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O SaaS Marketing é fundamental para as empresas que querem crescer e alavancar negócios. Contudo, com toda a diversidade de estratégias do marketing digital, fica difícil saber por onde começar.

Neste artigo, separamos 5 ações que alavancaram negócios e trouxeram resultados reais. Confira!

Por que o SaaS Marketing é tão importante?

Negócios com soluções digitais dependem de estratégias digitais para alavancar resultados. Não adianta botar um outdoor na parte mais movimentada da cidade para divulgar seu software de gestão se as pessoas precisam acessar seu site para pedir um teste grátis de 7 dias (ainda que ponha um QRCode na imagem).

O Marketing Digital, principalmente o Inbound Marketing, com as estratégias de relacionamento a longo prazo garantem resultados sólidos a curto, médio e longo prazo.

Mas como isso ocorre? Em primeiro lugar, a atração de potenciais clientes se dá com a segmentação correta e os estudos de personas para focar nas pessoas mais qualificadas.

Depois, o envio de conteúdos em prazos regulares de informações através de disparos de e-mail mantém sua marca fresca na mente dos leads e garante uma relação contínua com eles.

Além disso, a produção de artigos de blog educando e direcionando os usuários e leads para sua solução, mostrando o valor do que produz, impacta positivamente na percepção de marca (e na geração de tráfego orgânico).

Por fim, o uso de mídia paga traz usuários para campanhas de conversão mais imediatas e também fomenta a base de leads rapidamente, além de possibilitar a conversão de oportunidades e leads quentes – ideais para quando precisa aumentar o número de clientes no seu SaaS em pouco tempo.

saas marketing

O seu SaaS é uma solução tecnológica para diversos problemas. Por que o seu marketing não é assim?

Ações de SaaS marketing que alavancam negócios

1. Funil de vendas eficiente

Vender no digital exige mapeamento de processos e tabelamento de etapas. Não adianta tentar fazer seu marketing digital sem uma estrutura teórica sólida por trás.

Isso significa, em uma primeira etapa, estruturar seu funil de vendas. Para isso, divida as etapas do processo de inbound em topo, meio e fundo de funil e pense em como sua nutrição de leads será organizada.

No topo, separe todos os processos e contatos dos usuários e leads com a sua marca que sejam de apresentação e entendimento da dor que precisam solucionar.

Isso inclui a inscrição em newsletters, seus seguidores nas redes sociais interagindo com as publicações e os usuários do seu site – para cobrir diferentes meios de comunicação.

Depois, foque no meio de funil, na qualificação dos leads que entraram e precisam de mais informações sobre as dores motivadoras da busca por um SaaS e como essa solução (a sua empresa) poderá ajudar. Materiais ricos e nutrição por e-mail são uma boa forma de realizar essa etapa.

Por fim, insira gatilhos para impulsionar seu lead qualificado em direção à assinatura do seu SaaS ou contato com seu time comercial.

Testes grátis, anúncios direto para contratação, fluxos de e-mail mais comerciais e materiais ricos voltados para a solução das dores do lead (com um e-mail convidando para uma conversa com seu time de vendas) são algumas das formas de pensar no seu fundo de funil.

2. SEO excelente

Seu SaaS só vai atrair clientes de maneira orgânica se puder ser encontrado na internet. E, para isso, é necessário uma estratégia de SaaS Marketing que seja eficiente, como o SEO.

O SEO de SaaS deve ser feito tanto dentro do próprio site, com otimização do texto, tamanho das imagens, responsividade para mobile e uso assertivo de palavras-chave, quanto no blog, com a seleção de temas relacionados às dores e comportamento da sua persona.

E para garantir que esses acessos sejam bem aproveitados, saiba usar os banners e botões ao longo das páginas, redirecionando os leads para onde são mais necessários.

No seu site, isso certamente inclui a página de orçamentos, contratação e teste. No seu blog, opte por materiais ricos e cadastros na sua newsletter.

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3. Tráfego pago para landing pages bem trabalhadas

O SEO atrai acessos orgânicos para seu site e seu blog. Mas nem sempre isso basta. Na maior parte das vezes, você vai precisar de acesso através de mídia paga para gerar volume de leads e oportunidades a curto prazo.

Lembre-se: o SEO é fundamental para suas estratégias, mas ele leva tempo para dar resultados.

Por isso, o tráfego pago ajuda a sua empresa a manter as contas em dia e o volume de clientes crescendo.

Uma forma de garantir que os cliques em anúncios tragam boas conversões é o foco do tráfego para landing pages bem trabalhadas e com uma mensagem centralizada.

Não envie seus potenciais clientes para a página inicial do seu site.

Isso é como fazer um anúncio sobre casacos de frio em pleno inverno e, quando a pessoa clica no anúncio, você a põe na página inicial da sua loja com informações sobre diversos outros produtos – incluindo roupas de verão que ela não quer agora.

Se você está chamando um usuário para conferir sua solução, garanta que ele só vai ler sobre aquilo quando acessar o link do anúncio para seu SaaS.

4. Materiais ricos interativos

O seu SaaS muito provavelmente é uma ferramenta útil e versátil para solucionar os problemas dos seus clientes. Então, por que estagnar sua produção de material rico para captar novas oportunidades em modelos comuns como e-books?

É claro que e-books são excelentes quando você precisa educar seus leads e garantir que entendam temas mais complexos e elaborados. Mas nem sempre você vai precisar gerar leads e qualificá-los dessa forma.

Algumas vezes, a sua persona, seus potenciais clientes, terão outras dores e precisarão saná-las de outra maneira.

Os materiais ricos interativos resolvem essa necessidade do seu marketing através de calculadoras, planners, documentos preenchidos digitalmente etc.

A ideia não é oferecer gratuitamente algo que o seu SaaS faz, mas entregar um material complementar que esteja nas primeiras etapas da jornada do seu lead até a contratação do seu software.

Saiba mais sobre materiais ricos no nosso vídeo abaixo:

5. Divisão de oportunidades em MQLs e SQLs

Os MQLs são os leads qualificados do marketing e os SQLs são os leads qualificados para venda. Mas você sabe como diferenciá-los na sua base?

Existem algumas formas de separar essas duas qualificações na sua base. Lead Scoring e Lead Tracking são duas delas. Chamadas para conversas com seu time comercial são outras. Tudo depende de como estruturou seu funil de vendas lá no começo e das ferramentas que está utilizando.

O importante é conseguir separar essas duas qualificações em bases distintas. Os MQLs continuarão sendo nutridos em sua base até que estejam prontos, enquanto os SQLs são enviados para um CRM e passam para a responsabilidade do time comercial.

Terceirização de SaaS Marketing como forma de impulsionar projetos

Se você quer alavancar seus resultados sem precisar investir em uma estrutura completa de marketing dentro da sua empresa (que pode acabar sendo muito cara para seu orçamento atual), uma forma inteligente de fazer isso é com uma terceirização do time de marketing.

Preparamos um material especial que te ajuda a entender o nível de maturidade digital da sua empresa e avalia se você já precisa de uma consultoria de marketing, ou não. Confira!

Agora, se você gostou do passo-a-passo que inserimos acima e quer uma versão mais detalhada, temos um material rico sobre SaaS muito completo que, além de trazer esse checklist de ações, explica melhor como aplicar cada dica.

Esperamos que essas dicas tornem seu SaaS Marketing muito mais conversivo!

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