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10 tendências de marketing digital para 2021

Marketing Digital
Publicado em janeiro 6, 2021
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Índice
[ez-toc]

O Marketing Digital embarca na onda da tecnologia e constantemente abraça inovações. Logo, estar sempre atualizado sobre as tendências de marketing digital é a melhor alternativa para não perder nenhuma novidade. Pensando nisso, selecionamos 10 pontos importantes para você ficar de olho agora em 2021.

Acompanhe com a gente!

Tendências de marketing digital para 2021

1. Lives, vídeos e webinars

Durante a quarentena, muitos eventos presenciais vêm sendo cancelados, o que faz com que novas tendências de marketing digital, como transmissões ao vivo ou em vídeos e webinar, ganhem ainda mais força.

As lives e webinars, por exemplo, se fortaleceram como alternativas para conectar pessoas em tempo real, proporcionar experiências instantâneas e promover ainda mais engajamento entre marca e público.

Ou seja, ótimas formas de comunicar a sua mensagem aos seus consumidores.

Leia também: Como fazer live no Instagram? Veja tutorial completo

2. Boom do Tik Tok e Instagram Reels no Brasil

O Tik Tok e o Instagram Reels chegaram com tudo em solo brasileiro no ano de 2020.

Então, ambos também entram na lista das principais tendências de marketing digital.

Cada vez mais será possível explorar o Tik Tok e o Reels, buscando estratégias para viralizar com conteúdos e parcerias.

Com certeza, já percebemos que vídeos rápidos e criativos que divertem, educam ou informam – muitas vezes de forma descontraída – fazem sucesso na web.

E, claro, eles vêm despertando o interesse de várias empresas que podem anunciar diretamente nesses canais.

Leia também: TikTok para empresas: como usar a rede para divulgar seu negócio?

Anunciar no TikTok: como funcionam os Ads no app

3. Inteligência artificial

A tecnologia está cada vez mais presente em nossas rotinas, inclusive em ferramentas de marketing digital.

Seja a partir de chatbots, ferramentas de tráfego pago, landing pages, automação ou e-mail marketing, todas as facilidades proporcionadas otimizam o trabalho.

Então, obviamente, a inteligência artificial é mais uma forte tendência de marketing digital para 2021.

4. Chatbots

Sem dúvida, você já conversou com um chatbot de alguma plataforma.

Essa tendência vem se popularizando cada vez mais nas redes sociais, e a presença dos “robôs da comunicação” tende a aumentar neste ano.

Afinal, os chatbots são ótimas alternativas tanto para as marcas quanto para os clientes.

Com a ajuda deles, a marca pode fornecer respostas em tempo real aos consumidores, atender em vários canais, fidelizar clientes e facilitar a logística do atendimento.

5. Criação de conteúdos interativos

Outra tendência de marketing digital para 2021 que trazemos neste artigo é o marketing interativo.

Além do mais, uma das formas de chamar a atenção do seu público e conquistá-lo é apostar em elementos interativos nas redes sociais ou site da marca.

Vamos imaginar que você tenha uma empresa de Software ERP. É bem viável conteúdos interativos e de alta qualidade em seu site! Desta forma irá continuar a chamar atenção de seus clientes atuais e futuros!

Assim, vale ousar na criatividade e propor avaliações, questionários, enquetes, vídeos interativos e concursos, por exemplo.

Conhecer essas informações pode ajudar na otimização de estratégias para melhores performances.

6. Aumento das vendas pelas redes sociais

Vendas pela internet são estratégias adotadas por diversas empresas.

Com boa parte dos consumidores presentes no digital, as redes sociais atuam como um canal de vendas capaz de proporcionar resultados excelentes.

Um exemplo dessa tendência de marketing digital é o catálogo de vendas, que pode ser disponibilizado em plataformas como Instagram e Pinterest.

Dessa forma, os posts compráveis prometem bastante sucesso para o time de vendas.

Veja mais em: Social Selling: Como potencializar as vendas pelas redes sociais

7. SEO

Quando o assunto é SEO, a relevância dessa estratégia é fato.

Em 2021, não será diferente. Enquanto muitas empresas têm seus esforços somente voltados para as mídias sociais, aquelas que investem em SEO podem se destacar ainda mais.

Vale lembrar que o algoritmo do Google já prevê, a partir de maio, realizar implementações que terão impacto significativo nas buscas.

Métricas relacionadas à performance e velocidade de carregamento de sites são algumas delas.

8. Dados e performance de conteúdo em foco

Analisar dados e resultados por meio de indicadores é muito importante para uma estratégia completa de marketing digital.

Aliás, é a partir da análise de métricas que conseguimos saber se os conteúdos veiculados atingiram ou não as expectativas e objetivos.

9. Anúncios pagos mais caros

Na verdade, o aumento nos custos para anunciar em plataformas de tráfego como Google Ads e Facebook Ads já foi sentido ainda no final de 2020.

Com a pandemia, várias empresas começaram ou intensificaram os investimentos na internet durante o período de isolamento social.

Então, essa é uma possível explicação para custos cada vez mais altos.

Agora em 2021, mesmo que aconteça uma ligeira queda nesses custos, os valores ainda continuam mais altos.

Por isso, é importante ficar atento e desde já apostar também em outras estratégias de marketing e vendas, para não depender exclusivamente de tráfego de canais pagos.

Leia também: Como anunciar na internet? 

10. Marcas mais conectadas e comprometidas com consumidores

Com a realidade de isolamento social, marcas se tornaram mais humanas e foram se conectando ainda mais com os consumidores.

Aliás, conquistaram também a identificação e confiança de usuários ao demonstrar comprometimento com causas sociais e não somente com o lucro.

Nesse sentido, propósitos e valores internos e externos foram reforçados, o que reflete no posicionamento do negócio.

Gostou deste artigo? Então, que tal dar uma olhada em outros conteúdos sobre Marketing Digital no blog da E-Dialog?


Texto escrito por Julia Ugelli, Analista de Marketing Digital na E-Dialog
– Estudante de Jornalismo, apaixonada por escrita, fotografia e ukulele.

Foto de Renan Caixeiro
Renan Caixeiro
Sócio Diretor na E-Dialog, é graduado em Jornalismo e pós-graduado em Comunicação Corporativa, ambos pela UFJF. Está à frente do Reportei, SaaS de relatórios e dashboards, é host do Projeto SaaS, podcast que compartilha experiências do universo de software as a service, e sócio da Aquela Caixa, comunidade para profissionais de criação. Torcedor do Vasco, tem como meta comprar o Gigante da Colina. LinkedIn: @renancaixeiro / Instagram: @renancaixeiro.
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