Se você quer saber como vender pelo Whatsapp, está no caminho certo!
A pesquisa de mensageria móvel mais recente, realizada em 2024 pelo Mobile Time e Opinion Box, revelou que o aplicativo está instalado em 99% dos smartphones dos brasileiros e que 83% dos usuários o utilizam para se comunicar com empresas.
No entanto, nem sempre é fácil converter contatos no WhatsApp em vendas. Aqui, os principais pontos de atenção são: utilizar o Whatsapp Business – versão da ferramenta para empresas – além de oferecer um atendimento personalizado com resposta rápida para o consumidor, divulgar seu número nos canais certos e conseguir contatos.
Continue na leitura para saber tudo sobre como vender no WhatsApp. Confira as dicas e boas práticas para usar a rede social com um viés comercial!
4 dicas de como vender pelo Whatsapp
Confira a seguir as principais dicas de como vender pelo WhatsApp. Se preferir, assista ao vídeo exclusivo que fizemos sobre o assunto:
1. Utilize o WhatsApp Business
Uma das principais dificuldades de usar o Whatsapp comercialmente é misturar o contato pessoal com o comercial. Você corre o risco de abrir uma mensagem de trabalho fora do horário e depois esquecer de respondê-la, ou ainda estar sempre trabalhando. Então, a dica principal de como vender pelo Whatsapp é ter uma conta Business.
Para criar uma conta no WhatsApp Business, primeiro faça o download do aplicativo. Ao abrir o app, siga as instruções para registrar um número exclusivo para a conta comercial, insira o nome da empresa e configure o perfil com uma descrição, horário de atendimento e endereço.
O Whatsapp Business oferece muitos recursos importantes para comércio, como coleta de dados, automação de mensagens e a possibilidade de criar um cardápio online.
Outra vantagem do WhatsApp Business é a possibilidade de organizar os seus contatos de acordo com a proceso de compra e, dessa forma, enviar conteúdos mais assertivos, para cada um dos seus clientes por meio da lista de transmissão. Também é possível utilizar etiquetas personalizadas para classificar os contatos, facilitando a gestão dos clientes.
Abaixo vamos falar melhor sobre essas duas funcionalidades, o cardápio online e a lista de transmissão. Além de um novo recurso: os anúncios no WhatsApp Business.
Cardápio
Sem baixar mídias, seus clientes podem conhecer cada um dos itens que você tem disponível com fotos e especificações no recurso de cardápio do WhatsApp. Assim, podem decidir o que querem pedir e logo fechar o pedido, tornando todo o processo mais rápido.
Para pequenas e médias empresas que não possuem um site próprio, esse recurso é realmente útil para apresentar as soluções ao consumidor.
Além disso, o catálogo pode ser atualizado constantemente, garantindo que seus clientes tenham acesso às informações mais recentes.
Para adicionar o catálogo ao seu WhatsApp Business, vá em “Configurações” > “Ferramentas Comerciais” > “Catálogo”. Faça o upload da imagem do produto, preencha com a descrição do item, preço e link para compra online, se houver.
Listas de transmissão
Como mencionado, é possível segmentar os seus contatos e enviar mensagens direcionadas para o momento no qual o seu cliente se encontra na jornada de compra.
Assim, é possível falar a coisa certa para as necessidades daquela pessoa. Mas, lembre-se de ponderar bastante a frequência e o tipo de conteúdo a ser enviado para não sobrecarregar e repelir o público.
Vale destacar que as mensagens só são recebidas por contatos que têm o seu número salvo, então, incentive os clientes a adicionarem seu contato.
Você pode utilizar a lista de transmissão para divulgar ofertas exclusivas, lembretes de produtos no carrinho, novidades e lançamentos e para dar boas-vindas a novos clientes, por exemplo.
Anúncios no WhatsApp Business
Uma funcionalidade poderosa do WhatsApp Business é a possibilidade de criar anúncios patrocinados no Facebook e Instagram direcionados diretamente para o seu número no WhatsApp. Esse tipo de campanha é uma ótima forma de como vender mais pelo Whatsapp, pois é ideal para atrair novos contatos e gerar conversões rápidas.
