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Publicado em setembro 5, 2019

Como anunciar no Google? Saiba tudo sobre o Google Ads

Atualmente empresas que se inserem nas plataformas online precisam estar atentas a todas as formas de melhorar o seu desempenho. Seja nas redes sociais ou nos buscadores de pesquisa como o Google, dificilmente o sucesso virá completamente de forma orgânica. Então, a principal pergunta dos empresários é: Como anunciar no Google? E é isso que você descobre até o final desta leitura. 

Obviamente é importante aliar o alcance orgânico com o pago para obter resultados. Para melhorar o desempenho de forma orgânica o que se faz atualmente é a otimização de sites, também conhecido como SEO (Search Engine Optimization). Mas, o SEO é uma técnica que demanda tempo e produção de conteúdo de altíssimo nível periodicamente. Então, se você deseja escalar para as primeiras posições do Google rapidamente, o Google Ads vai te ajudar. 

O que é o Google Ads? 

O Google Ads, antigamente chamado de Google Adwords, é a plataforma pela qual você poderá fazer os links patrocinados do Google, ou seja, os anúncios pagos. Ele funciona como um leilão. Você pode comprar as palavras-chave que sejam associadas ao seu negócio e fazer um link para as páginas do seu site. Dessa forma, quando o usuário pesquisar por certo termo, verá o seu site logo nas primeiras posições da pesquisa com a informação de que a página é patrocinada. 

Leia também: Quanto custa anunciar no Google?

Conteúdo é tudo! 

No entanto, o seu concorrente pode vir a comprar as mesmas palavras que você. Nesse caso, quem fica primeiro? Aí a importância da qualidade do seu conteúdo: o “critério desempate” do Google é a taxa de rejeição do público. Caso o seu site não tenha conteúdo relevante, um layout atrativo e informações importantes, os usuários navegam por pouco tempo nele. Essa taxa de rejeição de entrada e saída do portal em poucos minutos faz com que o conteúdo, mesmo que com a palavra-chave comprada, desça na página, enquanto as mais bem estruturadas subam. Isso porque o Google prioriza a experiência do usuário

Vantagem de anunciar no Google

Quando o usuário entra no buscador e procura uma palavra-chave é ele quem diz o que precisa. Já está claro o seu objetivo quando ele procura uma casa para alugar, um óculos para comprar, um serviço para contratar. Se o seu produto ou serviço aparece primeiro, as chances de ele ser o escolhido para o clique e efetivação da compra são enormes. 

"Eu uso o Google", GIF no artigo "Como anunciar no Google?

Isso tanto dá certo que 95% da receita do Google é proveniente dos anúncios. Ou seja, as marcas de todo o mundo investem em Ads porque é rentável. Segundo a plataforma de marketing online Wishpond, um anúncio da primeira posição da pesquisa tem mais de 7% de taxa de cliques e mais de 1,2 milhão de empresas fazem anúncios no Google.

Métricas para ter atenção 

O Google Ads tem ainda a possibilidade de analisar diversas métricas durante a criação das campanhas de anúncios. A partir delas você pode repensar as estratégias para melhorar o desempenho. Entenda agora alguns termos importantes para estar familiarizado ao anunciar no Google.

1 – Custo por clique

O custo por clique é o valor pago quando um usuário clica no seu link patrocinado. Quanto menor for o CPC, maior será o seu retorno sobre o investimento. Isso porque com o mesmo valor investido, quanto mais barato for o clique, mais pessoas você conseguirá atingir. 

2 – Taxa de cliques

Essa métrica revela como está o desempenho da campanha. É a divisão do número de cliques por quantas vezes seu anúncio foi exibido como resultado de buscas. A partir desse valor, chamado também de taxa de conversão ou CTR, você consegue saber se está na frente dos seus concorrentes. Visto que, quanto mais cliques você tem, melhor está o seu posicionamento. 

3 – Taxa de impressões

Já a taxa de impressões permite saber se o seu anúncio foi feito de forma adequada para o público-alvo. Nessa métrica a divisão feita é entre o número de vezes que o seu anúncio apareceu pelas vezes que a palavra-chave comprada foi pesquisada. 

4 – Índice de qualidade 

Como uma média de todas as métricas anteriores é estipulado o seu índice de qualidade. A partir de um bom índice de qualidade todos os seus resultados globais melhoram, já que aumenta o volume de tráfego e do CTR e diminui o CPC.  

Como anunciar no Google? Passo a passo

  1. Vá até o site do Google Ads e clique em “começar agora”;
  2. Insira o e-mail Gmail e a URL do seu site;
  3. Depois é preciso escolher o tipo de campanha. A publicidade PPC é a direcionada para aparecer nas buscas do Google;
  4. É preciso estipular o CPC que pode pagar. Para chegar em um valor faça o seguinte cálculo: CPC máximo = lucro x comissão paga ao Google x taxa de conversão

Ao anunciar no Google, todos os valores você estipula de acordo com o seu ramo e o lucro que precisa atingir. 

  1. Com o Google Keyword Planner você pode decidir quais palavras-chaves irá comprar com o orçamento que estipulou. Aqui a dica é se colocar no lugar do seu clientes.  Pense nas possibilidades de pesquisas em que ele poderia chegar no seu produto. 
  2. Capriche na apresentação. Depois de fazer o anúncio e saber que as pessoas irão clicar no seu site, é importante ter uma boa apresentação de Landing Page, com bons CTAs e iscas que sejam atraentes para prender o seu público. 

Esses são os passos iniciais. Utilizando a plataforma você vai ver como segmentar o público, quais tipos de anúncios podem ser feitos e quais atendem melhor às necessidades do seu negócio. A princípio o Google Ads pode parecer hostil, mas desvendando a ferramenta verá como é importante e completo para incrementar as estratégias de marketing digital. 

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Letícia Fernandes

Texto escrito por Letícia Fernandes, Produtora de Conteúdo na E-Dialog

Estudante de Jornalismo da UFJF. É apaixonada por viagens, livros, filmes de romance e cachorro quente!