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Publicado em março 7, 2023

Marketing conversacional: o que é, principais benefícios e exemplos

O marketing conversacional é uma estratégia que está cada vez mais em alta, à medida que novas tecnologias de automação e inteligência artificial ajudam a construir interações mais valiosas para os consumidores e as empresas. Mas o que isso significa na prática? Neste artigo, iremos explorar justamente isso. Confira!

O que é marketing conversacional?

O marketing conversacional é uma estratégia de marketing que envolve o uso de tecnologias de conversação para interagir com os consumidores de maneira mais pessoal e eficaz. A utilização de chatbots, assistentes virtuais e outros sistemas similares são alguns exemplos.

Em vez de simplesmente apresentar informações ou ofertas de forma passiva, o marketing conversacional busca engajar os consumidores em uma conversa, fornecendo informações úteis e respondendo às suas perguntas de maneira personalizada.

Ele é especialmente útil para setores e empresas que possuem um público interessado em atendimento personalizado, e que não gosta de buscar informações de maneira ativa no site ou nas redes sociais, mas pode ser aplicado em diferentes estágios do funil de vendas dependendo da estratégia.

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Quais são os tipos de marketing?

O marketing pode ser dividido em diferentes vertentes (ou áreas de atuação) a depender da maneira como os profissionais entendem a área. Alguns exemplos são:

  1. Marketing digital: focado na promoção de produtos ou serviços por meio de canais digitais, como redes sociais, e-mails, SEO, PPC, etc.
  2. Marketing de conteúdo: concentra-se na criação e compartilhamento de conteúdo relevante e valioso para atrair e engajar o público-alvo através de blogs, redes sociais, e-mails, vídeos etc. Foca exclusivamente na geração de valor através de conteúdo, pode estar dentro do marketing digital.
  3. Marketing de influência: consiste em identificar e colaborar com influenciadores relevantes para promover produtos ou serviços.
  4. Inbound marketing: estratégia de relacionamento e comunicação com os leads e usuários que ocorre normalmente através da internet. É uma parte do marketing digital e pode ser usado junto do marketing de conteúdo;
  5. Outbound marketing: estratégia de captação e convencimento de pessoas no digital ou offline através de campanhas de mídia paga (panfletos, anúncios, outdoors etc.). Funciona para resultados a curto prazo, mas depende de grande público para ter de compensar o investimento;
  6. Marketing conversacional: estratégia dentro do inbound que preza pela relação entre consumidores e leads com a marca através de automação alimentada por IA, big data e planejamento.
Tipos de marketing digital
O marketing conversacional funciona para levar resultados até sua empresa de maneira automatizada.

Benefícios do marketing conversacional

O marketing conversacional pode trazer vários benefícios para as empresas, independentemente do setor em que atuam. Aqui estão alguns benefícios desse tipo de automação.

1. Maior engajamento do cliente

O marketing conversacional permite que as empresas se comuniquem com os clientes de forma mais personalizada e envolvente. Isso pode aumentar o engajamento e melhorar a experiência geral.

Afinal, conforme as estratégias de marketing se solidificam e as pessoas se acostumam a elas, desenvolvem uma resistência a sua eficácia e a conversão reduz.

Por conta disso, o inbound tradicional, apesar de extremamente eficiente, já precisa de otimizações para garantir uma relação sólida com os clientes.

2. Melhor atendimento ao cliente

Ao usar chatbots e assistentes virtuais, as empresas podem fornecer atendimento ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isso pode ajudar a aumentar a satisfação e reduzir o tempo de resposta às solicitações.

O atendimento 24h também diminui o número de reclamações e problemas graves gerados pela falta de suporte, bem como reduz os custos com infraestrutura para uma equipe humana trabalhando em 3 turnos.

3. Coleta de dados

Ao interagir com os clientes através do marketing conversacional, as empresas podem coletar dados valiosos sobre as necessidades e interesses dos clientes.

Esses dados podem ser usados para melhorar a experiência do cliente e aprimorar a estratégia de marketing da empresa.

A maneira como as pessoas falam quando estão conversando é completamente diferente da maneira como pesquisam coisas na internet, já que possui mais nuances e entrega mais informações sobre o que realmente querem.

Bons chatbots de marketing conversacional conseguem usar softwares de big data para compilar os pontos em comum e identificar quais são as principais dores dos leads que chegam até o chat.

4. Melhoria da geração de leads

O marketing conversacional pode ajudar a aumentar a geração de leads, permitindo que as empresas iniciem conversas personalizadas com potenciais clientes e respondam às suas perguntas de maneira imediata e eficaz.

