O blog da E-Dialog já falou sobre as maiores e mais utilizadas redes sociais do Brasil. Em segundo lugar, está o Youtube. Com 26% dos usuários, a rede de compartilhamento de vídeos também é considerada uma rede social e, como tal, pode oferecer vantagens para quem decide se hospedar ali também. Neste texto, vamos dar algumas dicas sobre como usar o Youtube para sua empresa ou marca.
Resposta ao Facebook
Em setembro de 2014, o Facebook introduziu o autoplay. Mesmo sem que você clique nos vídeos que aparecem na sua timeline, eles automaticamente começam a ser reproduzidos sem som. Pouco depois, o Face anunciou que ia priorizar o alcance de vídeos que estivessem hospedados na própria rede social, para que usuários postassem menos links de outras redes, como o caso do Youtube.
Resultado: o número de postagem e visualizações de vídeo no próprio Facebook aumentou em 50%. Aí o Youtube resolveu responder.
Está em fase de testes o autoplay também no Youtube, uma medida que visa aumentar o tempo de experiência do usuário na rede social. Em outras palavras, prendê-lo ao conteúdo ao oferecer vídeos por conta própria. Dessa forma, quanto mais tempo o usuário passa na rede de vídeos, menos ele passa no resto da internet. Essa é a tática básica de qualquer site no mundo.
Como minha empresa pode se beneficiar?
A internet é um ambiente dinâmico. Obviamente, ela está lotada de textos, mas o espaço na rede não serve só pra isso. Variar as formas de comunicação é extremamente importante para quem cria conteúdo, e essa é uma das respostas para quem quer saber como usar o Youtube melhor.
Nem todo mundo está disposto a ler sem parar durante o tempo em que fica conectado. Áudios, imagens, vídeos… tudo isso é muito bem-vindo. Uma empresa que explora essas alternativas mostra que está ligada ao que acontece na rede, é criativa e tem recursos para espalhar sua mensagem.
Como usar o Youtube para isso?
Algumas dicas são preciosas para se pensar em ativar uma conta no Youtube:
– Crie um canal! Invista na imagem do avatar, descrição, foto de capa, identidade visual. O Youtube é uma rede social como qualquer outra, você estará sendo observado e a impressão que você deve passar para o visitante é fundamental: seja organizado, interessante, agradável visualmente.
– Invista na produção dos seus vídeos. Isso não significa só gastar dinheiro. Quer dizer pensar em pautas, roteiros, abordagens… criar playlists, tentar parcerias com outros canais. Logicamente, tudo isso aliado a uma divulgação do seu canal em outras redes sociais. Tudo que possa significar mais acesso e visualizações dos seus vídeos.
– Uma dica técnica: quando upar um vídeo, faça questão de monetizá-lo. O que é isso? Significa que seu vídeo será mais um daqueles em que uma propaganda surge antes do vídeo em si. É chato, todos sabem, mas isso significa que, para cada visualização da publicidade, sua conta receberá dinheiro. É possível você controlar se as publicidades vão aparecer ou não, se elas podem ser puladas ou não… tudo é uma opção sua. Mas estar monetizado significa poder lucrar e ter um melhor posicionamento nas buscas.
Para monetizar seu vídeo, basta acessar a aba “monetize” e selecionar as opções de acordo com as suas preferências.
Quando postar o vídeo, esse cifrão verde (abaixo) significa que o vídeo está monetizado. Detalhe: é importante ter condições de provar que o vídeo é seu, ou que você detenha os direitos autorais para reclamar o vídeo!
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