fbpx

Você conhece este sistema da Hubspot? Veja neste artigo quais são as principais características do CMS Hub.

Ele é o software de gestão de conteúdo da HubSpot. Descubra se esse é o CMS ideal para o seu negócio através do guia abaixo. 

O que faz um CMS padrão?

Para mostrar os destaques do CMS Hub do HubSpot, primeiro iremos destacar as ferramentas tradicionais de um software de gestão de conteúdo.

O WordPress, por exemplo, é um dos softwares mais populares e tradicionais nesse sentido. Oferece uma plataforma poderosa para criação de conteúdo e conta com integrações adicionais com plugins de terceiros para atrair, engajar e fidelizar consumidores.

As principais ferramentas do WordPress são:

  • Publicação.
  • Gerenciamento de Usuários.
  • Gerenciamento de Mídia.
  • Termos e Condições.
  • Temas.
  • Otimização Básica. 

Contudo, o CMS Hub vai muito além disso. 

Principais destaques do CMS Hub

O CMS Hub tem a infraestrutura de um CMS tradicional e é complementado pela integração ao HubSpot CRM. Ele une marketing, vendas e atendimento ao consumidor em um fluxo contínuo muito além da gestão de conteúdo. 

Alguns dos destaques são:

  • Ferramentas de design e Gerenciamento de arquivos e mídia;
  • Marketplace de ativos e ferramentas do HubSpot CMS para módulos customizáveis e templates;
  • HubDB para criar experiências de conteúdo dinâmicas e amigáveis às estratégias de marketing;
  • Ferramentas de publicação drag-and-drop (arraste e use) para todos os conteúdos;
  • Personalização e conteúdo inteligente;
  • Otimização avançada, SEO e ferramentas de estratégia de conteúdo;
  • Relatórios e análise de site;
  • Content “staging” (simulação de conteúdo duplicado);
  • Design com crescimento exponencial em vista;
  • Hospedagem com velocidade, segurança e confiabilidade;
  • Integração com HubSpot CRM;
  • Único CMS com chatbots nativos;
  • Chat, E-mail, HubSpot Community e suporte por telefone 24/7.

Abaixo, iremos explicar um pouco mais sobre cada ferramenta do CMS Hub.

Principais funcionalidades do CMS Hub

Ferramentas de design e Gerenciamento de arquivos e mídia

O gerenciador de design do HubSpot combina todas as ferramentas necessárias para sites incríveis enquanto ainda dá aos profissionais de marketing a flexibilidade necessária para criar o conteúdo certo. 

Marketplace de ativos e ferramentas do HubSpot CMS

CMS HUB

Créditos: HubSpot

Os templates do CMS Hub deixam você controlar o layout, estilo e funções das páginas. Além disso, existem templates pré-prontos de parceiros que você pode baixar no marketplace.

Módulos são os blocos de construção dos templates. Esses blocos de conteúdo incluem imagens, formas, CTAs, texto rico e muito mais. 

Além disso, uma das ferramentas é o one-to-many (um para muitos). Em que os mesmos blocos podem ser usados em diferentes templates – e esses podem ser adicionados a diferentes páginas únicas. 

Créditos: HubSpot

Ou seja, é possível criar templates com informações básicas sobre a sua empresa e usar os templates em páginas de contato, landing pages, blogs e muito mais. 

HubDB

O HubDB é uma maneira de criar conteúdo dinâmico e orientado por dados de fácil gestão por profissionais de marketing. É como uma tabela do Excel. 

Os dados podem ser coletados de maneiras distintas, mas o importante é que com esse banco de dados integrado. Dessa maneira, os usuários podem encontrar informações personalizadas para eles de acordo com o uso, seja para gerenciar catálogos digitais de produtos, calendário de eventos ou franquias com dezenas de lojas. 

Ferramentas de publicação drag-and-drop

Construa e eles virão. A boa notícia? Você não precisa de um desenvolvedor para construir seu site. É possível pôr em prática seus planos com as ferramentas de publicação drag-and-drop.

Com ela, você constrói páginas de site, blogs, landing pages, formulários, pop-ups e CTAs. Além disso, ainda é possível realizar testes A/B em todos os itens acima.

Para isso, basta usar testes para confirmar a performance de texto, cores e design para escolher as opções mais eficientes e capazes de conversão. 

Personalização e conteúdo inteligente

Com conteúdo inteligente e tokens de personalização, a Hubspot ajuda você a entregar de maneira inteligente um conteúdo personalizado às necessidades dos consumidores. 

O Smart Content deixa você escolher seu alvo com base nas informações no seu banco de dados ou leads. Qualquer dado armazenado no CRM sobre um contato específico pode mudar de maneira dinâmica a maneira como essa pessoa interage com a sua marca. 

Créditos: HubSpot

Seja landing pages, páginas de contato, formulários ou até mesmo blogs, o Smart Content acompanha o usuário pelo funil de vendas e mostra a ele o próximo passo.

Otimização avançada, SEO e ferramentas de estratégia de conteúdo

O HubSpot adotou a metodologia de SEO de agrupamento de tópicos porque os softwares de busca como o Google hoje beneficiam os sites em que o conteúdo é organizado por tópicos e não apenas palavras-chave. 

Essa organização é facilitada na ferramenta de conteúdo estratégico com o CMS Hub, onde você pode descobrir e ranquear para tópicos de páginas pilar e outros tópicos mais específicos e de nicho. 

