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Como anunciar no WhatsApp Business? Tutorial completo para atrair clientes

Mídia Social
Publicado em setembro 26, 2024
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Índice
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Como anunciar no WhatsApp Business? Tutorial completo para atrair clientes

Para fidelizar clientes, é essencial atender pelos canais que eles mais usam. O Brasil é o segundo país que mais utiliza o WhatsApp, segundo pesquisa do MEF. Por isso, estar presente nessa plataforma é crucial para empresas que atendem brasileiros. Neste blog, vamos te ensinar a como anunciar no WhatsApp, pelo Whatsapp Business, e a facilitar o contato com os consumidores. Continue a leitura e confira!

Passo a passo de como criar o Whatsapp Business

Para anunciar no Whatsapp é preciso criar uma conta no Whatsapp Business.

O WhatsApp Business é um aplicativo disponível para download no Android e no iOS. Além disso, é gratuito e foi criado para suprir a demandas empresariais de atendimento. Dessa forma, o programa possibilita uma comunicação eficiente com clientes. Algumas das funcionalidades são automatizar, classificar e responder rapidamente a mensagens.

Como criar uma conta no Whatsapp Business

  1. Instale o aplicativo: Baixe o Whatsapp Business no Google Play ou baixe o Whatsapp Business no App Store. Ao abrir após a instalação, clique em “Concordar e continuar”, após ler os termos. Depois, em “Continuar” novamente. Por fim, aceite as permissões que a plataforma solicitar, caso as mesmas estejam de acordo com o que você deseja;
  2. Insira o número de celular da empresa: O número deve conter o DDD. Após esse passo, toque, mais uma vez, em “Continuar”;
  3. Verifique seu número: Essa etapa pode ser feita de duas formas. A primeira é verificar manualmente o seu número. Ou seja, o WhatsApp Business envia um código para o celular por SMS. Após isso, você insere o código no aplicativo. A outra maneira é permitir que o WhatsApp Business acesse sua caixa de SMS. Assim, a verificação será feita de forma automática;
  4. Insira os dados da sua empresa: Nesse campo, é o momento de inserir o nome da sua empresa. Tenha bastante cuidado pois, uma vez definido, não será possível alterar. Além disso, essa é a etapa de inserir a foto de perfil. Para isso, recomendamos que coloque o logotipo.

– Leia também: API do WhatsApp Business: o que é, como funciona e vantagens do uso

Por que anunciar no WhatsApp Business?

O primeiro ponto é a personalização: de todas as redes sociais para comunicação, o WhatsApp é a mais pessoal no Brasil. As pessoas usam a ferramenta para falar com amigos, família e até para contatos de negócio.

O objetivo primário da ferramenta é o disparo de mensagens, então, para as empresas que querem anunciar no WhatsApp, essa é a melhor forma de abrir um diálogo mais direto com seus clientes e potenciais consumidores.

Depois, há a questão do volume de usuários. Dados recentes mostram que o Brasil é o segundo colocado em números de usuários ativos na plataforma, com 120 milhões de números cadastrados. Isso equivale a, aproximadamente, 60% da população brasileira.

Esse alto número de usuários ativos torna o WhatsApp a ferramenta de comunicação ideal para quem quer garantir uma campanha de anúncios bem sucedida. Enquanto nem todas as pessoas estarão no Facebook, Instagram, TikTok e Linkedin, é bem provável que estejam sim no WhatsApp.

Por fim, a compra do WhatsApp pelo Meta, grupo do Facebook e Instagram, ofereceu novas ferramentas e funcionalidades para os profissionais de marketing e gerentes de empresas, por isso a importância de anunciar no WhatsApp.

O lançamento do WhatsApp Business impulsionou muitos negócios e profissionalizou o contato pela ferramenta, possibilitando uma série de automações de mensagens e oferecimento de serviços que podem complementar a chegada de novos contatos através de anúncios.

Abaixo, explicamos como anunciar no WhatsApp Business.

– Leia também: Automação para WhatsApp Marketing: o que é e principais benefícios

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Tutorial completo de como anunciar no WhatsApp Business

Para entender como anunciar no WhatsApp Business, você precisa, primeiramente, ter uma conta de anúncios. Caso ainda não tenha, clique aqui para saber como criar uma conta de anúncios no Facebook.

