fbpx

Você está começando agora a desenvolver seu SaaS e quer otimizar suas operações? Saiba que existem ferramentas ideais para todas as tarefas e necessidades dentro da sua empresa. Neste artigo, separamos as principais ferramentas para SaaS que estão começando, sejam plataformas para gestão, operação ou marketing. Confira:

Ferramentas úteis para SaaS

Profitwell

ferramentas para saas profitwell

O Profitwell é uma ferramenta para criar um painel de controle que ajuda a recuperar clientes perdidos. 

Com o ProfitWell, você tem métricas de lucratividade com grande facilidade. Além disso, o software permite que você identifique os principais pontos de foco para acelerar o crescimento do seu SaaS

Com isso, você pode focar em um desenvolvimento inteligente, sempre em uma posição capaz de reter seus lucros. Você pode usar o Profitwell para acompanhar as métricas contábeis – o que é especialmente útil para quem não tem experiência na área. 

O software tem uma interface fácil com visualizações intuitivas e instrutivas. 

Intercom

A Intercom é uma ferramenta para chat e atendimento a clientes dentro de aplicativos com grande integração para SaaS, o que acaba sendo muito útil para quem precisa desenvolver a parte de suporte, mas quer um framework pré-pronto.

A ferramenta permite visualizar quem está usando o seu produto e facilita a comunicação pessoal com eles, incluindo o uso de bots no site para captar mais leads, automações de e-mail, mensagens no app, mensagens no celular (push) e através da web. 

Com a Intercom, você pode usar a própria comunicação com usuários no seu site numa ferramenta de conversão de leads e oportunidades de venda, o que é excelente quando há grande volume de usuários chegando.

Além disso, com os dados gerados pelas conversas, pode entender quais são as principais dúvidas em relação ao seu SaaS, quais são as principais objeções de compra e quais são as estratégias de venda que melhor geram resultados. 

First Promoter

first promoter ferramentas para saas

O First Promoter é uma ferramenta de desenvolvimento de programa de afiliados para seu SaaS especialmente útil para gerar mais conversões e ampliar sua base de leads e oportunidades.

Estratégias de afiliação funcionam muito bem para marketing de comunidade e apelam para o gatilho de validação social. Afinal, é muito mais fácil um potencial cliente acreditar em um amigo nos benefícios do seu SaaS que acreditar diretamente na sua marca. 

Dessa forma, você pode gerar benefícios de créditos, reembolsos ou descontos para estimular a divulgação boca a boca (ou mensagem a mensagem) entre as pessoas, gerando um volume de leads e cadastros mais alto em menor tempo.

É importante apenas alinhar sua campanha de marketing para garantir que os benefícios do SaaS correspondam aos bônus do programa de afiliados para ter o engajamento desejado.

Ferramentas de Marketing para SaaS

Separamos as ferramentas de marketing abaixo que podem ser extremamente úteis para os SaaS que estão começando agora.

HubSpot

hubspot visão geral da plataforma

O HubSpot é uma das maiores empresas de marketing digital do mundo, sendo inclusive responsável por popularizar o conceito de Inbound Marketing.

Com o HubSpot, você pode criar sites, gerenciar seus leads com o HubSpot Marketing, gerenciar oportunidades de venda com o HubSpot CMS e muito mais. 

O HubSpot integra todas as ferramentas de marketing necessárias para um bom gerenciamento de campanhas e estratégias. Além disso, oferece suporte, cursos e qualificação em marketing pagos e gratuitos. Contudo, por ser uma empresa estrangeira, os pagamentos são em dólar. Por conta disso, o HubSpot é mais recomendado para quem já tem alto volume de leads e vendas.

Para equilibrar isso, o HubSpot oferece incentivos a startups e empresas que estão começando. O CMS possui planos gratuitos e há inclusive um plano com valor especial para as startups. Explicamos tudo sobre esse plano no vídeo abaixo:

RD Station

rd station visão geral do gerenciador

Similar ao HubSpot Marketing, o RD Station Marketing é uma plataforma de gerenciamento de campanhas e estratégias de marketing que integra algumas ferramentas e automações, gerando maior controle sobre a comunicação da sua marca. 

A principal diferença é que o RD Station Marketing surgiu no Brasil e atualmente é a maior empresa de marketing digital da América Latina, o que gera maior suporte regional e algumas soluções específicas para a realidade dos usuários daqui, como integrações para WhatsApp, por exemplo. 

A RD Station também possui o próprio CMS para melhor integrar a comunicação entre marketing e vendas, também contando com planos gratuitos e melhores valores para empresas que estão começando agora – além de treinamentos e capacitações no uso da plataforma e no marketing digital como um todo.

