fbpx

Se você quer expandir as vendas do seu negócio para o WhatsApp, está no caminho certo. A pesquisa sobre mensageria móvel (feita este ano pelo Mobile Time) revelou que o aplicativo já está instalado em 99% dos smartphones dos brasileiros. No entanto, nem sempre é fácil converter contatos no WhatsApp em vendas. Aqui, os principais pontos de atenção são: dar uma resposta rápida para o consumidor e divulgar esse número nos canais certos. Se você quer saber tudo sobre como vender pelo WhatsApp, continue na leitura e confira as dicas e boas práticas para usar a rede social com um viés comercial.

Tenha um WhatsApp Business

Uma das principais dificuldades de usar o Whatsapp comercialmente é misturar o contato pessoal com o comercial. Corre o risco de abrir uma mensagem de trabalho fora do horário e depois esquecer de respondê-la, ou ainda estar sempre trabalhando. Então, a dica principal de como vender pelo Whatsapp é ter uma conta Business. Nós já ensinamos como usá-la em outra ocasião, confira nosso artigo “Como anunciar no Whatsapp“.

Além disso, essa versão do app oferece muitos recursos importantes para comércio, entre eles a coleta de dados, automação de mensagens e ainda possibilidade de criar um cardápio.

Outra vantagem do WhatsApp Business é a possibilidade de organizar os seus contatos de acordo com a jornada de compra e, dessa forma, enviar conteúdos mais assertivos, para cada um dos seus clientes por meio da lista de transmissão.

Agora que você já criou uma conta Business para o seu negócio, vamos falar de cada uma dessas funcionalidades.

1- Cardápio

Sem baixar mídias, seus clientes podem conhecer cada um dos itens que você tem disponível com fotos e especificações no recurso de cardápio do WhatsApp. Assim, podem decidir o que querem pedir e logo fechar o pedido, tornando todo o processo mais rápido. Para pequenas e médias empresas que não possuem um site próprio, esse recurso é realmente útil para apresentar as soluções ao consumidor.

Para adicionar o cardápio ao seu WhatsApp Business vá em Configurações > Catálogo > Faça o upload da imagem do produto > complemente com a descrição do item e preço.

2- Listas de transmissão

Como vender pelo Whatsapp? Listas de transmissão

Como mencionado, é possível segmentar os seus contatos e enviar mensagens direcionadas para o momento no qual o seu cliente se encontra na jornada de compra. Assim, é possível falar a coisa certa para as necessidades daquela pessoa. Mas, lembre-se de ponderar bastante a frequência e o tipo de conteúdo a ser enviado para não sobrecarregar e repelir o público.

3- Atendimento ao cliente

Como vender pelo Whatsapp? Atendimento ao cliente

A palavra de ordem das redes sociais é: agilidade. Se você abre o WhatsApp como canal de comunicação, o mínimo que o consumidor espera é uma resposta imediata. Então, tenha sempre um profissional pronto para fazer o atendimento ao cliente por esse meio. Sabemos que você não estará disponível durante 24 horas, nesse período de ausência, que tal deixar uma mensagem automática informando o horário de reabertura e tranquilizando o seu público de que em breve alguém entrará em contato? Essa é uma dica essencial de como vender pelo Whatsapp.

Além disso, é muito importante destacar que esse contato direto entre consumidor e marca precisa ser muito bem estabelecido. Atenda o seu cliente de forma educada, clara e concisa, tenha atenção ao que ele tem a te dizer, isso inclui as críticas e reclamações. Você pode aprender mais sobre esse tema no nosso artigo de dicas para SAC 2.0.

4- Invista em divulgação

Como vender pelo Whatsapp? Divulgação

Para que os seus clientes cheguem até o seu WhatsApp eles precisam ser informados de que esse meio de comunicação existe. Então, não abra mão das outras redes sociais e boas estratégias de marketing digital para bombar as vendas no WhatsApp.

Insira um link para o WhatsApp no link da sua bio no Instagram, divulgue o contato em postagens, nessa e em outras redes sociais, e também nos stories. Além disso, direcione os comentários e mensagens inbox também para o seu número. E ainda é possível patrocinar anúncios com tráfego para o seu WhatsApp, assim o seu público vai te achar facilmente e logo entrará em contato.

5- Consiga contatos

Como vender pelo Whatsapp? Contatos

Por fim, a última dica para você que quer saber como vender pelo WhatsApp é: amplie a sua lista de contato. Mas, é muito importante destacar que esses números devem ser conquistados e não pegos sem consentimento. Ou seja, faça com que ele queira dar o próprio WhatsApp para você de forma espontânea. Isso pode ser feito por meio de uma Landing Page, na qual você ofereça algum conteúdo ou brinde especial, também na liberação de cupons, descontos, etc. Pense em estratégias que chamem a atenção dos consumidores, depois disso, mão da massa para atrair o público e a consequência disso será a conversão desses contatos em vendas.

Banner para a iniciativa "Virar o Jogo": iniciativa positiva para pessoas e negócios durante a crise da Covid-19

 

Letícia Fernandes, Produtora de Conteúdo na E-Dialog

Texto escrito por Letícia Fernandes, Analista de Marketing Digital na E-Dialog

Jornalista, apaixonada por viagens, livros, filmes de romance e cachorro-quente!