fbpx

Flutuações no consumo e nos padrões de atividade dos clientes são comuns ao longo do ano. Mas não é por isso que sua empresa precisa passar meses no vermelho esperando as épocas de melhor desempenho. Neste artigo, explicamos como o marketing sazonal pode ajudar a alavancar vendas em meses de pouco movimento e impulsionar ainda mais os resultados nas épocas de mais oportunidades. Confira:

O que é marketing sazonal?

Marketing sazonal é envolve as campanhas criadas em determinadas épocas do ano, ou temporadas de venda. Essas campanhas aumentam o tráfego já intenso de períodos de feriados como Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados e Black Friday, mas também focam em garantir lucratividade mesmo nos meses de baixo movimento para os setores.

Por exemplo, uma empresa que atende indústrias siderúrgicas não terá razões para usar o feriado de Dia dos Namorados como atrativo para seu público, e pode ter nos meses de Junho a Agosto uma queda nas vendas. 

Para garantir a continuidade de seu negócio, pode aumentar a verba de anúncios nesse período para captar mais clientes ou pode desenvolver uma campanha mais assertiva focada em clientes recorrentes com alguma condição especial.

Além disso, as campanhas de marketing sazonal também ajudam a manter a empresa fresca na mente dos consumidores com a renovação de alguns anúncios e estratégias recorrentes, algo extremamente positivo para a percepção de marca a longo prazo.

Quais tendências sazonais se aplicam ao seu negócio?

Para saber quais os meses mais rentáveis para seu negócio e quais os meses mais movimentados no seu marketing, primeiro é necessário comparar as performances em vendas e o tráfego do seu site. 

Depois, é se perguntar: “quais meses têm maior engajamento com os consumidores?” Veja quando ocorrem os picos de venda e determine se há relação com palavras-chave específicas. 

Em seguida, pesquise as palavras-chave encontradas no Google Trends e avalie quais são os padrões de procura para cada uma delas. Isso pode ajudar a definir suas estratégias de marketing futuras. 

marketing sazonal calendário

Mapeamento de eventos e feriados em dia? Aproveite para planejar suas campanhas.

Passos para a criação de uma campanha de marketing sazonal

Ao criar suas campanhas, tenha em mente algumas boas práticas.

Primeiro, determine seus objetivos: o que você quer com essa campanha? Otimizar ainda mais as vendas em um período agitado ou sair do marasmo em meses de pouco movimento?

Depois, pesquise seus competidores e principais players do seu segmento. O que eles fazem normalmente nesses períodos? Desmembre a comunicação e analise com cautela: quais são os tipos de conteúdos usados? Quais são os apelos emocionais e gatilhos preferidos? 

Esse tipo de análise é muito valioso e pode oferecer grandes insights antes de você começar a montar sua campanha. 

O terceiro ponto é planejar com antecedência. Se você sabe quais são as épocas ideais para seu marketing sazonal, não tem como argumentar que a data surgiu como uma surpresa. Por isso, não tem razões também para fazer um planejamento falho. 

Depois de determinar as datas, saiba quando começar e quando terminar as campanhas. A partir daí, mapeie para cada uma delas:

  • Oferta principal (descontos, combos, kits, frete grátis etc.)
  • Canais usados (redes sociais, blogs, e-mails etc.)
  • Tipo de conteúdo (vídeo, imagem, texto, uma combinação de formatos)

Ponha todas essas informações em um documento acessível e de fácil visualização pela equipe responsável pela campanha. 

E o mais importante ao criar suas estratégias: a ideia do marketing sazonal é usar gatilhos de escassez para estimular uma ação imediata. Por isso, os benefícios devem ser limitados aos períodos do ano selecionados. 

Não adianta criar uma campanha incrível e investir pesado em diferentes mídias se for reproduzir as mesmas condições de outros meses. 

Desenvolvendo uma campanha sazonal

Veja agora como criar uma campanha de marketing sazonal com mais detalhes. 

Entenda sua audiência e nicho

É necessário saber para quem você vende desde o princípio. Entender sua persona é fundamental para garantir uma comunicação mais funcional e adequada. Não se baseie apenas em público-alvo e definições mais generalistas. Faça uma entrevista com alguns de seus clientes ideais e monte um perfil mais detalhado. 

Foque em:

  • Idade, local de moradia e interesses;
  • Quais competidores podem interessar aos clientes;
  • As principais dores do cliente;
  • As expectativas dos consumidores para seus produtos ou serviços. 

Um entendimento mais profundo sobre seus consumidores também te ajuda a entender melhor seu nicho de mercado. Pense em como sua empresa atende às necessidades de nicho dos clientes. E se você atua em uma indústria ampla como a de alimentos, elenque quais são os seus diferenciais em relação aos concorrentes. 

Construa sua campanha de marketing ao redor do sentimento da época

Essa dica é especialmente útil para as campanhas de marketing sazonal fundamentadas em feriados, mas não precisa se limitar a isso. 

Se você trabalha com roupas, as campanhas de Natal terão uma identidade mais familiar e acolhedora, falando sobre família, presentes, reunião e união. 

Mas se você trabalha com negócios B2B, falar sobre esses temas pode fugir ao perfil da sua persona. A saída, então, é aproveitar o gatilho de final de ano e a renovação de projetos e objetivos ao invés de focar no Natal especificamente. 

É possível comunicar diferentes sentimentos e ideias em uma mesma época, basta entender seu público e seu serviço.

Maximize seus benefícios

Promoções sazonais são um momento excelente para usar o gatilho de escassez e impulsionar as vendas com maiores descontos e benefícios por tempo limitado. E se você quer um resultado ainda melhor, considere usar porcentagens no lugar de números. 

