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É inevitável que a transformação digital gere impactos determinantes em diversos segmentos do mercado, isso para não dizer todos, não é mesmo? Portanto, é indispensável que empresas – grandes ou pequenas – busquem por soluções eficientes que atendam não só as suas necessidades internas, mas que também as posicione em concordância com o novo mercado bem mais exigente. Já adiantamos que, das transformações, o mercado de SaaS está entre os mais emergentes. Não à toa, vem chamando a atenção das empresas na hora de acompanhar as tendências e dinâmicas do mercado. 

Para entender melhor como funciona o mercado SaaS no Brasil e como ele se relaciona com a transformação digital, além de conhecer as principais vantagens desse modelo de negócio, continue a leitura! 

 

Antes de tudo: o que é SaaS?

Na busca pela estabilidade diante de cada nova realidade, muitas organizações que lidam tanto com a rotina das pessoas quanto o dia a dia de empresas contratam esse tipo de serviço: software as a service ou, para nós, software como um serviço. 

Trata-se de um modelo de fabricação e entrega de softwares pelos quais empresas clientes pagam pelo uso, de modo a obter também a assistência e manutenção das empresas fornecedoras.

Diferente dos modelos tradicionais de softwares em pacotes, softwares como serviço são projetados para serem distribuídos somente pela internet, espaço no qual os dados são armazenados pelo próprio fabricante, ficando à disposição dos usuários na nuvem, geralmente.

Sendo assim, esse modelo de negócio pode ser entendido como um “Software implementado como um serviço hospedado e acessado pela Internet”, segundo os cientistas Frederick Chong e Gianpaolo Carraro

Isto é, SaaS oferece uma série de aplicativos e serviços que podem ter diferentes categorias de uso, como por exemplo um serviço de distribuição de emails. 

 

Como funciona o mercado SaaS?

Ainda segundo Frederick Chong e Gianpaolo Carraro, existem duas principais categorias de software como serviço: serviços de linha de negócios e serviços orientados ao cliente. 

No primeiro caso, empresas e instituições de vários tamanhos assinam os serviços em busca de soluções personalizáveis para facilitar os seus processos de finanças, gerenciamento e armazenamento de dados e relações com o cliente, por exemplo. 

Já no segundo caso, são serviços prestados ao público em geral. Normalmente, são comercializados sem custo e financiados por anúncios, como os serviços oferecidos pelo Google, por exemplo.

Segundo pesquisa do Instituto Gartner, os usuários do mercado SaaS devem movimentar pelo menos 171,915 dólares. Hoje, o SaaS está entre as maiores categorias de serviço de TI em Nuvem Pública. 

 

Um fato: o mercado SaaS no Brasil está a caminho de alcançar 50% de presença!

 

Quem está muito próximo de atingir a marca é a cidade de São Paulo que, segundo informações da  Startup Base, lidera no país, seguida de Santa Catarina e Minas Gerais até o momento. Aqui, é comum se referir ao modelo como uma forma de locação. Isso porque o pagamento do serviço é feito, no geral, mensalmente.

Alguns softwares as a service atuam na estruturação do funil de vendas. Recomendamos, portanto, que você leia o nosso artigo sobre essa estratégia: Funil de vendas: o que é, para que serve e como defini-lo? Afinal, um funil de vendas bem estruturado vai fazer toda a diferença nos resultados do seu negócio também. 

 

Mas, afinal, como o mercado SaaS e a transformação digital atuam juntas?

Assim como diversos segmentos são impactados pela transformação digital, o mercado SaaS também está em constante crescimento com a tendência transformadora. Vários segmentos são impactados com o alinhamento potente dessas duas tendências que, quando atuam juntas, geram mudanças significativas na realidade das empresas e, principalmente, na vida das pessoas, sendo este o foco de diversos segmentos que contratam softwares como um serviço.

Além da forma como as pessoas consomem, os hábitos e os comportamentos mudaram muito nas últimas décadas. Inclusive, a pandemia fez com que a relação delas com o digital se estreitasse ainda mais rápido. 

Como nunca antes, a humanidade precisou aprender e conviver cada vez mais com o universo digital. E mais: as mudanças que vieram do cenário pandêmico ultrapassam o momento de crise sanitária, pois a transformação digital só fez se mostrar cada vez mais capaz de atender às necessidades das pessoas e das empresas que, inevitavelmente, precisam contar com o fornecimento de serviços on-line.

Para entender a dinâmica e a sintonia dessas duas tendências, que tal falarmos sobre as vantagens que o mercado Saas traz junto com transformações digitais? Vamos lá!

