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Como anunciar no Google? Saiba tudo sobre o Google Ads

Google Ads
Publicado em outubro 30, 2024
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Índice
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Como anunciar no Google? Saiba tudo sobre o Google Ads

Empresas que se inserem nas plataformas online precisam estar atentas a todas as formas de melhorar o seu desempenho. Uma das estratégias mais eficazes para isso é investir em posições pagas no Google. Por isso, muitos empresários se perguntam: como anunciar no Google? É exatamente isso que você vai descobrir ao longo desta leitura. Continue para saber mais!

O que é o Google Ads? 

O Google Ads é a plataforma pela qual você poderá fazer os links patrocinados do Google, ou seja, os anúncios pagos. Ele funciona como um leilão. Você pode comprar as palavras-chave que sejam associadas ao seu negócio e fazer um link para as páginas do seu site. Dessa forma, quando o usuário pesquisar por certo termo, verá o seu site logo nas primeiras posições da pesquisa com a informação de que a página é patrocinada. 

O Google Ads também oferece formatos variados de anúncios, como anúncios em vídeo (especialmente no YouTube), anúncios de produtos com imagens e campanhas focadas em objetivos específicos, como geração de leads ou vendas.

– Leia também: Como anunciar no Youtube? Passo a passo para anúncios na plataforma

Para anúncios do Google, conteúdo é tudo!

No entanto, o seu concorrente pode vir a comprar as mesmas palavras que você. Nesse caso, quem fica primeiro?

Aí a importância da qualidade do seu conteúdo: o “critério desempate” do Google é a taxa de rejeição do público. Além disso, o Google Ads agora leva em conta métricas mais amplas, como o índice de qualidade dos anúncios, que avalia a relevância, taxa de cliques esperada e a experiência na página de destino.

Caso o seu site não tenha conteúdo relevante, um layout atrativo e informações importantes, os usuários navegam por pouco tempo nele. Essa taxa de rejeição de entrada e saída do portal em poucos minutos faz com que o conteúdo, mesmo que com a palavra-chave comprada, desça na página, enquanto as mais bem estruturadas subam. Com atualizações recentes, o Google prioriza cada vez mais a experiência do usuário, exigindo que as páginas sejam rápidas e adaptáveis para evitar penalidades na classificação.

– Leia também: PMax (Campanha Performance Max do Google Ads): o que é e como utilizar o recurso?

Vantagem de anunciar no Google

Quando o usuário entra no buscador e procura uma palavra-chave é ele quem diz o que precisa. Já está claro o seu objetivo quando ele procura uma casa para alugar, um óculos para comprar, um serviço para contratar. Se o seu produto ou serviço aparece primeiro, as chances de ele ser o escolhido para o clique e efetivação da compra são enormes. 

Isso tanto dá certo que 95% da receita do Google é proveniente dos anúncios. Ou seja, as marcas de todo o mundo investem em Ads porque é rentável. Segundo a plataforma de marketing online Wishpond, um anúncio da primeira posição da pesquisa tem mais de 7% de taxa de cliques e mais de 1,2 milhão de empresas fazem anúncios no Google. Dados recentes indicam que essa taxa de cliques pode variar conforme o setor e o tipo de campanha, com a média de cliques para anúncios na rede de pesquisa do Google chegando a 3,17% para todos os setores.

Métricas para ter atenção 

O Google Ads tem ainda a possibilidade de analisar diversas métricas durante a criação das campanhas de anúncios. A partir delas você pode repensar as estratégias para melhorar o desempenho. Entenda agora alguns termos importantes para estar familiarizado ao anunciar no Google.

1. Custo por clique

O custo por clique é o valor pago quando um usuário clica no seu link patrocinado. Quanto menor for o CPC, maior será o seu retorno sobre o investimento. Isso porque com o mesmo valor investido, quanto mais barato for o clique, mais pessoas você conseguirá atingir. 

Recentemente, o Google Ads tem permitido ajustes automáticos de lances para otimizar o CPC com base em metas de conversão e inteligência artificial, ajudando a alcançar melhores resultados com menor custo.

– Leia também: O uso da inteligência artificial no marketing digital

2. Taxa de cliques

Essa métrica revela como está o desempenho da campanha. É a divisão do número de cliques por quantas vezes seu anúncio foi exibido como resultado de buscas. A partir desse valor, chamado também de taxa de conversão ou CTR, você consegue saber se está na frente dos seus concorrentes. Visto que, quanto mais cliques você tem, melhor está o seu posicionamento. Além disso, o CTR agora pode ser monitorado por diferentes tipos de dispositivos e locais, permitindo ajustes mais direcionados.

