fbpx

Como já falamos no blog da E-Dialog em outros momentos, o vídeo marketing irá ganhar o universo digital. Mais uma prova de que esse futuro chegou é o aplicativo TikTok. E, como toda rede social, o app permite que empresas comprem o seu espaço para atingir seu público consumidor. Por isso, hoje o conteúdo é dedicado para falar sobre como anunciar no TikTok. Confira!

O aplicativo 

O TikTok foi criado na China em 2016 pela Bytedance. Já no ano de 2018 ele foi o quarto aplicativo mais baixado no mundo (pesquisa Sensor Tower) e em agosto deste ano chegou à primeira posição. Até janeiro 60% de seu público era da própria China, mas agora o app tem se popularizado em todo o mundo

A plataforma atraiu primeiramente os jovens entre 11 e 15 anos, que migraram do Instagram por terem os pais na rede social. Mas agora seu público já está se diversificando. O TikTok vem ganhando popularidade entre celebridades de diversificadas faixas etárias e até influencers nativos do app. 

No Brasil, a Bytedance começou a contratação de pessoal para gerir o TikTok no país. Além disso, tem investido em cursos e aconselhamento de carreira para digital influencers do app. No entanto, os anúncios na plataforma ainda são escassos, isso se deve ao público ainda pequeno no país. Mas aí está um mercado potencial para se explorar, quem dominar primeiro a plataforma tem mais chances de se destacar

Como funciona a rede social? 

Assim como o Instagram surgiu como uma plataforma para priorizar as imagens, o aplicativo chinês, TikTok, nasce com o objetivo de proporcionar um espaço para gravação, edição e publicação de vídeos.

Na plataforma é possível assistir aos vídeos recomendados, de acordo com os hábitos de consumo do usuário e vídeos de amigos. Além de ter as interações de curtir, comentar e compartilhar (inclusive com outras redes sociais WhatsApp, Twitter, Instagram, etc.)

Os vídeos curtos, divertidos e cheio de recursos e possibilidades de edição proporcionam diversão para os usuários. No Brasil são mais de 9,6 milhões de vídeos publicados por mês e mais de 1,9 bilhões de visualizações mensais. Além dos vídeos, muita interação acontece por meio das hashtags e desafios nacionais e internacionais lançados na rede social. 

Inteligência Artificial

Um detalhe interessante no TikTok é que ele segmenta os conteúdos, isso não é novidade em nenhuma rede social, ok! Mas, aqui o diferencial é o uso de inteligências artificial. Facebook, Instagram, etc oferecem conteúdos a partir das relações com outro usuários. Aqui, a experiência sob demanda é feita a partir das preferências e interesses. Dessa forma, a entrega é realmente efetiva, proporcionando uma experiência única para o usuário. 

TikTok para empresas

Apesar de ser uma plataforma voltada para conteúdo leve e de “zueira” em sua maioria, o aplicativo pode integrar sua estratégia de marketing de diferentes formas. A Coca-Cola, Kit Kat e até a cantora Anitta já começaram a investir nisso. Veja abaixo algumas dicas e depois como anunciar no TikTok.

Hashtags

É possível criar um perfil próprio para a marcas e fazer desafios para engajar o público por meio de hashtags. Foi assim que a Anitta utilizou o TikTok para lançar o álbum “Kisses” com a hashtag #OndaDiferenteChallenge, por exemplo. 

Como anunciar no TikTok? Campanha Anitta

Campanhas publicitárias em video

As empresas que desejam dialogar com o público jovem já podem começar a utilizar o TikTok, que tem majoritariamente esse público no app. Os vídeos divertidos serão a ponte com o público. Outra vantagem é que não é possível rolar o feed sem assistir o vídeo todo, assim as visualizações não serão um problema. 

Para mais dicas de como utilizar o TikTok para empresas, confira nosso artigo exclusivo sobre o tema.

Como anunciar no TikTok?

Como anunciar no TikTok? Campanha Coca Cola

Além da produção de conteúdo no app, é possível fazer os anúncios por meio do TikTok Ads. O recurso fica disponível por meio de banners, puchs e vídeos publicitários. Os conteúdos aparecerão de forma segmentada, de acordo com as preferências do público (baseando-se na IA, mencionada anteriormente).

O Ads do app promete formatos flexíveis e a possibilidade de criativos mais ousados para contar histórias da marca e inspirar ações com formatos imersivos.

A conta no Ads é criada gratuitamente. É preciso preencher os dados e esperar a equipe de suporte entrar em contato para a efetivação do cadastro. O recurso permite ajustar o orçamento, iniciar e parar de rodar um anúncio quando se desejar. Além disso, os preços ainda são flexíveis, é possível escolher o modelo de otimização (CPC, CPM e oCPC) e pagar de acordo.

São muitos recursos disponíveis que fazem anunciar no TikTok ser uma novidade interessante para o seu negócio. E, se gosta de saber das inovações acompanhe o nosso blog, que semanalmente traz novos conteúdos sobre gerenciamento de redes sociais, Inbound Marketing e outros assuntos de marketing digital.

Leia Mais:

Letícia Fernandes

Texto escrito por Letícia Fernandes, Produtora de Conteúdo na E-Dialog

Estudante de Jornalismo da UFJF. É apaixonada por viagens, livros, filmes de romance e cachorro quente!