Na prática, isso ocorre porque esperar por um e-mail ou ligação comercial não é tão interessante para um usuário que está com pressa ou quer tirar suas dúvidas naquele momento.

Dar a opção de um atendimento direto pedindo apenas nome, e-mail e telefone, por exemplo, convence quem estava interessado, mas não queria esperar até o dia seguinte. Além disso, muitas pessoas ainda preferem algo mais humanizado, e conversas interativas como as do marketing conversacional geram maior segurança.

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Benefícios do marketing conversacional
Conversar com um robô online pode parecer frio, mas aproxima e fideliza clientes.

5. Aumento das vendas

Com um marketing conversacional bem-sucedido, as empresas podem aumentar a taxa de conversão e, consequentemente, aumentar as vendas.

Ao fornecer informações úteis e personalizadas aos clientes e ajudá-los a tomar decisões ponderadas, as empresas podem criar relacionamentos mais fortes com seus clientes, além de direcionar de forma mais estratégica para os melhores produtos ou serviços.

O aumento das vendas, no marketing, quase sempre é consequência de boas práticas em outras ações, como melhoria na conversão de usuários, qualificação de leads ou segmentações, mas pode vir diretamente no marketing conversacional pelo apelo direto durante a conversa com o chatbot.

6. Benefícios para setores específicos

Destacamos a seguir os benefícios do marketing conversacional para 3 setores: B2B de serviços, SaaS e concessionárias. Confira.

  • Para empresas B2B, o marketing conversacional pode ser particularmente eficaz porque pode ajudar a estabelecer um relacionamento mais próximo com os clientes – normalmente tomadores de decisão que usam menos a emoção e mais os fatos -, o que pode levar a vendas de longo prazo e contratos maiores.
  • Para empresas SaaS, o marketing conversacional pode ajudar a fornecer suporte ao cliente em tempo real, o que pode melhorar a satisfação do cliente e reduzir o churn.
  • Para concessionárias, o marketing conversacional pode ajudar a fornecer informações sobre carros e serviços de maneira mais eficaz, o que pode levar a vendas mais rápidas e uma melhor experiência do cliente dentro de um mercado altamente competitivo.

Como aplicar o marketing conversacional

O marketing conversacional pode ser usado em uma variedade de canais, incluindo sites, aplicativos de mensagens, plataformas de mídia social e muito mais. Aqui estão alguns passos que explicam como ele funciona:

1. Identifique os pontos de contato

O primeiro passo para implementar o marketing conversacional é identificar os pontos de contato que os consumidores podem usar para se conectar com a sua empresa.

Isso pode incluir chatbots em um site, um assistente virtual em uma loja física ou até mesmo um número de telefone para envio de mensagens por WhatsApp.

Identificar o ponto de contato irá ajudar a limitar e definir de imediato quais são as plataformas e serviços utilizados para essa estratégia.

2. Crie um script personalizado

Para garantir que a conversa seja personalizada e envolvente, é importante criar um script para o seu chatbot ou assistente virtual.

Este script deve incluir perguntas que ajudem a identificar as necessidades e interesses dos consumidores, bem como respostas para as perguntas mais frequentes.

Algumas perguntas para ajudar a criar seu script personalizado são:

  • Como os usuários chegarão ao chatbot?
  • Quais são as dúvidas mais comuns recebidas por outros canais?
  • O que sua equipe de vendas relata como padrão nas conversas com potenciais clientes?
  • Quais são as informações básicas sobre seu produto ou serviço?
  • O que a pessoa precisa saber e fazer ao finalizar a conversa no chatbot? Qual o caminho ideal?

3. Implemente a tecnologia de conversação

Com o script criado, é hora de implementar a tecnologia de conversação escolhida. Isso pode envolver a programação de um chatbot em uma plataforma de chat ou a instalação de um assistente virtual em uma loja física.

Algumas plataformas, como o RD Station Marketing, já oferecem essa funcionalidade. Mas existem outros serviços específicos para essa demanda.

4. Integre com outras ferramentas

Para tornar a experiência de conversação ainda mais personalizada, é possível integrar o chatbot ou assistente virtual com outras ferramentas, como um sistema de CRM.

Isso permite que a empresa colete informações sobre o consumidor e use esses dados para fornecer uma experiência mais personalizada – dando ao time comercial um insight sobre o que aquelas pessoas buscaram na conversa com o chatbot e sobre o que falaram.

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5. Monitore e ajuste

Como em qualquer estratégia de marketing, é importante monitorar os resultados do marketing conversacional e fazer ajustes conforme necessário. Isso pode envolver a análise de dados de conversas, o teste de diferentes scripts e a implementação de recursos adicionais para tornar a experiência ainda mais envolvente.

