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CRM e marketing digital: 5 vantagens de investir nessa união

Inbound Marketing
Publicado em setembro 1, 2022
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  • CRM e marketing digital: 5 vantagens de investir nessa união
Índice
[ez-toc]
CRM e marketing digital

Entenda neste artigo como usar o CRM e marketing digital para impulsionar seus resultados em vendas, geração de leads e oportunidades. Aprenda algumas estratégias para começar a acelerar o marketing da sua empresa e veja quais são os principais benefícios dessa união.

Continue a leitura e confira:

O que é CRM?

CRM é a sigla de Client Relationship Management, ou Gerenciamento de Relacionamento com Clientes. Essas ferramentas concentram dados de leads qualificados e clientes já no banco de dados da empresa. Basicamente, ajudam a automatizar processos de contato e follow up de vendas, o que otimiza o trabalho do time comercial em diversas etapas.

Os CRMs podem ser amplos, com personalizações de acordo com as necessidades das empresas, ou específicos, voltados para um determinado nicho.

Independentemente de qual CRM você escolher, o importante é saber usá-lo corretamente para tirar o melhor da ferramenta.

Empresas que estão interessadas em estruturar melhor os processos internos e querem fazer isso na área de vendas e marketing (com a elaboração do funil de vendas, da jornada do consumidor e dos outros aspectos relacionados à organização de processos) precisam de um CRM.

5 vantagens da integração de CRM e marketing digital

Listamos a seguir as maiores vantagens de uma integração de CRM e marketing digital na sua empresa. São elas:

  1. Funil de vendas completo;
  2. Gestão da informação facilitada;
  3. Integração entre time de marketing e vendas;
  4. Segmentação de leads melhorada com MQLs e SQLs
  5. Mais dados para o SDR usar em sua abordagem

Mais detalhes a seguir:

1. Funil de vendas completo

Normalmente, estratégias de marketing param quando um lead qualificado é enviado para o time comercial. Quem não tem um CRM ou ainda não o integrou à plataforma de marketing perde grandes oportunidades de negócio.

Isso porque é muito mais fácil vender para um cliente antigo que converter um novo, então o processo de pós-vendas é fundamental para os varejos continuarem lucrativos. O envio de cupons promocionais, mensagens em datas comemorativas e até descontos para aniversariantes podem gerar boas vendas e reativar contatos desengajados.

Além disso, quem trabalha com vendas recorrentes de serviços ou produtos precisa garantir que os clientes se mantenham satisfeitos após a compra. Para isso, automações de e-mail marketing são fundamentais na continuidade do contato depois da compra.

2. Segmentação de leads melhorada com MQLs e SQLs

Não adianta enviar todo lead qualificado para o time de vendas, é necessário separá-los em MQLs e SQLs.

Já falamos sobre a segmentação de leads em outro artigo, então aqui iremos apenas resumir: no geral, você deverá garantir apenas o contato do seu time comercial com quem realmente vale a pena. Dessa forma, reduz o uso de tempo e recursos com leads desalinhados e vendas pouco interessantes para sua empresa.

Para lembrar:

  • MQL: Lead qualificado de marketing. É aquela pessoa que já não está mais no topo do funil, mas ainda não tem maturidade suficiente na jornada de compras para receber uma proposta direta;
  • SQL: Lead qualificado de vendas. É a pessoa que já passou por todas as etapas do seu funil e sinalizou que tem interesse em realizar uma compra. É o SQL que deve ir para o CRM da sua empresa.

3. Mais dados para o SDR usar em sua abordagem

SDRs são profissionais voltados para o processo de pré-vendas. Em poucas palavras: são as pessoas responsáveis por decidir quem realmente tem uma identificação com seu negócio e quem não tem.

São mais comuns em produtos e serviços de alto valor agregado, com comportamento de compras complexo e em mais de uma etapa (imóveis, por exemplo), mas também podem estar presentes em empresas de serviço (como SaaS) com alto volume de leads qualificados.

