Anunciar no LinkedIn é uma alternativa para quem precisa alcançar pessoas com base em dados corporativos como cargo, setor de atuação e tamanho da empresa. Nesse artigo, vamos explicar o passo a passo de como anunciar nesta plataforma.
Explicamos anteriormente sobre como o LinkedIn pode gerar vendas e como usar o LinkedIn para divulgar empresas. Os anúncios nessa rede social podem ser investimentos certeiros em determinadas organizações por conta do grande poder de alcance. Levar a marca para um público personalizado de forma tão segmentada é uma forma de ter um excelente retorno.
Entenda o LinkedIn
Antes de mostramos o passo a passo de como anunciar no LinkedIn, vamos conhecer um pouco mais sobre essa rede?
Lançada em 2003, o LinkedIn é uma rede social voltada para negócios e conta com mais de 40 milhões de usuários no Brasil. O LinkedIn permite conexões entre profissionais e empresas, de forma a incentivar o networking e o encontro da vaga ideal para cada perfil.
A forma de contato na plataforma é mais formal, diferente de outras propostas, como a do Facebook e do Instagram, por exemplo. A escolha das publicações e fotos para a identificação são feitas visando a posição da pessoa no mercado de trabalho.
Usuários do LinkedIn: conexões de negócio
Os motivos mais comuns para a presença das pessoas no LinkedIn é a atualização constante sobre seu ramo de atuação, conexão com firmas e outros profissionais, divulgação do próprio trabalho e ainda a oportunidade de contato com a opinião de pessoas influentes em suas áreas.
Muitas instituições utilizam a rede social como um dos critérios na seleção de candidatos para vagas. Analisar a atuação do profissional em uma plataforma como essa é interessante para um complemento do currículo enviado.
Como anunciar no LinkedIn: primeiras dicas
Uma dica fundamental de como anunciar no LinkedIn é ter desde o começo uma página corporativa na rede social. Para criar uma, você precisa acessar Interesses > Empresas, como mostrado abaixo:
Depois de selecionar o menu de Empresas, caso você ainda não tenha uma página, basta selecionar a opção Criar dentro do menu Company Page:
Não é pré-requisito ter uma página, é apenas algo que pode lhe auxiliar a criar outros tipos de anúncios, como mostrado no tutorial.
Como Anunciar no LinkedIn em 8 passos
Agora confira como anunciar na rede em 8 simples passos:
1. Menu: primeiro passo para anunciar no LinkedIn
O primeiro passo na criação dos anúncios do LinkedIn é acessar a área de publicidade via Menu superior (imagem abaixo) ou ir direto no link: http://linkedin.com/ads.
Você deverá cair em uma tela como essa:
A partir daí, você pode seguir o nosso passo-a-passo de como anunciar no LinkedIn via vídeo ou via texto.
2. Gerenciador de anúncios
Depois de clicar em Gerenciar anúncios (ou outro texto que aparecer para você na caixa), você irá cair numa tela como essa (no vídeo mostramos outra tela pois já tínhamos criado anúncios anteriormente, mas a lógica seguirá a mesma):
Existem 3 tipos de anúncios que você poderá escolher:
Sponsored Content
Enquanto os outros anúncios ficam na barra lateral ou na parte de cima da página, esse aparece no feed (ou timeline) dos usuários. Essa posição resulta em um maior engajamento do público. É importante ressaltar que, para patrocinar posts nesse formato, sua marca precisa ter uma Company Page.
Text Ads
São os anúncios localizados na barra lateral e no topo do LinkedIn com links e em pouco espaço. Ao contrário do anterior, você não precisa criar a Company Page para patrocinar conteúdos nesse estilo. As maiores vantagens do Text Ads é a facilidade de produção e o controle do orçamento, já que você pagará por clique ou impressão.
Sponsored Mail
Essa é outra opção para anunciar no LinkedIn. Nela os anúncios funcionam como mensagens patrocinadas que vão direto para a caixa de mensagens dos usuários-alvo. A ferramenta atua como um e-mail, mas dentro da própria rede social.
3. Criação de campanha e conta
Em seguida, você precisar criar uma conta e uma campanha, em telas como a mostrada a seguir. É importante escolher uma página que você tenha (Company Page) caso o anúncio seja de Sponsored Content.
4. Nomeação da campanha no LinkedIn
5. Passo a passo para a criação do anúncio do LinkedIn
Após a criação da conta e campanha no LinkedIn, você vai começar a criar o anúncio. Nessa etapa, o LinkedIn é bem didático. No vídeo, mostramos como é selecionar um post para ser patrocinado. Depois de selecionado o post, clicamos em “Patrocinar Item Selecionado”.
6. Segmentação
A próxima etapa para anunciar no LinkedIn é a segmentação. São diversas opções de segmentação que você poderá escolher. As mais específicas são:
- Localidade;
- Nome da empresa;
- Setor da empresa;
- Tamanho da empresa;
- Cargo: escolha livre de palavras relacionadas a cargos como diretor, CEO, coordenadora, reitor, analista, etc.
- Função: uma lista pré-determinada de áreas de atuação dentro de uma empresa;
- Nível de experiência: em qual “escala” na hierarquia corporativa o usuário está tais como cargos de gerência ou proprietários de empresas;
- Instituições de ensino e Área de estudo;
- Diplomas: graduações definidas pelo LinkedIn tais como MBAs;
- Competências do usuário: habilidades que são marcadas por amigos do usuário tais como capacidade em questões técnicas e comportamentais;
- Grupos do usuário;
- Gênero;
- Idade;
- Anos de experiência.
À medida em que você criar a segmentação, irá aparecer o número potencial de pessoas a serem atingidas, como na imagem abaixo:
7. Orçamento
Depois é hora de escolher o orçamento da campanha e custo por clique. Mas a tela do LinkedIn é bem didática em explicar como isso funciona. Confira abaixo:
8. Acompanhamento
Agora é só colocar o cartão de crédito e acompanhar o andamento dos anúncios pelo painel do Linkedin.
Algumas dicas de como anunciar no LinkedIn da melhor forma
- O Custo por Clique no LinkedIn está acima da média do Facebook. Ou seja, isso significa que a campanha precisa ser ainda mais assertiva;
- Além disso, em poucos cliques uma verba alta pode ser gasta. Então, caso ainda não tenha experiência, coloque uma limitação de orçamento (tela do item 7) para evitar extrapolar o investimento previsto;
- Não existe um número ideal de pessoas a serem alcançadas. Porém, evite públicos que estejam na casa dos milhões de usuários. Isso significa que sua segmentação pode estar ampla demais (item 6).
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