Isso porque o sinal de porcentagem ajuda os consumidores a acreditar que estão tendo um melhor negócio quando, muitas vezes, o desconto pode ser igual ao valor em dinheiro oferecido antes. 

Melhore seu SEO

O SEO, ou otimização para plataformas de busca, pode ajudar seu site ou redes sociais a aparecer melhor no Google ou outras redes. Isso aumenta o tráfego e potencializa sua geração de leads e oportunidades. 

Invista em bom conteúdo de blog, otimização de textos de site e mantenha as redes sociais ativas e bem comunicativas, dessa forma, não perde nenhuma chance de atrair novos clientes.

Mantenha sua base de leads saudável

Uma forma de gerar bons resultados com as campanhas de marketing sazonal é usar sua base de leads para disparar e-mails nas épocas do ano selecionadas. Para isso, contudo, é importante que os leads estejam bem qualificados e segmentados em grupos distintos.

Com isso, você garante um disparo mais inteligente e eficiente, evita taxas de abertura muito baixas (que podem prejudicar seu domínio) e ainda maximiza os esforços para atingir quem realmente vai se interessar por aquele benefício. 

Cuidados nas campanhas sazonais

Existem alguns cuidados importantes na hora de criar uma campanha de marketing sazonal para não gerar problemas de posicionamento e tom. Considere as seguintes dicas:

  • Não reinforce estereótipos de qualquer tipo;
  • Não tente usar humor a menos que tenha 100% de certeza do que está fazendo;
  • Caso decida usar gírias, faça uma pesquisa rápida no Google para saber se é apropriado;
  • Peça feedback para membros da sua empresa.

Benefícios do marketing sazonal

E por que aplicar essas estratégias na sua empresa? Existem alguns bons motivos. 

Apelo às emoções sazonais

Feriados e diferentes épocas do ano geram nas pessoas sentimentos distintos. O fim do ano é uma época de muita celebração, reunião de família e amigos, mas também é um período de férias e descanso para alguns. 

O meio do ano costuma ser o momento de férias das crianças e é também o inverno, mas para muitas empresas costuma ser o momento de avaliação de métricas importantes e redefinição de estratégias.

Aumento da percepção de marca

A percepção de marca é a medida de como as pessoas entendem sua empresa e quantas sabem que ela existe e o que faz. As campanhas sazonais ajudam a aumentar a atenção dada à sua empresa e não só reforça os laços com aqueles que já a conhecem como atrai novos interessados. 

marketing sazonal imagem

Quer gerar uma resposta emocional positiva nos seus potenciais consumidores? Saiba extrair o tom certo de cada feriado ou evento anual.

Conversão de leads em consumidores

Você tem leads muito antigos que não converteram ainda? Use as campanhas sazonais para despertar neles o interesse de aquisição. Faça uma oferta irrecusável para a parte da base que flerta com o fechamento de um negócio há muito tempo, mas que ainda não tomou o próximo passo. 

Com boas segmentações de lead, pode gerar diferentes benefícios e personalizar as ofertas de acordo com o perfil dos usuários na base. 

O marketing sazonal é para todas as empresas?

Muitos podem fazer essa pergunta e achar que a sazonalidade de campanhas só se adequa aos negócios B2C. Mas a verdade é que, mesmo com uma diferença no padrão de comportamento do consumidor, é possível fazer o marketing sazonal para empresas B2B. 

Tudo depende de consistência no posicionamento de marca e criatividade para encontrar o tom certo dentro das sazonalidades observadas. 

Entendendo a sazonalidade nas buscas

É necessário entender a sazonalidade do seu tráfego na internet para ter uma noção clara dos seus objetivos com marketing. 

Sazonalidade de tráfego online se refere a tendências previsíveis e anuais na flutuação de busca. É por isso que qualquer profissional responsável por montar uma campanha precisa fazer seu planejamento com cuidado e verificar essas variações de busca. 

Dependendo do período, evento ou feriado, é possível já saber quais são as perguntas e palavras-chave mais usadas e mais importantes nas plataformas. Durante esse período, pode manter suas campanhas recorrentes e ainda investir nessas novas estratégias para otimizar os ganhos.

Pesquisa de palavras-chave para tendências sazonais

Para saber quanto tráfego em potencial você poderá gerar com a sazonalidade no seu marketing, faça uma pesquisa profunda usando a ferramenta de Planejamento de Palavras-Chave do Google AdWords ou qualquer outra de seu interesse. O importante é ter em mãos os dados necessários para definir quais são as melhores oportunidades de tráfego para os períodos de maior volume e movimentação. 

Para checar se os dados batem, faça uma comparação com dados do Google Trends e descubra quando exatamente começar suas campanhas. 

Por exemplo:

google trends natal marketing

Você pode fazer suas próprias pesquisas de termos no Google Trends

Ao pesquisar “presentes de Natal” é possível observar um crescimento a partir do final de Novembro e uma queda abrupta logo depois do dia 25 (o pico do gráfico). Então, se você quer fazer uma campanha de Natal, a melhor época para começar seu marketing sazonal é do meio para o final de Novembro. 

Conclusão – o marketing sazonal pode alavancar oportunidades

Usar as datas comemorativas e eventos anuais recorrentes é uma boa maneira de diversificar as estratégias e gerar mais conversões, seja em meses baixo movimento precisando de um impulsionamento ou nos meses em que o tráfego será alto.

Com o investimento nas palavras-chave certas e em um posicionamento no tom de marca adequado, é possível aumentar a geração de leads e oportunidades para sua empresa.

Quer saber mais sobre marketing digital e como otimizar suas campanhas? Fale conosco.

Quer se aprofundar em Marketing