A ferramenta mostra sugestões com base em relevância, competição e popularidade, bem como exibe dados de buscas mensais para você estimar como ranquear para tópicos específicos irá afetar seus ganhos de tráfego. 

Além disso, uma ferramenta visual de agrupamento de conteúdo ajuda os profissionais a criar estratégias de links internos ao mostrar quais partes de conteúdo estão vinculadas a outras com uma linha verde. Se uma linha é vermelha, o conteúdo ainda não foi linkado. 

Além disso, uma lista de tarefas nativa mostra tudo que é necessário para garantir um bom SEO interno, sem precisar de plugins e ferramentas de terceiros.  

Relatórios e análise de site

Você pode pensar nos relatórios do CMS Hub como um guia para ROI (return over investment, ou retorno sobre investimento). 

É possível usar o painel de tarefas para toda a organização se orientar quanto aos objetivos e metas, estando disponível também a opção de customizar os painéis individuais de até 200 usuários, mostrando a eles apenas o que importa.

Esses relatórios permitem que gestores se aprofundem em métricas de marketing, vendas ou serviço integradas ao HubSpot CRM ou outros aplicativos e softwares integrados. 

Também é possível construir relatórios personalizados usando templates disponíveis nos marketplaces e bibliotecas da plataforma. 

Alguns dos principais dados que aparecem são: sessões, métricas de tráfego, métricas de engajamento, fontes das sessões, sessões de novos visitantes por fonte, taxas de engajamento de sessão por fonte, uso por dispositivo, país de sessão.

Esses relatórios têm tudo que você precisa para uma estratégia completa e bem monitorada, mas também é possível integrar o Google Search Console ao site para gerar ainda mais dados. 

Content Staging

O CMS Hub possui uma área de construção de conteúdos muito leve, em que você pode pegar qualquer página do site, cloná-la e realizar as mudanças desejadas nos bastidores. 

Nesses bastidores de conteúdo, você recebe uma URL de prévia que pode ser compartilhada com outras pessoas, como gestores da empresa, que podem interagir com o conteúdo construído. Depois que as edições são realizadas, é possível publicar o conteúdo.

A partir daí, a página existente é substituída pela nova automaticamente, e o modelo antigo é arquivado (não deletado), caso precise de uma referência posteriormente. 

Isso permite mudanças complexas no site de maneira mais sutil e estudada, com as aprovações pelos responsáveis ocorrendo sem a alteração do material original. 

Design com crescimento exponencial em vista

Seja através do curso ou pela contratação de profissionais especializados em growth hacking, o HubSpot torna mais fácil construir e otimizar sites de ponta para levar os empreendimentos a um crescimento contínuo e, quem sabe, escalável.

O curso em questão, Growth Driven Design (GDD), permite que os profissionais aprendam a desenvolver uma estratégia, lançar um site, implementar processos de melhoria contínua através de dados e ainda dá acesso à comunidade global do GDD Slack, onde usuários fazem perguntas e colaboram com instrutores e milhares de profissionais de growth.

Hospedagem com velocidade, segurança e confiabilidade

São três pilares que fazem da hospedagem do HubSpot uma das melhores do mundo:

1. Velocidade

Mais de 60% dos visitantes irão abandonar um site que demora mais de 5seg para carregar. E a expectativa é que esse tempo de espera só diminua. Assim, o CMS Hub foi desenvolvido para carregar rápido.

O HubSpot construiu sua própria infraestrutura global de Content Delivery Network (CDN), eles a otimizaram de forma que a página carregue rápido não importando qual o dispositivo ou localização do usuário.

O CMS otimiza o tamanho de imagens e a compressão para garantir que todos os usuários tenham uma boa experiência, e também mexeram na forma como CSS e JavaScript carregam para realmente gerar páginas de carregamento ultra-rápido.

2. Segurança

Falhas de segurança são péssimas para a imagem de uma empresa. Então o CMS Hbus tem um SSL já garantido. Hoje, o Google penaliza gravemente os sites sem SSL e sem segurança, então esse benefício atende a duas necessidades específicas. 

O CDN global do HubSpot previne ataques DDoS, e o Web Application Firewall previne hackers de acessarem os dados nos bancos e servidores do site. Não só isso, mas a empresa também tem um time de segurança monitorando constantemente o sistema.

Confiabilidade

O CMS Hub tem um tempo de atividade de 99,999%. Ou seja, mesmo que um centro de dados caia um dia (algo já altamente improvável), o sistema pode mudar para um modo redundante para deixar o site ativo. O tempo de inatividade não custa apenas dinheiro, também afeta a percepção de marca. 

Integração com HubSpot CRM

O HubSpot CRM é um dos melhores no mercado, e a integração com o CMS Hub permite rastrear os dados dos leads, construir as listas de contato e transformar um visitante em cliente satisfeito.

Isso significa que é possível ter todos os dados de páginas de visita, cliques, downloads, estágios de funil, contato do lead e muitos outros dados valiosos em um único dashboard integrado e desenhado para funcionar da maneira mais fluida possível. 

Conclusão

O CMS Hub é um software de gerenciamento de conteúdo robusto, com funcionalidades específicas voltadas para otimização de marketing e para integração com CRM e vendas. Contudo, seu preço de utilização mensal pode ser um fator que afasta muitas empresas. Para saber se o CMS Hub é ideal para seu negócio, fale com nossa equipe hoje.

E, então, acha que o CMS é uma alternativa?