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Como anunciar no TikTok? Entenda como funcionam os Ads na plataforma

Mídia Social
Publicado em setembro 27, 2024
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Índice
[ez-toc]
Como anunciar no TikTok? Entenda como funcionam os Ads na plataforma

Como já falamos no blog da E-Dialog em outros momentos, o vídeo marketing ganhou o universo digital, e o TikTok é a prova disso. Assim como outras redes sociais, a plataforma oferece às empresas a oportunidade de adquirir espaço publicitário para se conectar com seu público-alvo. Por isso, neste artigo, vamos explorar como anunciar no TikTok.

Continue a leitura e confira até o final do artigo essa e outras informações importantes sobre a rede.

Conhecendo o aplicativo TikTok

Abaixo, um pouco sobre a história do TikTok e como ele funciona.

Quando o Tik Tok foi criado?

O TikTok foi criado na China em 2016 pela Bytedance. Já no ano de 2018 ele foi o quarto aplicativo mais baixado no mundo e em agosto de 2020 chegou à primeira posição. Até o início de 2020, 60% de seu público era da própria China, mas hoje o app se popularizou em todo o mundo.

A plataforma atraiu primeiramente os jovens entre 11 e 15 anos, que migraram do Instagram por terem os pais na rede social. Mas agora seu público já está se diversificando. O TikTok ganhou popularidade entre celebridades de diversificadas faixas etárias e até influencers nativos do app.

No Brasil, a Bytedance contratou pessoal para gerir o TikTok no país. Além disso, tem investido em cursos e aconselhamento de carreira para digital influencers do app. 

Desde 2022, se tornou uma das principais redes sociais no Brasil, e vem ganhando cada vez mais capilaridade. Mesmo com o Instagram criando o Reels para competir, o TikTok ainda atrai público, especialmente o mais jovem, buscando redes mais novas.

Como funciona a rede social?

Assim como o Instagram surgiu como uma plataforma para priorizar as imagens, o TikTok nasce com o objetivo de proporcionar um espaço para gravação, edição e publicação de vídeos.

Na plataforma é possível assistir aos vídeos recomendados, de acordo com os hábitos de consumo do usuário e vídeos de amigos. Além de ter as interações de curtir, comentar e compartilhar (inclusive com outras redes sociais, como WhatsApp e Instagram).

Os vídeos curtos, divertidos e cheios de recursos com possibilidades de edição, proporcionam diversão para os usuários. 

De acordo com o DataReportal, são mais de 74 milhões de usuários no Brasil acima dos 18 anos. 

Além dos vídeos, muita interação acontece por meio das hashtags e desafios nacionais e internacionais lançados na rede social.

Segmentação por Inteligência Artificial

Um detalhe interessante no TikTok é que ele segmenta os conteúdos, isso não é novidade em nenhuma rede social, ok! Mas, aqui o diferencial é o uso de inteligência artificial. Facebook, Instagram, etc oferecem conteúdos a partir das relações com outros usuários. Aqui, a experiência sob demanda é feita a partir das preferências e interesses. 

Dessa forma, a entrega é realmente efetiva, proporcionando uma experiência única para o usuário.

– Leia também: O uso da inteligência artificial no marketing digital

TikTok para empresas

Apesar de ser uma plataforma voltada para conteúdo leve e informal em sua maioria, o aplicativo pode integrar sua estratégia de marketing de diferentes formas. A Coca-Cola, Kit Kat e até a cantora Anitta já começaram a investir nisso. 

Comunicadores científicos, escritores, profissionais do entretenimento e uma série de outras instituições que “não se enquadrariam no TikTok” acharam seus nichos e público, com alcance muito melhor que nas outras redes.

Veja abaixo algumas dicas de TikTok para empresas e depois sobre como anunciar no TikTok.

1. Hashtags

É possível criar um perfil próprio para a marcas e fazer desafios para engajar o público por meio de hashtags. É assim que atualmente muitos artistas lançam seus trabalhos e marcas lançam os seus produtos.

2. Campanhas publicitárias em vídeo

As empresas que desejam dialogar com o público da rede podem começar a utilizar o TikTok para campanhas publicitárias em vídeo. Abaixo iremos falar sobre como isso por ser feito a partir da ferramenta de anúncios do TikTok.

– Leia também: Reels para empresas: sucesso nas redes sem precisar fazer dancinhas

Como anunciar no TikTok?

Além da produção de conteúdo no app, agora é possível anunciar diretamente por meio do TikTok Ads.

