Ir para o conteúdo
  • (11) 2391-2275 / (21) 2391-7727 / (32) 3026-2640 / (48)3197-4810
  • Soluções
    • Agência de Inbound Marketing
    • Agência RD Station
    • Agência HubSpot
    • Agência Pipedrive
    • Automação de Marketing
    • Automação WhatsApp
    • Gestão de Tráfego Pago
    • Gestão de Redes Sociais
    • Inbound Marketing para SaaS
    • Implantação de CRM de Inbound Sales
    • SEO e Otimização de Sites
      Soluções
      • Gestão de Tráfego Pago

        Conheça nosso serviço especializado em Ads

      • Agência de Inbound Marketing

        Entenda o serviço completo de Inbound

      • Automação de Marketing

        Criamos toda estratégia e conteúdo para softwares como RD Station e Hubspot.

      • Automação de WhatsApp

        Criamos fluxos e implantamos chatbots via Whatsapp para sua empresa

      • Inbound para SaaS

        Também atuamos com Inbound especializado em SaaS

      • Gestão de Redes Sociais

        Da estratégia, ao conteúdo, passando pelo design e SAC.

      • Implantação de CRM para Inbound

        Implantamos sistemas e fluxos comerciais

      • SEO - Otimização para busca

        Seu site no topo da busca do Google, sem pagar por Ads

      • HubSpot Marketing e CRM

        Implantação de Sistemas Hubspot

      • RD Station

        Implantação de Sistemas RD Station

  • Sobre
    • Clientes
    • Depoimentos
    • Sobre a E-Dialog
    • Vagas e Cultura
  • Conteúdo
    • Blog
    • Materiais Gratuitos
  • Central de Cases
  • Contato
  • Soluções
    • Agência de Inbound Marketing
    • Agência RD Station
    • Agência HubSpot
    • Agência Pipedrive
    • Automação de Marketing
    • Automação WhatsApp
    • Gestão de Tráfego Pago
    • Gestão de Redes Sociais
    • Inbound Marketing para SaaS
    • Implantação de CRM de Inbound Sales
    • SEO e Otimização de Sites
  • Sobre
    • Clientes
    • Depoimentos
    • Sobre a E-Dialog
    • Vagas e Cultura
  • Conteúdo
    • Blog
    • Materiais Gratuitos
  • Central de Cases
  • Contato
  • Soluções
    • Agência de Inbound Marketing
    • Agência RD Station
    • Agência HubSpot
    • Agência Pipedrive
    • Automação de Marketing
    • Automação WhatsApp
    • Gestão de Tráfego Pago
    • Gestão de Redes Sociais
    • Inbound Marketing para SaaS
    • Implantação de CRM de Inbound Sales
    • SEO e Otimização de Sites
  • Sobre
    • Clientes
    • Depoimentos
    • Sobre a E-Dialog
    • Vagas e Cultura
  • Conteúdo
    • Blog
    • Materiais Gratuitos
  • Central de Cases
  • Contato

Marketing Interativo: o que é e como utilizá-lo para captura de leads

Marketing Digital
Publicado em fevereiro 11, 2025
  • Home
  • Marketing Digital
  • Marketing Interativo: o que é e como utilizá-lo para captura de leads
Índice
[ez-toc]
Marketing Interativo: o que é e como utilizá-lo para captura de leads

No cenário digital, chamar a atenção do público e converter visitantes em leads qualificados exige estratégias inovadoras. O marketing interativo surge como uma solução eficaz, transformando a experiência do usuário em algo dinâmico e engajador.

A seguir, mostraremos como essa abordagem revoluciona a captura de leads e quais formatos mais eficientes podem ser aplicados.

Continue a leitura para conferir ou, se preferir, assista o vídeo que fizemos sobre o assunto:

O que é marketing interativo?

Marketing interativo é uma estratégia que coloca o usuário no centro da experiência, incentivando sua participação ativa por meio de conteúdos dinâmicos e personalizados.

Em vez de apenas consumir informações passivamente, o público interage com quizzes, calculadoras, enquetes, simuladores, jogos e outros formatos que geram engajamento.

Além de tornar a comunicação mais envolvente, o marketing interativo melhora a captação de leads, pois estimula o usuário a fornecer dados voluntariamente em troca de valor imediato, como um diagnóstico, recomendação personalizada ou conteúdo exclusivo. Isso aumenta a taxa de conversão e a qualidade dos leads capturados.

Como funciona a captura de leads tradicional?