WordPress

wordpress visão geral da plataforma

Ao desenvolver um SaaS, ainda que seja um software baixado no computador dos clientes finais, você precisa de uma plataforma para exibir sua solução e ser encontrado pelos usuários.

E, para isso, uma das maneiras mais simples e diretas é construir um site diretamente no WordPress. Com isso, desenvolve o site da sua empresa, vende sua solução, capta leads, exibe os planos de pagamento do seu SaaS, cria um blog para melhor educar os clientes e leads, otimiza seus resultados com SEO e muito mais. 

Como o WordPress já oferece modelos pré-prontos e muito suporte, é possível ter um site funcional no ar em pouco tempo. E para quem tem experiência com programação, as opções de personalização são ainda maiores. 

Google Analytics

google analytics overview da plataforma

Para quem tem um site, acompanhar o volume de acessos e o resultado das campanhas é fundamental. É aí que entra o Google Analytics. Toda estratégia de SEO que se preze depende de um bom gerenciamento do Analytics para entender o padrão de comportamento dos visitantes no site. 

Por exemplo, se você gera um alto volume de tráfego pago e orgânico para sua página principal, mas essas pessoas não visitam outras páginas (como a de orçamentos, por exemplo), sua comunicação visual e layout podem não estar otimizados o suficiente. 

O Google Analytics é uma ferramenta poderosa para gerenciar suas campanhas de tráfego pago e SEO. Você consegue visualizar visitantes por tipo de dispositivo, gostos e preferências, região de acesso, criar métricas e metas internas e muito mais. 

Google Search Console

google search console ferramentas de para saas

O Google Search Console é a plataforma de otimização para SEO do Google. É possível verificar a indexação do site para o algoritmo de busca e saber qual a visibilidade de páginas.

Além disso, a ferramenta gera um diagnóstico de erros e oferece potenciais soluções para tornar o uso do site mais eficiente para os usuários, o que colabora não só com a navegação e experiência, mas também gera resultados positivos no próprio SEO.

O Search Console é fundamental para quem quer ser encontrado na internet de maneira orgânica. Para SaaS, isso significa ter sua solução na primeira página, atraindo mais usuários sem gastar muito dinheiro. 

Ferramentas de gestão para SaaS

Não é só de estratégias de marketing para captação de leads e novos clientes que vive seu SaaS, é necessário se organizar e dividir as tarefas de desenvolvimento e planejamento. Por conta disso, separamos algumas ferramentas de gestão que podem ser bem úteis. 

Basecamp

basecamp gerenciador tela principal

O Basecamp é um software de gerenciamento de projetos disponível que bem se adequa ao mercado de SaaS, em especial para times com diferentes funções e demandas.

O Basecamp permite que os times fiquem bem coordenados em todos os níveis da rotina de trabalho e em todos os ciclos de desenvolvimento. 

Ele permite compartilhamento de arquivos, agendamento de tarefas, marcação de reuniões, divisão de times produtivos e muito mais. 

Quem precisa de maior organização no gerenciamento do SaaS pode se beneficiar enormemente com o software. 

Toggl

toggl manager main screen

Uma forma excelente de entender a eficiência da sua gestão é acompanhar o tempo utilizado para a execução de tarefas. Com as rotinas de trabalho cada vez mais dinâmicas e exigentes, é fundamental mapear a divisão de tarefas ao longo das semanas.

Dessa forma, a gestão do SaaS pode entender quais são os pontos que geram maior dificuldade para a equipe, quais são as tarefas que precisam ser otimizadas, quais são as atividades que estão dando prejuízo e onde é necessário investir mais (em infraestrutura e equipe). 

O Toggl é uma das ferramentas que realiza esse acompanhamento, mas existem outras. Um exemplo é o Harvester, que inclusive tem integração com o Basecamp e gera relatórios semanais. 

Calendly

calendly manager tela principal

O Calendly é um software de agendamento excelente para times melhorarem a marcação de reuniões, entrevistas e mais. 

A ferramenta oferece uma maneira segura de agendamento sem a necessidade e dependência do seu telefone ou e-mail. Basta configurar as preferências de uso e compartilhar o link com as pessoas com quem quer marcar a reunião para deixá-los escolher um horário e uma data para a reunião. 

Ele funciona bem para times e indivíduos, então pode ser implementado com todas as pessoas do SaaS, da equipe de vendas aos programadores. 

Sentiu falta de alguma ferramenta para seu SaaS? Deixe nos comentários quais são suas principais necessidades na rotina produtiva. Para mais dicas sobre como otimizar suas campanhas de marketing, você pode acessar nosso blog e conferir nossos mais de 600 artigos!

Quer se aprofundar em Marketing