(11) 2391-2275 - (21) 2391-7727 - (31) 2595-0730 - (32) 3026-2640 - Whatsapp: (11) 97352-2675 digital@edialog.com.br
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Anunciar no LinkedIn é uma alternativa para quem precisa alcançar pessoas com base em dados corporativos como cargo, setor de atuação e tamanho da empresa. Explicamos como pode ser criado um anúncio do LinkedIn passo-a-passo, com vídeo tutorial.

Explicamos anteriormente sobre como o LinkedIn pode gerar vendas e como usar o LinkedIn para divulgar empresas. Os anúncios nessa rede social podem ser investimentos certeiros em determinadas organizações por conta do grande poder de alcance. Levar a marca para um público personalizado de forma tão segmentada é uma forma de ter um excelente retorno.

Entenda o LinkedIn

Lançada em 2003, essa rede social é voltada para negócios e conta com cerca de trinta milhões de usuários no Brasil. O LinkedIn permite conexões entre profissionais e empresas, de forma a incentivar o networking e o encontro da vaga ideal para cada perfil.

A forma de contato na plataforma é mais formal, diferente de outras propostas, como a do Facebook e Instagram, por exemplo. A escolha das publicações e fotos para a identificação são feitas visando a posição da pessoa no mercado de trabalho.

Usuários do LinkedIn: conexões de negócio

Os motivos mais comuns para a presença das pessoas no LinkedIn é a atualização constante sobre seu ramo de atuação, conexão com firmas e outros profissionais, divulgação do próprio trabalho e ainda a oportunidade de contato com a opinião de pessoas influentes em suas áreas.

Muitas instituições utilizam a rede social como um dos critério na seleção de candidatos para vagas. Analisar a atuação do profissional em uma plataforma como essa é interessante para um complemento do currículo enviado.

Outro ponto interessante é que o público tem um espaço para tirar dúvidas sobre assuntos de seu interesse, e ter o auxílio de diferentes usuários. O LinkedIn Respostas também classifica os membros como especialistas em temas pontuais. Receber esse título é bastante interessante para a reputação nessa rede.

Foto mostrando uma entrevista de emprego, que usa o linkedin como um dos critérios

Como anunciar no LinkedIn: primeiras dicas

Uma dica fundamental nos anúncios do LinkedIn é ter desde o começo uma página corporativa na rede social. Para criar uma, você precisa acessar Interesses> Empresas, como mostrado abaixo:

pagina-linkedin-criar

Depois de selecionar o menu de Empresas, caso você ainda não tenha uma página, basta selecionar a opção Criar dentro do menu Company Page:

criar-pagina-linkedin

Não é pré-requisito ter uma página – é apenas algo que pode lhe auxiliar a criar outros tipos de anúncios, como mostrado no tutorial.

Como Anunciar no LinkedIn em 8 passos

1. Menu: primeiro passo para anunciar no LinkedIn

O primeiro passo na criação dos anúncios do LinkedIn é acessar via Menu superior (imagem abaixo) ou ir direto no link http://linkedin.com/ads.

criar-anuncio-linkedin

Você deverá cair em uma tela como essa:

Anúncios no LinkedIn

A partir daí, você pode seguir o nosso passo-a-passo via vídeo ou via texto.

2. Gerenciador de anúncios

Depois de Clicar em Gerenciar anúncios (ou outro texto que aparecer para você na caixa), você irá cair numa tela como essa (no vídeo mostramos outra tela pois já tinha criado anúncios anteriormente mas a lógica seguirá a mesma):

Anunciar no Linkedin

Existem 3 tipos de anúncios que você poderá escolher:

Sponsored Content:

Enquanto os outros anúncios ficam na barra lateral ou na parte de cima da página, esse aparece no feed (ou timeline) dos usuários. Essa posição resulta em um maior engajamento do público. É importante ressaltar que, para patrocinar posts nesse formato, sua marca precisa ter uma Company Page.

Text Ads:

São os anúncios localizados na barra lateral e no topo do LinkedIn com links e em pouco espaço. Ao contrário do anterior, você não precisa criar a Company Page para patrocinar conteúdos nesse estilo. As maiores vantagens do Text Ads é a facilidade de produção e o controle do orçamento, já que você pagará por clique ou impressão.