O monitoramento e aperfeiçoamento é fundamental para aumentar a retenção de usuários na conversa, entendimento do que está gerando bounce no chat e quais pontos estão sendo buscados com mais frequência.

Por exemplo: ao fazer uma análise estratégica, você pode acabar percebendo que as pessoas não entenderam como funciona sua consultoria empresarial, e decide mudar as informações no site para dar ao chatbot um aspecto mais estratégico para vendas.

Como aplicar o marketing conversacional?
Chatbots permitem contato com sua empresa 24/7

Erros comuns no marketing conversacional

Embora o marketing conversacional possa trazer muitos benefícios, é importante evitar alguns erros comuns durante a implementação. Aqui estão os erros mais comuns.

1. Falta de personalização

Um dos principais benefícios do marketing conversacional é a capacidade de personalizar a experiência do cliente. Se a comunicação for genérica e não personalizada, os clientes podem se sentir desinteressados ​​e desmotivados a se envolver.

Além disso, as pessoas estão se acostumando cada vez mais com as mensagens personalizadas do inbound marketing, portanto, é necessário criar uma experiência personalizada realmente imersiva.

Invista na personalização das mensagens, reconhecendo o histórico de compras e os interesses dos clientes.

2. Falta de clareza na comunicação

A comunicação confusa e mal estruturada pode ser um obstáculo para a implementação bem-sucedida do marketing conversacional.

As empresas precisam garantir que a comunicação seja clara, objetiva e fácil de entender para que os clientes possam compreender as mensagens e as orientações fornecidas.

No caso de chatbots, isso pode se dar por uma estruturação dos fluxos de conversas de maneira pouco estratégica, sem pensar na experiência dos usuários.

A melhor maneira de garantir que o atendimento automatizado esteja funcionando plenamente é realizar testes com pessoas reais fora da equipe de marketing e vendas da sua empresa.

3. Falta de treinamento para o chatbot

O uso de chatbots pode melhorar significativamente a eficiência do marketing conversacional. No entanto, se o chatbot não estiver treinado adequadamente, pode haver problemas na comunicação com os clientes.

É importante garantir que o chatbot seja treinado para entender as necessidades e desejos do cliente, bem como as respostas adequadas para as perguntas frequentes.

Esse treinamento, no caso de IAs, se dá pela absorção de mais informações e dados coletados pela sua equipe.

Neste ponto, contudo, vale destacar a importância de uma política de gestão de informações clara e dentro da legislação. A LGPD no Brasil diz que os dados dos clientes não podem ser usados sem o consentimento explícito e ativo dos mesmos.

Por isso, na prática, só é possível usar o histórico de conversas para treinar seu chatbot caso os usuários, leads e clientes autorizem. Essa deve ser uma das primeiras informações no chat se o seu objetivo for treinar o chatbot.

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O uso da inteligência artificial no marketing digital

4. Ignorar as interações do cliente

O marketing conversacional depende de interações em tempo real e personalizadas com os clientes. Ignorar as interações do cliente ou não responder de forma adequada pode prejudicar a relação e prejudicar a imagem da empresa.

É importante estar atento e responder rapidamente às interações do cliente, mesmo que seja para informar que a resposta completa pela equipe está em andamento.

Outro erro é ignorar pedidos recorrentes das pessoas para resolver um problema. O diagnóstico ativo é fundamental nos chatbots para fornecer uma experiência otimizada.

Não dá para receber 50 mensagens no mês de pessoas dizendo que não entenderam a forma de pagamento e deixar esse problema de lado.

Por isso:

  1. Estabeleça ao menos um sistema de resposta automática para abertura de tickets e problemas que, simultaneamente, informa ao seu time de atendimento que uma pessoa precisa de ajuda;
  2. Faça revisões periódicas dos relatórios do chatbot.

5. Excesso de mensagens

O excesso de mensagens pode ser visto como spam e pode afastar os clientes. As empresas devem manter um equilíbrio adequado entre comunicação e sobrecarga.

Por isso, as mensagens devem ser enviadas com moderação, e os clientes devem receber a opção de optar por não receber mais mensagens a qualquer momento.

O chatbot no marketing conversacional pode iniciar uma conversa, mas deve depender quase que exclusivamente das respostas e perguntas dos usuários para continuar engajando. Do contrário, as pessoas podem ter uma opinião muito negativa sobre sua empresa.

Serviço de marketing conversacional da E-Dialog

A E-Dialog é uma agência de Inbound Marketing que possui uma equipe de especialistas pronta para te ajudar a implementar o marketing conversacional na sua empresa.

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