Ao configurar um anúncio no Gerenciador de Anúncios do Facebook, você pode definir o WhatsApp como destino da campanha, criando um botão de “Enviar Mensagem” que direciona o usuário automaticamente para o seu chat. Essa estratégia é especialmente útil para negócios que precisam de interações rápidas e diretas com o cliente.
Além disso, os anúncios podem ser segmentados com base em localização, interesses e comportamento, garantindo que sua mensagem chegue ao público certo. Para maximizar os resultados, certifique-se de que sua mensagem inicial seja atrativa e convide o usuário a interagir com a empresa.
- Más información en: Cómo hacer publicidad en WhatsApp Business? Tutorial completo para atraer clientes
2- Ofereça um atendimento personalizado e seja ágil
A palavra de ordem das redes sociais é: agilidade. Se você abre o WhatsApp como canal de comunicação, o mínimo que o consumidor espera é uma resposta rápida. De acordo com pesquisas recentes, 53% dos clientes esperam resposta em até uma hora. Então, tenha sempre um profissional pronto para fazer o atendimento por esse meio.
Sabemos que você não estará disponível 24 horas por dia. Nesse período de ausência, configure uma mensagem automática informando o horário de atendimento e tranquilizando o público de que em breve alguém entrará em contato. É legal também utilizar mensagens personalizadas para horários específicos, como feriados e finais de semana.
É fundamental que esse contato direto entre consumidor e marca seja bem estabelecido. Atenda o cliente de forma educada, clara e concisa, tendo atenção ao que ele tem a dizer — inclusive críticas e reclamações. Lembre-se de que uma boa experiência no atendimento pode gerar fidelização e recomendações espontâneas.
Por fim, considere implementar o WhatsApp API em casos de alto volume de interações, permitindo automatizar processos e integrar o atendimento com outros canais.
- Lea también: Automatización para WhatsApp Marketing: qué es y cuáles son sus principales ventajas
3. Invista em divulgação
Para que os seus clientes cheguem até o seu WhatsApp, eles precisam saber que esse meio de comunicação existe. Então, não abra mão das outras redes sociais e das melhores práticas de marketing digital omnichannel para bombar as vendas no WhatsApp.
Insira um link do WhatsApp na bio do Instagram e outras redes sociais, também adicione em seu site, e-mail marketing e Google Meu Negócio. Divulgue o contato em postagens, anúncios patrocinados e stories, e direcione os comentários e mensagens inbox para o seu número.
Além disso, use QR Codes em pontos físicos ou materiais impressos para facilitar o acesso ao seu WhatsApp.
4. Consiga contatos
Por fim, a última dica para você que quer saber como vender pelo WhatsApp é: amplie a sua lista de contatos. Mas é muito importante destacar que esses números devem ser conquistados e não pegos sem consentimento. Ou seja, faça com que o cliente queira fornecer o próprio WhatsApp de forma espontânea.
Isso pode ser feito por meio de uma página de aterrizaje que ofereça um benefício, como e-books, vídeos exclusivos ou checklists. Outra estratégia é a liberação de cupons, sorteios ou acesso antecipado a lançamentos.
Além disso, use links diretos para o WhatsApp em campanhas de marketing e eventos offline. Essas estratégias chamam a atenção dos consumidores, e a consequência será a conversão desses contatos em vendas.
- Lea también: Como vender pelas redes sociais? Dicas para tornar seguidores clientes
Conclusão sobre como vender no Whatsapp
Conseguir realizar vendas pelo WhatsApp requer uma combinação de boas práticas, atendimento ágil e estratégias de divulgação eficazes. Utilizar funcionalidades como listas de transmissão, catálogos de produtos e anúncios patrocinados pode impulsionar seus resultados, transformando o aplicativo em um poderoso canal de vendas.
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