Quanto mais informação um SDR tiver sobre um lead, seja do banco de informações do CRM seja da ferramenta de marketing, melhor para ajudar a filtrar as verdadeiras oportunidades de negócio.

4. Gestão da informação facilitada

A integração do CRM e marketing digital permite que os dados fluam melhor de um lado para o outro. Isso é importante por diversos motivos.

Primeiro, os times de marketing precisam saber quais foram as conversões derivadas de suas estratégias para calcular corretamente o ROI e as demais métricas.

Em segundo lugar, os times de venda precisam das informações colhidas pelas ferramentas de marketing, não apenas do nome, telefone e e-mail, mas também cargo, profissão, quais materiais consumiu na jornada de compras, quais páginas visitou, por onde chegou etc..

Com uma integração adequada, as duas ferramentas não precisam ficar realizando importações recorrentes para funcionarem bem, basta deixar que rodem e se comuniquem sem ação ativa da sua equipe.

5. Integração entre time de marketing e vendas

Complementar ao ponto anterior, a gestão da informação adequada facilita o contato entre os dois times. Isso leva a uma elaboração de estratégias mais eficientes para as empresas e acrescenta enormemente na execução de atividades para atração de mais clientes.

O que em muitos lugares é uma briga ou disputa de narrativas pelas áreas de venda e marketing torna-se então um procedimento alinhado e muito mais claro entre os dois lados.

Leia também: Gestão de CRM: veja 7 dicas para aproveitar ao máximo a ferramenta

ERP e CRM: como diferenciar e integrar esses sistemas?

CRMs mais comuns do mercado

Abaixo, separamos dois dos CRMs mais comuns do mercado que podem ser usados por sua empresa.

1. HubSpot CRM

HubSpot CRM possui um plano gratuito e diversas funcionalidades. Um dos pontos fracos é possuir pagamento apenas em dólares, o que encarece o serviço para algumas empresas interessadas.

Contudo, uma das grandes vantagens é a possibilidade de oferecer landing pages, pop-ups e formulários personalizados de acordo com a etapa do funil de vendas, o que gera uma jornada muito mais flexível para diferentes usuários.

2. RD Station CRM

RD Station CRM possui pagamento em reais, um plano gratuito e tem como uma das grandes vantagens a integração com o WhatsApp para disparo de mensagens. Aqui na E-Dialog, recomendamos o RD Station principalmente para empresas com produtos ou serviços com ticket médio de menos de 1.000 reais e um volume de leads muito alto.

Além do plano gratuito, os planos iniciais oferecem uma interface muito amigável e inúmeros benefícios por valores bem acessíveis.

Leia também: HubSpot ou RD Station: qual ferramenta de CRM devo escolher?

Ferramenta de CRM: conheça as 7 mais utilizadas e saiba como escolher a ideal

CRM gratuito vale a pena? Entenda seus benefícios e limitações

Implantação de CRM na E-Dialog

A E-Dialog é uma agência de Inbound Marketing com ampla experiência no marketing digital e hoje oferece o serviço de implantação de CRM nas empresas, contando com o estudo e análise de qual CRM é mais indicado para cada caso, a implementação da ferramenta com todas as informações necessárias, importação de banco de dados e treinamento da equipe para uso correto da ferramenta.

Caso queira saber mais sobre como podemos te ajudar a garantir vendas mais assertivas e um marketing ainda mais alinhado com os objetivos da sua empresa, é só falar com a gente.[/et_pb_text][/et_pb_column]
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Foto de Renan Caixeiro
Renan Caixeiro
Sócio Diretor na E-Dialog, é graduado em Jornalismo e pós-graduado em Comunicação Corporativa, ambos pela UFJF. Está à frente do Reportei, SaaS de relatórios e dashboards, é host do Projeto SaaS, podcast que compartilha experiências do universo de software as a service, e sócio da Aquela Caixa, comunidade para profissionais de criação. Torcedor do Vasco, tem como meta comprar o Gigante da Colina. LinkedIn: @renancaixeiro / Instagram: @renancaixeiro.
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