A captura de leads tradicional funciona através da criação de gatilhos mentais que incentivem o usuário a converter em algum formulário e deixar os seus dados. Isso pode ser feito de algumas formas:

1. Pop-ups

Pop-ups são uma das formas mais diretas de se pedir uma conversão. Até por isso, possuem baixas taxas de conversão, visto que normalmente interrompem a navegação no site e “incomodam” os usuários. Contudo, ainda são eficientes para exibir benefícios e redirecionar para páginas e materiais ricos.

2. Formulário de newsletter

Quem tem uma boa base de leads e um funil de vendas bem desenhado sabe que capturar usuários nas páginas de blog é uma excelente forma de gerar novos leads e qualificá-los a longo prazo com pouco ou nenhum esforço.

Formulários de newsletter normalmente ficam nas laterais das páginas e prometem algum valor, como “Assine nossa newsletter para saber como otimizar sua extração de carvão”. Hoje, também é comum o uso de formulários embutidos dentro do próprio conteúdo ou no final dos artigos para melhorar a taxa de conversão.

3. Landing Pages

Landing Pages são páginas voltadas normalmente para uma única ação: conversão. Exibem algum benefício e convidam o usuário a converter e deixar os dados. 

Normalmente, são feitas pensando em conversão direta para orçamentos e vendas ou para acesso gratuito de materiais ricos como e-books, checklists, webinars etc.

– Leia também: 12 modelos de landing page para inspirar sua estratégia

Banner para ebook

4. Material rico

Dando seguimento à captura de leads tradicional no marketing digital, os materiais ricos, que também são usados no marketing interativo, são muito usados no tradicional e podem assumir algumas formas. Abaixo os tipos mais comuns:

E-books

E-books são uma das formas mais tradicionais de se oferecer valor a um usuário e, em troca, pedir informações de contato e a conversão em lead. 

Contudo, com o passar do tempo e da difusão do marketing digital pelas empresas em diferentes segmentos, os e-books começaram a ser banalizados, oferecendo pouco ou nenhum valor e gerando desconfiança dos usuários.

Isso faz com que as taxas de conversão de e-books hoje não sejam tão altas quanto antes, ainda que funcionem perfeitamente bem em campanhas bem estruturadas e ofertem valor real para os leads.

– Leia também: 10 ebooks de Marketing Digital em PDF e gratuitos da E-Dialog

Checklists

Checklists são formas tradicionais de se atrair leads através de um passo a passo documentado que só depende das ações do usuário. Contudo, devem ser desenvolvidos com cautela, já que atuam como um tutorial e, por isso, exigem precisão nas informações.

Infográficos

Infográficos são outra forma tradicional de se atrair leads, usando informações próprias de pesquisas ou conhecimento teórico-empírico da própria empresa.

Até por isso, são mais raros, já que produzir conhecimento novo na forma de gráficos, dados e informações relevantes pode levar tempo.

Webinars

Webinars vêm se tornando uma forma comum de material rico, visto que vídeos são facilmente escaláveis, são a principal tendência em consumo atual e possuem elementos mais dinâmicos para apreciação enquanto conteúdo.

Contudo, também exigem preparo e uma boa execução para serem realmente valiosos. 

– Leia também: Marketing de Vídeo: o que é, quais as suas vantagens e dicas de como fazer

Banner para ebook

Captura de leads com marketing interativo

Visando o foco na usabilidade do usuário, priorizando tanto a experiência como o conteúdo, muitas empresas utilizam o marketing interativo para captura de leads. Esse formato torna o processo mais dinâmico e envolvente, aumentando a taxa de conversão e a qualidade dos leads gerados. Abaixo, um breve resumo sobre o uso do marketing interativo para essa atividade.

Captura de leads interativa

Numa captura interativa, o usuário interage mais com o material antes de converter. Isso pode ser feito através de diferentes mecanismos, não necessariamente se limitando a desenvolver aplicativos ou aplicações em software. 

Uma página que te pede para clicar em diferentes botões sobre seus principais problemas na extração de carvão e depois fornece um material personalizado com base nas respostas é uma captura interativa, mas existem exemplos distintos. 

Outros formatos eficazes incluem quizzes personalizados, simuladores, calculadoras de ROI e ferramentas de diagnóstico, que entregam valor imediato e incentivam a conversão.

Materiais ricos interativos

Materiais ricos no marketing interativo tiram o usuário da posição passiva de consumo do conteúdo. Isso é um ganho enorme de tempo para ambos os lados.

Primeiro porque as empresas já não precisam mais pensar em modelos de materiais extremamente profundos e que exijam grande pesquisa como os e-books. E depois porque os usuários realmente tiram algo de valor através de uma ação prática.

