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Case: Reportei

Aumento de 126% em trials, 65% em vendas e redução de 33% no Churn após a implatação do RD Station tudo isso com 1582% de ROI

Sobre o Reportei

O Reportei é um software para gestão de relatórios entre profissionais de marketing digital e seus respectivos clientes. Ele fornece ferramentas para análise rápida de Facebook, Instagram, Analytics, YouTube e LinkedIn, além de maneiras de comunicar o progresso do projeto com o cliente.

O sistema é uma assinatura mensal, com planos a partir de R$ 19,90. Grande parte dos usuários do Reportei são agências de pequeno e médio porte (até 20 clientes), além de freelancers que prestam serviço para até 5 clientes. Muitas empresas também usam o Reportei para acompanhar os indicadores de marketing digital.

O problema

O principal problema do Reportei era crescer em receita de forma exponencial a um custo reduzido, uma vez que havia pouca capacidade de investimento em ações de marketing e necessidade de alto volume de clientes para a viabilidade financeira do software. O Reportei já havia tentado utilizar outras ferramentas de Inbound mas sem sucesso.

Além disso, o Reportei não trabalhava outros pontos de contato com os clientes além do trial e da venda – não havia fluxos de topo ou meio de funil, nem onboarding (prejudicando o relacionamento e, consequentemente, levando a menos retenção de clientes). Era necessário automatizar e otimizar esses processos, já que o volume previsto de leads seria alto.

A solução 

Ao implantar o RD Station, o Reportei já começou de imediato a se relacionar com uma base prévia de 40 mil leads que havia captado mas que não tinha qualquer ação de fluxo de relacionamento. Entre os leads, estavam trials e leads de uma ferramenta gratuita que o Reportei havia disponibilizado (uma calculadora de custos para freelancers e agências). Foram criados fluxos de Onboarding, fluxos para a calculadora, fluxo para avaliação do software e para diferentes estágios de interação do lead com o Reportei. 

Além disso, novos materiais ricos foram disponibilizados como um Calendário Editorial, Checklist de Marketing, Análise de NPS para agências e Template de Planejamento de Marketing Digital. 

Um ponto fundamental da estratégia foi posicionar o Reportei em palavras-chave do Google que atraiam tráfego de qualidade. Para isso, com a ferramenta de SEO do RD Station, foi feito o monitoramento de palavras-chave determinado pela estratégia de marketing de conteúdo no blog.

Resultados atingidos 

Ao iniciar a interação com os leads, o número de trials (Oportunidades) aumentou em 125% em apenas 6 meses após a implantação do RD – muito, em virtude, do melhor relacionamento com os leads que eram captados. O MRR (já considerando o churn) adicionando mensalmente saltou de R$ 1250 (em novembro de 2017 – antes da implantação do RD) para R$ 3020 (agosto de 2018) – o equivalente a 141% de crescimento.

 

Dados reportei

O Reportei é top 1 no Google para as principais palavras-chave alvo de mercado, gerando cerca de 50% da receita deste canal. A taxa de Churn, que vinha numa crescente e atingiu o pico antes da implantação do RD, caiu de 12% para 9,1% no período. Nos últimos meses, a média do churn ficou próxima a 7,5%. 

Em média, o Reportei adiciona cerca 113 novos assinantes/mês, com um ticket médio de R$ 53. O LTV da ferramenta é de cerca de R$ 700.  Considerando o LTV, a receita que entra todos os meses é de R$ 79100,00. O investimento em marketing é de cerca de R$ 5000 (somando equipe, agência, anúncios), o que garante um ROI de 1582%. Desde a implantação do RD, o Percentual de aumento em visitas foi de 22%, de aumento em leads de 83%, de oportunidades de 126% e de vendas em 65%

novas oportunidades

MRR

%

churn

ROI

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