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Para todo e qualquer tipo de mercado é necessário saber para quem você está vendendo. E, principalmente quem trabalha com publicidade precisa saber quem é o público-alvo da empresa. Antes de iniciar qualquer projeto é necessário compreender o comprador para realizar a produção de conteúdo das redes sociais.

Para facilitar o processo de criação e o direcionamento de conteúdo você precisa criar uma Persona. As Personas são personagens fictícios criados para representar os diferentes tipos de usuário dentro de uma marca. Quando você entender quem você precisa atingir, você será capaz de proporcionar conteúdo específico para eles. Pense que seu objetivo é criar um personagem a partir de um estereótipo, que seja o mais próximo possível de seus públicos. Um ser humano real com desejos e anseios. Confira algumas dicas de como definir a sua persona:

#1: Faça perguntas

Primeiro você deve entender que para conhecer os seus clientes ou futuros clientes você deve fazer perguntas para ele.

  • Comece delimitando informações básicas como gênero, ou seja se ele é homem ou mulher,  criando um nome para essa persona, quantos anos essa persona tem, qual região ela mora e qual sua profissão. Dessa forma você conseguirá seguimentar ações tanto online quanto offline. Dependendo do seu ramo de atuação você pode se aprofundar em outras questões como se seus clientes são casados, renda familiar e etc.
  • Quais são as atividades mais comuns que ele realiza tanto pessoalmente quanto profissionalmente. Onde o seu cliente vai, quais lugares ele frequenta, o que ele faz no fim de semana dele. Essas perguntas ajudarão a traçar a mente de consumo do seu cliente.
  • Onde o seu cliente está e como ele realiza compras? Ele realiza compras pelo celular? Computador? Prefere ir na loja?
  • Pense em quais sites sua persona visita, quais livros ela lê e para onde ela gostaria de viajar.

#2: Delimite as personas

Claro que ao fazer uma pesquisa minuciosa dos seus clientes você vai encontrar diversos tipos de público. Mas, é preciso ser generalista e lidar com no máximo duas personas nas suas ações de marketing. Ao finalizar o processo você deve se perguntar.  Você acredita que o (nome da sua persona) se interessaria pelo nosso produto?

É claro que cada empresa tem um foco e por isso as perguntas devem variar, mas após a coleta dos dados desenhe a sua persona e tenha bem claro essas informações. A partir daí ficará muito mais fácil criar um conteúdo específico que impacte o seus clientes e pessoas que no futuro também poderão se tornar o seu cliente.

persona

A BMGen Inovação em Modelos de Negócios oferece um  pôster gratuito de Personas. Esse é um modelo que também poderá te ajudar.

 

Para ler outros textos:

Como usar e-mail marketing no seu negócio?

– 4 formas de engajar usando hashtags

-Qual a importância de um influenciador para a sua marca?