Sponsored Mail:

Nesta opção, os anúncios funcionam como mensagens patrocinadas que vão direto para a caixa de mensagens dos usuários-alvo. A ferramenta atua como um e-mail mas dentro do LinkedIn.

3. Criação de campanha e conta

Em seguida, você precisar criar uma conta e uma campanha, em telas como a mostrada a seguir. É importante escolher uma página que você tenha (Company Page) caso o anúncio seja de Sponsored Content.

 

Criar conta no LinkedIn

4. Nomeação da campanha no LinkedIn

Criar Campanha no LinkedIn

5. Passo a passo para a criação do anúncio do LinkedIn

Após a criação da conta e campanha no LinkedIn, você vai começar a criar o anúncio. Nessa etapa, o LinkedIn é bem didático. No vídeo, mostramos como é selecionar um post para ser patrocinado. Depois de selecionado o post, clicamos em “Patrocinar Item Selecionado”.Patrocinar Post no LinkedIn

6. Segmentação

A etapa a seguir é a segmentação. São diversas opções de segmentação que você poderá escolher. As mais específicas são:

  • Localidade
  • Nome da Empresa
  • Setor da Empresa
  • Tamanho da Empresa
  • Cargo: escolha livre de palavras relacionadas a cargos como diretor, CEO, coordenadora, reitor, analista, etc.
  • Função: uma lista pré-determinada de áreas de atuação dentro de uma empresa.
  • Nível de Experiência: em qual “escala” na hierarquia corporativa o usuário está tais como cargos de gerência ou proprietários de empresas.
  • Instituições de Ensino e Área de Estudo
  • Diplomas: graduações definidas pelo LinkedIn tais como MBAs.
  • Competências do Usuário: habilidades que são marcadas por amigos do usuário tais como capacidade em questões técnicas e comportamentais.
  • Grupos do usuário
  • Gênero, Idade
  • Anos de Experiência

À medida em que você criar a segmentação, irá aparecer o número potencial de pessoas a serem atingidas, como na imagem abaixo:
alcance-no-linkedin

7. Orçamento

Depois é hora de escolher o orçamento da campanha e custo por clique. Mas a tela do LinkedIn é bem didática em explicar como isso funciona. Confira abaixo:

orcamento-linkedin-ads

8. Acompanhamento

Agora é só colocar o cartão de crédito e acompanhar o andamento dos anúncios pelo painel do Linkedin.com/Ads.

Algumas dicas para anunciar no LinkedIn

  • O Custo por Clique no LinkedIn está acima da média do Facebook. Ou seja, isso significa que a campanha precisa ser ainda mais assertiva.
  • Além disso, em poucos cliques uma verba alta pode ser gasta. Então, caso ainda não tenha experiência, coloque uma limitação de orçamento (tela do item 7) para evitar extrapolar o investimento previsto.
  • Não existe um número de ideal de pessoas a serem alcançadas. Porém, evite públicos que estejam na casa dos milhões de usuários Porque isso significa que sua segmentação pode estar ampla demais. (item 6)

Leia mais: 9 dicas para usar o LinkedIn

Leia também

Como usar o LinkedIn para divulgar empresas? Ele parece que é novo, mas não é. O LinkedIn, rede social empresarial, foi lançada em maio de 2003 e no primeiro semestre de 2015, já contava com 380 ...
Kit com 6 eBooks de Marketing Digital Fizemos um compilado com os nossos melhores eBooks de Marketing Digital. Agora é possível baixar de uma só vez conteúdo para diversas áreas do Marketi...
5 maneiras de conectar seus fãs através de vídeos ... O número de vídeos nativos no Facebook cresceu nos últimos meses,  eles estão cada vez mais ganhando destaque, audiência e interação do que aqueles po...
Como ganhar dinheiro nas redes sociais Como ganhar dinheiro nas redes sociais? É o que se pergunta muita gente que passa o dia todo conectado. Na revista Época dessa semana, a reportage...