O Google Shopping é um serviço do Google que foi criado em 2011. Ele funciona como uma espécie de um catálogo multimarcas. Dessa forma, quando o usuário faz uma busca por produtos, como digitar “tênis azul”, não precisa mais entrar no site de uma loja para conhecer o item. Isso porque, diretamente no Google é possível ver os produtos do catálogo de diversas lojas e comparar os preços. Para quem tem e-commerce, essa é uma estratégia que não dá para deixar de fora. Se você quer lançar mão desse recurso, veja a seguir como anunciar no Google Shopping.
Uma novidade animadora para as empresas é que este ano o Google anunciou que o recurso do Google Shopping voltará a ser gratuito. A previsão é que até o final do ano já esteja disponível em todos os países, em abril a ferramenta já foi liberada nos Estados Unidos.
Vantagens do Google Shopping
Os produtos aparecem em carrossel para o usuário, já com nome da loja, preço e fotos. Assim, de cara, os preços mais competitivos saem na vantagem. Mas, além disso, o interessante é que essa visualização aparece até mesmo antes dos anúncios de Google Ads. Ou seja, os produtos listados ganham destaque tanto em smartphones, quanto em desktops, chamando a atenção do usuário nos primeiros resultados da busca.
E não é apenas isso! Quando seus produtos aparecem no resultado de busca é para um público altamente qualificado. Se a pessoa procura pelo “produto X” é com intenção de comparar preço e, claro, comprar. Você ainda tem acesso a dados altamente detalhados para medir o desempenho de suas campanhas.
Como anunciar no Google Shopping? passo a passo
Assista ao vídeo para saber como o Google Shopping funciona, como configurá-lo e insights para otimizar suas campanhas:
Passo a passo para anunciar no Google Shopping:
1º passo – Conta no Merchant Center
Você precisa criar uma conta no Merchant Center para anunciar no Google Shopping.
2º passo – Tabela de produtos
Existem três formas de adicionar seus produtos no Google Shopping. Se você já tem uma loja virtual essa etapa está cumprida. Isso porque você pode adicionar seus itens por meio de um arquivo XML, que pode extrair da sua loja online. Vale lembrar que o arquivo deve conter as seguintes informações: nome dos produtos, preços, categorias e quantidades. Assim, basta entrar na sua conta do GMC > clicar em produtos > feeds > e subir o arquivo.
Você pode conferir no próprio suporte do Google como criar esse documento, caso não tenha familiaridade com o esse tipo de arquivo. Ou pode assistir a este vídeo para conhecer as diferentes formas de adicionar sua tabela de produtos na conta Merchant Center:
3º passo – Integração Google Ads e Google Merchant Center
Para criar campanhas de produtos é preciso integrar Google Ads e GMC. Para isso: no menu suspenso clique nos três pontinhos > vinculação de contas > Google ADS > por fim, preencha com a sua ID.
Antes de seguir para o próximo passo, confira se você atendeu a todos os pré-requisitos para criar uma campanha. Pode checar na Ajuda do Google Ads.
4º passo – Criação de Campanha
Por fim, crie a sua própria campanha. Veja a seguir como anunciar no Google Shopping por meio do Google Ads.
Já no Google Ads: Campanhas > (+) > nova campanha > shopping > selecione objetivo > defina orçamento > crie grupo de anúncios.
Veja também: Como anunciar no Google.
Agora você já sabe como anunciar no Google Shopping, é só começar a experimentar a ferramenta e acompanhar os dados para otimizar suas campanhas de acordo com os desempenhos apresentados. Lembrando que, até o final do ano, a expectativa é que esse recurso do Google se torne gratuito no Brasil, assim, você vai poder explorar de forma ilimitada essa funcionalidade.