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Como já falamos no blog da E-Dialog em outros momentos, o vídeo marketing irá ganhar o universo digital. Mais uma prova de que esse futuro chegou é o aplicativo TikTok. E, como toda rede social, o app permite que empresas comprem o seu espaço para atingir seu público consumidor. Por isso, hoje o conteúdo é dedicado para falar sobre como anunciar no TikTok.

Continue a leitura e confira até o final do artigo essa e outras informações sobre a rede:

  • Conhecendo o aplicativo TikTok
  • Como funciona a rede social? 
  • TikTok para empresas
  • Como anunciar no TikTok?

Conhecendo o aplicativo TikTok

O TikTok foi criado na China em 2016 pela Bytedance. Já no ano de 2018 ele foi o quarto aplicativo mais baixado no mundo (pesquisa Sensor Tower) e em agosto deste ano chegou à primeira posição. Até janeiro 60% de seu público era da própria China, mas agora o app tem se popularizado em todo o mundo.

A plataforma atraiu primeiramente os jovens entre 11 e 15 anos, que migraram do Instagram por terem os pais na rede social. Mas agora seu público já está se diversificando. O TikTok vem ganhando popularidade entre celebridades de diversificadas faixas etárias e até influencers nativos do app.

No Brasil, a Bytedance começou a contratação de pessoal para gerir o TikTok no país. Além disso, tem investido em cursos e aconselhamento de carreira para digital influencers do app. No entanto, anunciar no TikTok ainda é algo escasso, isso se deve ao público ainda pequeno no país. Mas aí está um mercado potencial para se explorar, quem dominar primeiro a plataforma tem mais chances de se destacar.

Como funciona a rede social?

Assim como o Instagram surgiu como uma plataforma para priorizar as imagens, o aplicativo chinês, TikTok, nasce com o objetivo de proporcionar um espaço para gravação, edição e publicação de vídeos.

Na plataforma é possível assistir aos vídeos recomendados, de acordo com os hábitos de consumo do usuário e vídeos de amigos. Além de ter as interações de curtir, comentar e compartilhar (inclusive com outras redes sociais, como WhatsApp, Twitter e Instagram).

Os vídeos curtos, divertidos e cheio de recursos e possibilidades de edição, proporcionam diversão para os usuários. No Brasil são mais de 9,6 milhões de vídeos publicados por mês e mais de 1,9 bilhões de visualizações mensais. Além dos vídeos, muita interação acontece por meio das hashtags e desafios nacionais e internacionais lançados na rede social.

Inteligência Artificial

Um detalhe interessante no TikTok é que ele segmenta os conteúdos, isso não é novidade em nenhuma rede social, ok! Mas, aqui o diferencial é o uso de inteligências artificial. Facebook, Instagram, etc oferecem conteúdos a partir das relações com outro usuários. Aqui, a experiência sob demanda é feita a partir das preferências e interesses. Dessa forma, a entrega é realmente efetiva, proporcionando uma experiência única para o usuário.

Leia também: A importância das redes sociais na metodologia Inbound

Monitoramento de redes sociais: importância e melhores ferramentas

TikTok para empresas

Apesar de ser uma plataforma voltada para conteúdo leve e de “zueira” em sua maioria, o aplicativo pode integrar sua estratégia de marketing de diferentes formas. A Coca-Cola, Kit Kat e até a cantora Anitta já começaram a investir nisso. Veja abaixo algumas dicas de TikTok para empresas e depois sobre como anunciar no TikTok.

1. Hashtags

É possível criar um perfil próprio para a marcas e fazer desafios para engajar o público por meio de hashtags. Foi assim que a Anitta utilizou o TikTok para lançar o álbum “Kisses” com a hashtag #OndaDiferenteChallenge, por exemplo.

Como anunciar no TikTok? Campanha Anitta

2. Campanhas publicitárias em video

As empresas que desejam dialogar com o público jovem já podem começar a utilizar o TikTok, que tem majoritariamente esse público no app. Os vídeos divertidos serão a ponte com o público. Outra vantagem é que não é possível rolar o feed sem assistir o vídeo todo, assim as visualizações não serão um problema.

Como anunciar no TikTok?

Além da produção de conteúdo no app, é possível fazer os anúncios por meio do TikTok Ads. O recurso fica disponível por meio de banners, puchs e vídeos publicitários. Os conteúdos aparecerão de forma segmentada, de acordo com as preferências do público (baseando-se na IA, mencionada anteriormente).

Como anunciar no TikTok? Campanha Coca Cola

O Ads do app promete formatos flexíveis e a possibilidade de criativos mais ousados para contar histórias da marca e inspirar ações com formatos imersivos.

A conta no Ads é criada gratuitamente. É preciso preencher os dados e esperar a equipe de suporte entrar em contato para a efetivação do cadastro. O recurso permite ajustar o orçamento, iniciar e parar de rodar um anúncio quando se desejar. Além disso, os preços ainda são flexíveis, é possível escolher o modelo de otimização (CPC, CPM e oCPC) e pagar de acordo.

São muitos recursos disponíveis que fazem anunciar no TikTok ser uma novidade interessante para o seu negócio. E, se gosta de saber das inovações acompanhe o nosso blog, que semanalmente traz novos conteúdos sobre gerenciamento de redes sociais, inbound marketing e outros assuntos de marketing digital.

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