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¿Para qué sirve un blog? ¿Qué importancia tiene en el marketing digital?

Marketing digital
Publicado em septiembre 24, 2024
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Índice
[ez-toc]
¿Para qué sirve un blog? ¿Qué importancia tiene en el marketing digital?

A sua empresa já tem um blog? Você sabe para que serve um blog en marketing digital?

Se a sua resposta para essas perguntas é “não”, seria bom pensar no assunto. 

Entender o papel de um blog na estratégia de marketing digital é fundamental para atrair um tráfego segmentado e gratuito para o seu site. 

Continue a leitura porque iremos falar mais sobre o assunto!

O que é e para que serve um blog?

Um blog é uma ferramenta de marketing digital que permite a publicação regular de conteúdo relevante e informativo.

Ele serve como um meio de atrair visitantes ao seu site, educar o seu público-alvo e aumentar a visibilidade online.

Através do blog, uma empresa pode se posicionar como referência em seu setor, gerar clientes potenciales cualificados e nutrir o relacionamento com seus clientes.

- Lea también: Como criar um blog e atrair uma audiência fiel? Confira nosso passo a passo

Dicas de como utilizar o blog no marketing digital

A criação de um blog é o centro da estratégia de marketing digital de uma empresa. Agora que você sabe para que serve um blog, vamos listar algumas dicas para você criar o blog da sua empresa. Confira!

1. Produza conteúdos de qualidade

Um blog que produz conteúdo de qualidade recebe muitos links, ganha autoridade perante o Google de forma orgânica e ajuda a empresa a se posicionar bem para as palavras-chave relacionadas ao negócio.

Outra vantagem é aparecer bem nas redes sociais, onde as pessoas compartilham links para conteúdos que elas admiram. Você se torna referência no assunto que está falando.

2. Produza conteúdos para topo e meio de funil

Além de atrair um número grande de visitantes na parte de cima do embudo de ventas, ou seja o parte superior del embudo, um blog também afeta positivamente as conversões no meio do funil.

Toda vez que um assinante (ou lead) lê o seu conteúdo, aumenta a sua credibilidade, o desejo e a sensação de segurança sobre o seu produto ou serviço.

Ou seja, ajuda a aumentar a quantidade de novos leads e clientes e a diminuir o custo do processo de venda como um todo.

- Lea también: Marketing de conteúdo: o que é e como obter resultados reais para sua empresa com a estratégia

3. Crie seu blog como subdiretório do seu domínio principal

O ideal é que o blog da empresa seja criado em uma subdiretório (empresa.com.br/blog) do site principal. Isso porque, desta forma, quando o blog receber um link de outro site, o domínio todo se fortalece e ganha mais credibilidade perante o Google. 

Fique atento também para o que vale a pena inserir no layout do blog. Opções de acompanhar os novos posts, divisão por categorias, opção de busca, entre outros são muito bem vindos.

4. Crie uma persona

Agora que você sabe para que serve um blog, vai entender a importância de saber qual seu público.

Então, antes de começar a produzir material para o blog é preciso avaliar qual o perfil médio do seu cliente.

Analise o público-alvo da sua empresa e crie um personagem que o represente, a persona. Isso deve orientar a produção de conteúdo.

- Lea también: Vea 5 ejemplos de personas y aprenda a crear la suya propia.

5. Crie um post manifesto

Escreva um post manifesto, ele deverá indicar, em linhas gerais, quais são as principais ideias de mercado nas quais sua empresa acredita.

Esse texto serve também como uma carta de apresentação aos leitores, informando o assunto do blog, os temas que devem ser abordados e o que os visitantes podem esperar deste espaço.

6. Publique regularmente

É preciso ter consciência de que o blog é uma atividade contínua e fazer sua gestão também é um aprendizado essencial.

Por isso, é recomendável criar um calendário de posts para orientar o seu processo de produção. Isso
vai evitar que você se perca entre uma atualização e outra e ajudará a manter a frequência de atualização. Blogs que são constantemente atualizados aumentam muito o El posicionamiento SEO.

- Lea también: ¿Qué son los contenidos perennes? Entienda el concepto y vea consejos sobre cómo producirlo.

Conclusão sobre para que serve um blog

Manter um blog ativo é essencial para o sucesso de uma estratégia de marketing digital. Além de atrair tráfego orgânico, ele fortalece a autoridade da marca, melhora o SEO e ajuda na construção de confiança com o público.

Agora que você já sabe para que serve um blog no marketing digital e quais as melhores dicas para alimentá-lo, continue de olho nos nossos outros artigos!

- Lea también: 6 ejemplos de SEO para inspirar su estrategia digital

Foto de Renan Caixeiro
Renan Caixeiro
Socio director de E-Dialog, es licenciado en Periodismo y posgraduado en Comunicación Corporativa, ambos por la UFJF. Dirige Reportei, un SaaS para informes y cuadros de mando, presenta Projeto SaaS, un podcast que comparte experiencias del universo del software como servicio, y es socio de Aquela Caixa, una comunidad para profesionales creativos. Aficionado al Vasco, su objetivo es comprar el Gigante da Colina. LinkedIn: @renancaixeiro / Instagram: @renancaixeiro.
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