Além disso, esses materiais permitem uma segmentação mais precisa, oferecendo insights e recomendações personalizadas de acordo com as respostas do usuário. Isso não só melhora a experiência, mas também facilita a qualificação dos leads para futuras interações.

– Leia também: LCR: o que é, importância e como calcular a Taxa de Conversão de Leads

Exemplos de marketing interativo na captura de leads

O Reportei possui em seu site três modelos de captura de leads baseados no marketing interativo. 

Um deles é a Calculadora de Precificação de Serviços. Basicamente, qualquer profissional pode acessar a calculadora e precificar seus serviços mediante uma conversão em lead.

A calculadora de serviços é útil para o usuário porque ataca uma dor importante da persona ideal do Reportei (profissionais de marketing que precisam gerar relatórios, já que o Reportei é uma plataforma de geração de relatórios) e foca em um aspecto normalmente ignorado do comportamento do consumidor – as ações prévias antes da necessidade do produto ou serviço.

Outra forma de capturar leads que o Reportei encontrou foi ao desenvolver um Gerador de Contratos Automático. Basicamente, o usuário insere as informações necessárias e o sistema fornece um contrato de serviços pronto para ser assinado.

Novamente, o material rico é útil e interativo. Imagine se, para gerar leads, o Reportei dependesse exclusivamente de longos e detalhados manuais técnicos sobre produção de conteúdo para a internet. Quantos leads você acredita que seriam perdidos por conta do formato e do tema?

Por fim, o Reportei possui um Modelo de Planejamento de Redes Sociais pronto, que os profissionais de marketing só precisam baixar e colocar em prática, sem precisar se aprofundar muito na teoria da produção de conteúdo para a web. Esse material é interativo porque leva o usuário a uma ação.

Conclusão

O marketing interativo não apenas melhora a captação de leads, mas também aprimora a experiência do usuário e a qualidade dos dados coletados. Ao adotar essa abordagem, as empresas tornam suas estratégias mais envolventes e eficientes, aumentando a conversão e fortalecendo o relacionamento com seus potenciais clientes.

Dúvidas sobre o assunto? Entre em contato com a Agência de Inbound Marketing E-Dialog!

Foto de Renan Caixeiro
Renan Caixeiro
Sócio Diretor na E-Dialog, é graduado em Jornalismo e pós-graduado em Comunicação Corporativa, ambos pela UFJF. Está à frente do Reportei, SaaS de relatórios e dashboards, é host do Projeto SaaS, podcast que compartilha experiências do universo de software as a service, e sócio da Aquela Caixa, comunidade para profissionais de criação. Torcedor do Vasco, tem como meta comprar o Gigante da Colina. LinkedIn: @renancaixeiro / Instagram: @renancaixeiro.
Compartilhe
Posts relacionados
  • Search Generative Experience (SGE): o que é e seu impacto no SEO
  • 10 cursos de Inbound Marketing: domine a estratégia
  • Como deixar o site responsivo? Guia prático para iniciantes
  • Black Hat SEO: o que é, técnicas, riscos e alternativas éticas [Guia Completo]
  • Como humanizar texto de IA? Confira 7 dicas da E-Dialog + ferramentas

Receba uma
Análise Gratuita

Que tal receber análise gratuita de uma Agência de Inbound Marketing experiente e com diferentes cases de sucesso? Nossos consultores vão indicar quais são os melhores canais online para sua empresa decolar.
Solicitar análise

Soluções

  • Automação de Marketing
  • Automação de WhatsApp
  • Agência de Inbound Marketing
  • Inbound para SaaS
  • Consultoria e Gestão de Google Ads
  • Gestão de Tráfego Pago
  • Consultoria e Gestão de Facebook Ads
  • Gestão de Redes Sociais
  • Implantação de CRM
  • SEO - Otimização para busca
  • HubSpot Marketing e CRM
  • Agência RD Station

Recursos

  • Central de Cases
  • Blog
  • Materiais Gratuitos
  • Vire o Jogo
  • Análise Gratuita
  • Hubspot para Startups

Recursos legais

  • Política de Privacidade

Sobre a E-Dialog

  • Quem somos
  • Clientes
  • Depoimentos
  • Vagas e Cultura
Contato
Copyright © 2025 E-Dialog. Todos os direitos reservados.
Rua Cândido Tostes, 24, Sala 402, Juiz de Fora, Minas Gerais. CNPJ: 12.393.306/0001-34
Facebook Twitter Youtube
pt_BRPortuguese
es_ESSpanish pt_BRPortuguese