3. Taxa de impressões

Já a taxa de impressões permite saber se o seu anúncio foi feito de forma adequada para o público-alvo. Nessa métrica a divisão feita é entre o número de vezes que o seu anúncio apareceu pelas vezes que a palavra-chave comprada foi pesquisada. 

4. Índice de qualidade 

Como uma média de todas as métricas anteriores é estipulado o seu índice de qualidade. A partir de um bom índice de qualidade todos os seus resultados globais melhoram, já que aumenta o volume de tráfego e do CTR e diminui o CPC.  

O índice de qualidade agora inclui fatores como a relevância do anúncio e a experiência na página de destino, o que reforça a necessidade de um conteúdo relevante e páginas de alta performance.

Passo a passo de como anunciar no Google

  1. Vá até o site do Google Ads e clique em “começar agora”;
  2. Insira o seu e-mail e a URL do seu site;
  3. Escolha o tipo de campanha “Rede de Pesquisa”, ideal para aparecer nas buscas do Google. Esse tipo de campanha utiliza a publicidade PPC (Pay-Per-Click), garantindo que seu anúncio seja exibido quando o usuário pesquisa por palavras-chave relacionadas ao seu negócio;
  4. Defina o CPC máximo que pode pagar para os cliques no seu anúncio. Para isso, faça o seguinte cálculo: CPC máximo = lucro x comissão paga ao Google x taxa de conversão. Hoje, o Google Ads oferece a opção de lances automáticos, que ajusta os valores para otimizar os resultados, maximizando conversões.
  5. Use o Google Keyword Planner para identificar as palavras-chave que seus potenciais clientes usariam para encontrar seu produto ou serviço. Escolher palavras-chave relevantes ajuda a aumentar as chances de seu anúncio aparecer nas primeiras posições da pesquisa.
  6. Invista em uma landing page de qualidade: Depois de garantir que o seu anúncio vai atrair cliques, é essencial que o visitante encontre uma página de destino bem estruturada. Use CTAs claros e ofereça uma experiência intuitiva, para incentivar o visitante a permanecer e se converter em cliente.
  7. Realize testes A/B para experimentar diferentes versões de anúncios e verificar qual gera melhor resultado. Anúncios responsivos adaptam o conteúdo para diferentes dispositivos, maximizando o alcance e a relevância dos anúncios;
  8. Acompanhe o desempenho pelo Google Analytics: A integração com o Google Analytics permite que você acompanhe o comportamento do usuário após o clique no anúncio. Esses dados ajudam a identificar campanhas com maior engajamento e conversão, melhorando ainda mais a sua estratégia.

Esses passos iniciais de como anunciar no Google Ads ajudarão você a aproveitar ao máximo o potencial da Rede de Pesquisa. Conforme explora a plataforma, verá também como segmentar seu público, ajustar o orçamento e usar dados para refinar suas campanhas, posicionando seu negócio diretamente nas pesquisas mais relevantes para os seus objetivos.

– Leia também: Quanto custa anunciar no Google Ads? Confira dicas de quanto investir no Google Ads para ter resultado!

Conclusão

Saber como anunciar no Google é uma estratégia poderosa para alcançar clientes no momento exato em que estão buscando soluções ou produtos como os que sua empresa oferece.

Com o Google Ads, você tem controle sobre o orçamento, as palavras-chave e as segmentações, permitindo criar campanhas direcionadas e mensuráveis para otimizar os resultados.

Aproveite a oportunidade para experimentar e dominar a ferramenta, aumentando a visibilidade da sua marca e fortalecendo sua presença digital!

E caso precise de suporte na tarefa, entre em contato com a E-Dialog. Somos uma agência de Inbound Marketing especializadas na gestão de tráfego pago!

– Leia também: Como anunciar na internet? Tutorial completo para anúncios no Google e redes sociais

Foto de Renan Caixeiro
Renan Caixeiro
Sócio Diretor na E-Dialog, é graduado em Jornalismo e pós-graduado em Comunicação Corporativa, ambos pela UFJF. Está à frente do Reportei, SaaS de relatórios e dashboards, é host do Projeto SaaS, podcast que compartilha experiências do universo de software as a service, e sócio da Aquela Caixa, comunidade para profissionais de criação. Torcedor do Vasco, tem como meta comprar o Gigante da Colina. LinkedIn: @renancaixeiro / Instagram: @renancaixeiro.
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