciar no Google Shopping.

2º passo – Tabela de produtos

Existem três formas de adicionar seus produtos no Google Shopping. Se você já tem uma loja virtual essa etapa está cumprida. Isso porque você pode adicionar seus itens por meio de um arquivo XML, que pode extrair da sua loja online. Vale lembrar que o arquivo deve conter as seguintes informações: nome dos produtos, preços, categorias e quantidades. Assim, basta entrar na sua conta do GMC > clicar em produtos > feeds > e subir o arquivo.  

Você pode conferir no próprio suporte do Google como criar o documento XML para anunciar no Google Shopping, caso não tenha familiaridade com o esse tipo de arquivo. Ou pode assistir a este vídeo para conhecer as diferentes formas de adicionar sua tabela de produtos na conta Merchant Center:

Esse é o canal oficial do Google Ads no Brasil.

3º passo – Integração Google Ads e Google Merchant Center

Para criar campanhas de produtos é preciso integrar Google Ads e GMC. Para isso: no menu suspenso clique nos três pontinhos > vinculação de contas > Google ADS > por fim, preencha com a sua ID. 

Antes de seguir para o próximo passo, confira se você atendeu a todos os pré-requisitos para criar uma campanha. Você pode checar essa informação na ajuda do Google Ads, na página sobre requisitos para campanhas do Shopping.

4º passo – Criação de Campanha 

Por fim, crie a sua própria campanha. Veja a seguir como anunciar no Google Shopping por meio do Google Ads.

Já no Google Ads: Campanhas > (+) > nova campanha > shopping > selecione objetivo > defina orçamento > crie grupo de anúncios. 

Para mais detalhes de como criar as suas campanhas no Google Ads, acesse nosso artigo “Como anunciar no Google?“.

Agora que você já sabe como anunciar no Google Shopping, é só começar a experimentar a ferramenta e acompanhar os dados para otimizar suas campanhas de acordo com os desempenhos apresentados!

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