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Você já parou para pensar que o buscador do Youtube também merece a atenção das métricas de SEO? Isso mesmo, o sistema de busca da rede é similar ao sistema de busca do Google, e por isso a implementação de estratégias de SEO para Youtube pode impactar os seus números.

Quando se produz um vídeo o objetivo é que ele seja assistido, assim como tudo que é postado na internet. O SEO para Youtube pode contribuir para levar o seu conteúdo para a página de resultados de busca do site. Que saber como? Continue na leitura, pois reunimos todas as informações que você precisa sobre o tema!

SEO para Youtube: antes de subir o vídeo

Antes de gravar o vídeo é interessante fazer a busca por palavras-chave e ver, dentro do seu nicho, o que as pessoas têm buscado. Para fazer isso use meios tradicionais de buscas. A nossa sugestão aqui é o VidIQ.

Mas é interessante também pensar na busca já voltada para o conteúdo em audiovisual na plataforma. Você pode procurar as palavras-chaves usadas por concorrentes no próprio Youtube. Para isso, clique com o botão direito do mouse do título do vídeo e vá em “exibir código fonte da página”. No Crtl + F busque keywords e terá as respostas que deseja.

Passo 1:

SEO para Youtube e keywords concorrentes - Parte 1

Passo 2:

SEO para Youtube e keywords concorrentes - Parte 2

Além disso, na plataforma as pessoas vão em busca muitas vezes de tutoriais, para “saber como fazer tal coisa”. Integre essas palavras no seu título, pois farão a diferença no ranqueamento do conteúdo.

SEO para Youtube: ao subir o vídeo

Ao subir o vídeo na rede, tenha atenção aos seguintes tópicos:

Título

O título é o que prende a atenção do público, diferencia o seu conteúdo de tantos outros e ainda é o responsável por fazer o seu vídeo ser encontrado quando o usuário busca uma resposta ou a solução para a sua dor na Internet. Por isso, faça um título que seja atrativo, que exponha a ideia principal do tema que será abordado e, claro, contenha a palavra-chave. É importante ainda que seja curto, o ideal é que fique entre 40 e 55 caracteres.

Atenção às tags

Através delas você tem a oportunidade de veicular outras palavras-chaves que sejam relevantes para o seu canal e para a temática tratada no vídeo que vão contribuir para ranquear bem seu conteúdo. Aqui é importante também colocar como tag a palavra-chave do seu vídeo.

Pelas tags, o Youtube vai sugerir o seu vídeo aos usuários que estão navegando pelo site e procurando conteúdos relacionados com o seu nicho.  Pode usar entre 3 ou 4, esse número já é suficiente.

Descrição

A descrição também é uma forma de otimização de SEO para Youtube, mas sobretudo é uma forma de informar os usuários. É possível fazer extensas descrições de vídeo (até 5 mil caracteres). No entanto, apenas 150 caracteres são exibidos nos resultados de pesquisa. Então, se concentre neles para passar a ideia principal do vídeo. A prioridade é trabalhar a palavra-chave logo no início dessa pílula de informação. 

Personalize a thumbnail

Ao postar o vídeo, o próprio Youtube sugere um frame do conteúdo para ser a “capa” estática que vai aparecer para o usuário. É interessante personalizá-la. Você pode colocar uma pergunta chamativa ou o próprio título do vídeo em caracteres. A capa atraente é um diferencial para o usuário clicar ou não no seu conteúdo. Então, capriche!  Aqui vale lembrar de colocar a parte escrita do lado esquerdo da tela para facilitar a leitura das pessoas que navegam em dispositivos móveis. 

SEO para Youtube: nem só a estratégia é suficiente!

Com todas essas dicas de SEO para Youtube, certamente você vai conseguir melhorar a indexação do seu conteúdo na rede. Mas isso não é tudo. O mais importante é a forma e o conteúdo do material audiovisual. Não tem usuário que aguente ficar horas olhando para uma mesma imagem, principalmente se a qualidade de gravação e de captação do áudio não for boa.

Pense em fazer vídeos curtos, 10 minutos já é considerado um tempo muito extenso para se assistir na Internet. Vale também caprichar da edição. A partir dela é possível dar dinamicidade com inserção de imagens e elementos gráficos que acrescente e ajude a exemplificar o que está sendo dito.

Caso ainda não seja um craque da edição pode optar por fazer vídeos ainda mais curtos e, sempre tendo atenção à qualidade da imagem. Mas, sobretudo, do áudio. Esse último é um elemento determinante para alguém assistir a um vídeo. Muitas vezes as pessoas nem assistem realmente olhando em uma tela, mas sempre estão ouvindo para apreender aquela informação. Por isso, capriche nessa captação!

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