Esse recurso oferece uma variedade de formatos, como vídeos publicitários, banners e punchs, garantindo uma experiência imersiva e interativa para os usuários. A inteligência artificial do TikTok segmenta os anúncios com ainda mais precisão, mostrando-os de acordo com as preferências e comportamentos de navegação do público.

Como anunciar no TikTok? Campanha da Coca Cola na plataforma

O TikTok Ads se destaca pela flexibilidade dos seus formatos e pela oportunidade de criar criativos mais ousados, permitindo contar histórias autênticas e impactar os usuários de maneira mais imersiva.

Em 2024, a plataforma expandiu suas opções para incluir novos formatos interativos, como shoppable videos (vídeos compráveis) e anúncios com realidade aumentada (AR), que incentivam a ação direta, seja uma compra ou visita a um site.

A conta no Ads é criada gratuitamente. Após preencher os seus dados, o cadastro passa por uma revisão automatizada, com feedback quase instantâneo.

No Gerenciador de Anúncios, os anunciantes podem ajustar orçamentos de forma flexível e pausar ou retomar campanhas a qualquer momento. Em termos de custos, o modelo é flexível, com opções como CPC (custo por clique), CPM (custo por mil impressões) e CPV (custo por visualização), permitindo aos anunciantes otimizar suas campanhas com mais precisão.

Como anunciar no TikTok? Criando uma conta no Gerenciador de Anúncios

Gerenciador de anúncios do TikTok

O primeiro passo para anunciar no TikTok é criar uma conta no gerenciador de anúncios.

Recomendamos que você já tenha uma conta pessoal na rede pra entender os formatos de vídeo e os conteúdos que aparecem. Navegue um pouco pela rede para assimilar como a comunicação é feita e como os anúncios aparecem. 

Abaixo, fizemos um passo a passo de como criar sua conta para anunciar no TikTok. Confira!

  1. Criar uma conta: Acesse o Gerenciador de Anúncios do TikTok e cadastre-se com seu e-mail ou telefone. Insira a senha, solicite o código de verificação e aceite os termos de uso. Após essa etapa, clique em “Sign Up”;
  2. Configurar sua conta: Insira informações básicas como país, fuso horário e moeda. Certifique-se de que o nome da empresa está correto e clique em “Registrar”;
  3. Inserir informações da empresa: No primeiro login, haverá um formulário para preencher informações adicionais, como endereço e site da empresa. Agora, a plataforma exige que o site siga o formato “https://www.[dominio].com.br”, além de garantir que ele esteja funcional e contenha informações válidas sobre o produto ou serviço anunciado;
  4. Método de pagamento: Escolha entre pagamento manual ou automático (conforme disponibilidade regional). Essa escolha é permanente, então avalie bem antes de confirmar;
  5. Aprovação dos dados: Após inserir todas as informações, clique em “Enviar”. A revisão dos dados é feita em até 24 horas. Se o cadastro for aprovado, você receberá uma confirmação. Caso seja rejeitado, será informado o motivo e as correções necessárias.

É importante observar que algumas coisas podem levar sua conta de anúncios a ser rejeitada. Algumas dessas razões são:

  • Nome do negócio não corresponde ao site ou documentos oficiais;
  • O site foi enviado em um formato que não seja https://www.[dominio].com.br;
  • O site não promove claramente um produto ou não tem informação válida na landing page;
  • O seu produto ou serviço oferecido é proibido no seu país para anúncios ou venda, exemplo: cigarros, lança-chamas e marfim de elefantes.

São muitos recursos disponíveis que fazem anunciar no TikTok uma novidade interessante para o seu negócio. E, se gosta de saber das inovações no mundo da redes sociais, acompanhe o nosso blog! Temos outros artigos que detalham como anunciar em diferentes plataformas, como “Como anunciar no Instagram” e “Como anunciar no WhatsApp“.

Foto de Renan Caixeiro
Renan Caixeiro
Sócio Diretor na E-Dialog, é graduado em Jornalismo e pós-graduado em Comunicação Corporativa, ambos pela UFJF. Está à frente do Reportei, SaaS de relatórios e dashboards, é host do Projeto SaaS, podcast que compartilha experiências do universo de software as a service, e sócio da Aquela Caixa, comunidade para profissionais de criação. Torcedor do Vasco, tem como meta comprar o Gigante da Colina. LinkedIn: @renancaixeiro / Instagram: @renancaixeiro.
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