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Como anunciar no Google Shopping? Passo a passo para anúncios na plataforma

Google Ads
Publicado em outubro 21, 2024
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Índice
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Como anunciar no Google Shopping? Passo a passo para anúncios na plataforma

Saber como anunciar no Google Shopping é essencial para quem deseja aumentar a visibilidade e as vendas do seu e-commerce.

Este guia completo vai mostrar o passo a passo para configurar campanhas no Google Shopping, além de explicar como a ferramenta funciona e quais as suas vantagens. Confira!

O que é o Google Shopping?

O Google Shopping, reformulado em 2012, é um serviço do Google que funciona como um catálogo multimarcas.

Quando o usuário faz uma busca por produtos, como, por exemplo, “tênis azul”, ele não precisa entrar no site de uma loja para conhecer o item. Isso porque, diretamente no Google é possível ver os produtos do catálogo de diversas lojas, acessar detalhes dos itens e comparar preços.

Essa é uma estratégia essencial de marketing para e-commerce. Então, se você quer lançar mão desse recurso, continue lendo para aprender a como anunciar no Google Shopping.

Como anunciar no Google Shopping? Visão dos produtos na SERP

Uma novidade animadora para as empresas é que desde 2020, o Google permite que lojistas listem produtos de forma gratuita, mas opções pagas continuam disponíveis para quem deseja mais visibilidade.

– Leia também: PMax (Campanha Performance Max do Google Ads): o que é e como utilizar o recurso?

Vantagens do Google Shopping

Os produtos aparecem em carrossel para o usuário, já com nome da loja, preço e fotos, destacando aqueles com preços competitivos.

Eles são visíveis tanto em smartphones quanto em desktops, e podem ser exibidos em diferentes posições de destaque nos resultados de busca, geralmente na parte superior (antes mesmo dos anúncios de Google Ads) ou lateral da página. Essa exposição ajuda a chamar a atenção do usuário logo nos primeiros resultados.

E não é apenas isso! Quando seus produtos aparecem no resultado de busca é para um público altamente qualificado. Se a pessoa procura pelo “produto X” é com intenção de comparar preço e, claro, comprar.

Você ainda tem acesso a dados altamente detalhados para medir o desempenho de suas campanhas. 

Como anunciar no Google Shopping? Veja o passo a passo!

Assista ao vídeo abaixo para saber mais detalhes de como o Google Shopping funciona, como configurá-lo e insights para otimizar suas campanhas:

Confira abaixo o passo a passo de como anunciar no Google Shopping

1º Passo: Crie uma Conta no Google Merchant Center (GMC)

Para anunciar no Google Shopping, você precisa criar uma conta no Google Merchant Center (GMC). É através dele que você gerencia seus produtos e sincroniza com suas campanhas no Google Ads.

2º passo: Adicione a tabela de preços

Existem diversas formas de adicionar seus produtos ao Google Shopping.

Se você já possui uma loja virtual, essa etapa pode ser simples, pois é possível adicionar itens por meio de um arquivo XML, integração com plataformas de e-commerce (como Shopify, por exemplo), APIs ou até mesmo planilhas do Google. O arquivo deve conter informações como nome dos produtos, preços, categorias, quantidades, descrições e imagens de alta qualidade.

Para subir o arquivo, acesse sua conta no GMC > clique em Produtos > Feeds > e envie o arquivo.

Se não estiver familiarizado com a criação de um documento XML, você pode conferir as orientações do suporte do Google na seção “Especificação dos dados dos produtos”

3º passo: Integre sua conta do Google Ads com o Google Merchant Center

Para criar campanhas de Shopping, é necessário integrar sua conta do Google Ads com o Google Merchant Center.

No GMC, clique no menu de três pontos > Vinculação de Contas > Google Ads > insira sua ID do Google Ads.

Certifique-se de atender a todos os pré-requisitos para criar campanhas, incluindo políticas de produto e verificações do GMC. Essas informações estão disponíveis na ajuda do Google Ads.

4º passo: Crie suas campanhas no Google Ads

Para criar sua campanha, acesse o Google Ads: Campanhas > (+) > Nova Campanha > Shopping > selecione seu objetivo > defina o orçamento > crie grupos de anúncios.

Considere utilizar “campanhas inteligentes de Shopping” para simplificar a gestão, permitindo que o Google otimize automaticamente suas campanhas para alcançar mais clientes e maximizar as conversões.

Para mais detalhes, confira nossos artigos “Como anunciar na internet?” e “Como Anunciar no Google?“.

– Leia também: Quanto investir no Google Ads para ter resultado? Confira dicas de investimento da E-Dialog

Conclusão sobre como fazer anúncios no Google Shopping

Agora que você já sabe como anunciar no Google Shopping, é só começar a experimentar a ferramenta e acompanhar os dados para otimizar suas campanhas de acordo com os desempenhos apresentados.

Se ainda tiver dúvidas ou precisar de suporte para configurar suas campanhas, entre em contato com a equipe da E-Dialog! Somos um agência de Inbound pronta para ajudar você a aproveitar ao máximo essa poderosa plataforma de anúncios e melhorar sua gestão de tráfego pago.

Foto de Renan Caixeiro
Renan Caixeiro
Sócio Diretor na E-Dialog, é graduado em Jornalismo e pós-graduado em Comunicação Corporativa, ambos pela UFJF. Está à frente do Reportei, SaaS de relatórios e dashboards, é host do Projeto SaaS, podcast que compartilha experiências do universo de software as a service, e sócio da Aquela Caixa, comunidade para profissionais de criação. Torcedor do Vasco, tem como meta comprar o Gigante da Colina. LinkedIn: @renancaixeiro / Instagram: @renancaixeiro.
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