Depois, é preciso entender o objetivo que você deseja com esse anúncio. As opções para incluir o WhatsApp são:

  • Mensagens: O objetivo aqui é iniciar conversas diretamente no WhatsApp a partir de um anúncio. Ao clicar, o usuário é levado para uma interação com a empresa no WhatsApp, facilitando a comunicação e aumentando as chances de conversão;
  • Tráfego: Utilizado para direcionar pessoas para fora do WhatsApp, como para um site ou landing page. Esse objetivo aumenta o tráfego para outros canais digitais da empresa;
  • Engajamento: Focado em gerar interações com publicações no Facebook ou Instagram, como curtidas, comentários e compartilhamentos, mas com o call to action direcionado ao WhatsApp;
  • Geração de Cadastros (Leads): Voltado para coletar informações de clientes em potencial, como nome, e-mail ou telefone, facilitando a nutrição de leads;
  • Vendas: Promove diretamente produtos ou serviços, levando o usuário a uma página de compra ou iniciando uma conversa de vendas no WhatsApp;
  • Alcance: O objetivo aqui é alcançar o maior número de pessoas possível, permitindo que o anúncio seja exibido para um público amplo, aumentando a visibilidade da marca.

Para esse tutorial, vamos escolher os objetivos engajamento, tráfego e vendas. O processo é bastante parecido nas campanhas com outros objetivos. Porém, para quem está começando, esse pode ser o melhor caminho. Então, mãos à obra!

Passo a passo de como anunciar no WhatsApp Business

Como anunciar no WhatsApp com o objetivo de engajamento

  1. Acesse o Gerenciador de Anúncios e inicie a criação de um novo anúncio.
  2. Selecione o objetivo da sua campanha.
  3. Defina o orçamento da campanha e clique em “Avançar”.
  4. Na seção de “Localização da conversão”, selecione “Apps de mensagens”.
  5. Em “Apps de mensagens”, escolha “WhatsApp”.
  6. No tipo de anúncio, selecione “Clique para mensagem”.
  7. Para anúncios com o objetivo de engajamento, na seção de Contas, selecione o número do WhatsApp relevante no menu suspenso.
  8. Defina o público, posicionamentos, orçamento e programação. Em seguida, clique em “Avançar”.
  9. Escolha o formato do anúncio e finalize as configurações.
  10. Clique em “+ Criar” para gerar o fluxo de mensagens. Depois, clique em “Salvar e concluir”.
  11. Por fim, clique em “Publicar” para ativar o anúncio.

Como anunciar no WhatsApp com os objetivos de tráfego e vendas

  1. Acesse o Gerenciador de Anúncios e inicie a criação de um novo anúncio.
  2. Selecione o objetivo da sua campanha.
  3. Defina o orçamento da campanha e clique em “Avançar”.
  4. Na seção “Localização da conversão”, escolha “WhatsApp”.
  5. Selecione a Página do Facebook vinculada ao número de WhatsApp que será utilizado na campanha.
  6. Configure o público, posicionamentos, orçamento e programação. Em seguida, clique em “Avançar”.
  7. Escolha o formato do anúncio e finalize as configurações.
  8. Clique em “+ Criar” para criar o fluxo de mensagens. Clique em “Salvar e concluir”.
  9. Para finalizar, clique em “Publicar” para lançar o anúncio.

– Leia também: Como vender pelo Whatsapp? Confira nossas dicas e aumente suas vendas

Pronto! Agora você já sabe como anunciar no WhatsApp. Então, basta colocar em prática os conhecimentos adquiridos neste tutorial.

É importante ressaltar que os anúncios devem ser testados e monitorados a todo o tempo. Isso porque não há uma fórmula mágica para dar certo. Pelo contrário: é preciso entender qual conteúdo funciona para o seu público. Com isso, realizar alterações para que as publicidades tenham cada vez mais efetividade.

Outro fator que deve ser observado com atenção é o do público. Isto é: a definição errada da persona pode fazer com que o seu anúncio não tenha bom desempenho.

Conclusão sobre anúncios no Whatsapp

Agora que você já sabe como anunciar pelo WhatsApp Business, que tal aprender como anunciar em outras redes sociais? Confira nossos artigos Como anunciar no Instagram, Como anunciar no TikTok e Como anunciar no LinkedIn.

Mas se você busca uma agência especializada na criação e gestão de tráfego pago, pode entrar em contato com a E-Dialog. Somos uma agência de Inbound Marketing especializada!

 

 

Foto de Renan Caixeiro
Renan Caixeiro
Sócio Diretor na E-Dialog, é graduado em Jornalismo e pós-graduado em Comunicação Corporativa, ambos pela UFJF. Está à frente do Reportei, SaaS de relatórios e dashboards, é host do Projeto SaaS, podcast que compartilha experiências do universo de software as a service, e sócio da Aquela Caixa, comunidade para profissionais de criação. Torcedor do Vasco, tem como meta comprar o Gigante da Colina. LinkedIn: @renancaixeiro / Instagram: @renancaixeiro.
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