 

Principais vantagens do SaaS com a transformação digital

Como falamos ao longo do artigo, a transformação digital impacta significativamente diversos segmentos do mercado. Emergente no cenário nacional, é o mercado de SaaS quem deve contar cada vez mais com as transformações, podendo trazer uma série de benefícios tanto para o dia a dia das empresas, quanto para os respectivos clientes. 

 

Informações importantes sobre a transformação digital!

Para que a transformação digital aconteça, é necessário que a inserção de tecnologia seja feita em todos os setores da empresa. A empresa se torna digital somente após a mudança estrutural completa. Apesar de contarem com a tecnologia em determinados setores, muitas empresas ainda estão, na verdade, a caminho de se tornarem.

Exatamente por se tratar de um segmento que oferece serviços pela internet, o mercado SaaS consegue – com mais facilidade – ser promissor nesse sentido. Não à toa, muitas empresas SaaS já conseguiram aderir à realidade digital por completo.

Afinal, empresas de SaaS passam por mudanças com frequência. Pois, na medida que as tecnologias digitais avançam e o comportamento dos clientes é alterado, os seus processos internos precisam dar conta de acompanhar de forma otimizada, prática e simplificada.

 

vender para leads qualificados

A geração de leads é um dos pontos mais importantes para alcançar resultados em vendas no marketing digital!

 

E, quando se trata de atrair mais clientes e garantir a uma experiência prática e simplificada para cada um deles, é preciso repensar os processos da empresa e investir todo esforço necessário para implementar as tecnologias digitais, além de aderir ao modelo de nuvem, uma postura indispensável nos modelos SaaS.

Até porque as inovações tecnológicas estão sempre a todo vapor, logo, estar em dia com as mudanças e transformações que surgem é essencial. 

 

10 iscas para aumentar a conversão de leads

 

1. Mais rapidez, flexibilidade e dinamismo

Ao contarem com software as a service, as empresas passam a ter mais flexibilidade de efetuar pagamentos através de tecnologia avançada, o que aumenta a sua aderência aos projetos transformadores. 

Além do mais, elas podem configurar os parâmetros para que o sistema atenda às suas necessidades, sem demandar das empresas fornecedoras a criação de opções específicas para cada cliente.

Por fim, uma vez que recursos, armazenamento e servidores passam a ser utilizados como redes, é possível ampliá-los ou reduzi-los conforme as necessidades da aplicação, assegurando muito mais agilidade e dinamismo no dia a dia.

 

2. Mais projeção de crescimento 

O custo do armazenamento de dados continua a diminuir diante da maior procura e oferta. Logo, o SaaS gera mais oportunidades de crescimento não só para grandes empresas, mas também para organizações menores, que passam a contar com mais praticidade e suporte no dia a dia, algo fundamental para melhorar a qualidade dos serviços que prestam.

Devido a possibilidade de serviços sob demanda, os clientes conseguem pagar apenas pelo que utilizam. Da mesma forma, as empresas também podem mensurar o uso de seus serviços. 

Logo, a organização passa a contar com um relatório e análise completa sobre o uso de recursos, o seu faturamento e, por fim, consegue gerar planejamentos de capacidade com foco total no uso do serviço.

Vale ressaltar que é de extrema importância saber quais são as métricas para SaaS, além de acompanhá-las constantemente, pois há uma diferença na maneira como se estruturam as estratégias de inbound marketing no segmento.

 

3. Mais acessibilidade

Já imaginou não ter restrições quanto à localização dos clientes e, ainda, assegurar a eles que em todo o mundo possam acessar os mesmos serviços? Com o software as a service isso é possível!

A administração se torna mais acessível, as atualizações passam a acontecer de forma automáticas e contínua, além de serem fornecidas para todos os clientes. 

4. Maior alcance e mais integração

O modo como os softwares são fornecidos no mercado SaaS assegura um mesmo código de programação para todos os usuários e permite também a integração dos sistemas e dos dados da empresa. 

Os serviços passam a ser realizados, registrados e monitorados através da nuvem, sendo esta a solução ideal para as empresas que desejam otimizar os seus processos de forma totalmente digital.

Para que você consiga visualizar todo esse potencial incrível e inovador na prática, trouxemos cases incríveis que são a prova de que quando a transformação digital e software as a service estão em sintonia é muito impactante – e determinante – na hora oferecer experiências agradáveis e personalizadas para os clientes, além de estreitar as relações interagindo com eles.

É realmente possível transformar o seu empreendimento com , superar a concorrência e expandir o seu negócio. Confira!

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Aproveitando que estamos falando sobre oferecer experiências personalizadas e expansão dos negócios, confira a seguir dicas certeiras sobre como é possível fazer Inbound Marketing para SaaS e entenda como a estratégia pode ser valiosa nesse modelo de negócio. 

 

 

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