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SEO para Youtube: confira dicas para seus vídeos aparecerem no topo da rede

SEO
Publicado em novembro 14, 2024
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  • SEO para Youtube: confira dicas para seus vídeos aparecerem no topo da rede
Índice
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SEO para Youtube: confira dicas para seus vídeos aparecerem no topo da rede

Você já parou para pensar que o buscador do Youtube também merece a atenção das métricas de SEO? Isso mesmo, o sistema de busca da rede é inspirado no algoritmo de busca do Google, e por isso a implementação de estratégias de SEO para Youtube pode impactar os seus números.

Quando se produz um vídeo o objetivo é que ele seja assistido, assim como tudo que é postado na internet. O SEO para Youtube pode contribuir para levar o seu conteúdo para a página de resultados de busca do site. Quer saber como? Continue na leitura, pois reunimos as informações mais recentes sobre o tema!

Dicas de SEO para Youtube: antes de subir o vídeo

1. Pesquise as palavras-chave relevantes

Antes de gravar o vídeo, é interessante fazer a busca por palavras-chave e ver, dentro do seu nicho, o que as pessoas têm buscado. Para fazer isso, use meios tradicionais de buscas. A nossa sugestão aqui é o TubeBuddy ou o próprio Planejador de Palavras-chave do Google. Explore também as palavras sugeridas pelo próprio YouTube na barra de pesquisa, pois são termos em alta que aumentam as chances de engajamento.

2. Analise a concorrência direta no YouTube

É interessante também pensar na busca já voltada para o conteúdo audiovisual na plataforma. Você pode procurar as palavras-chave usadas por concorrentes no próprio YouTube. Para isso, clique com o botão direito do mouse no título do vídeo e vá em “exibir código-fonte da página”. No Ctrl + F, busque por “keywords” ou “meta keywords” e terá as respostas que deseja.

Passo 1:

SEO para Youtube: análise de keywords

Passo 2:

SEO para Youtube: análise de keywords continuação

– Leia também: Como anunciar no Youtube? Passo a passo para anúncios na plataforma

Dicas de SEO para Youtube: ao subir o vídeo

Ao subir o vídeo na rede, siga as seguintes dicas:

3. Crie um título atraente e otimizado

O título é o que prende a atenção do público, diferencia o seu conteúdo de tantos outros e ainda é responsável por fazer o seu vídeo ser encontrado quando o usuário busca uma resposta ou solução na internet.

Por isso, faça um título que seja atrativo, que exponha a ideia principal do tema que será abordado e, claro, contenha a palavra-chave. É importante ainda que seja curto; o ideal é que fique entre 50 e 60 caracteres.

4. Utilize tags relevantes para melhor alcance

Através das tags você tem a oportunidade de veicular outras palavras-chaves que sejam relevantes para o seu canal e para a temática tratada no vídeo que vão contribuir para ranquear bem seu conteúdo. Aqui é importante também colocar como tag a palavra-chave do seu vídeo.

Pelas tags, o Youtube vai sugerir o seu vídeo aos usuários que estão navegando pelo site e procurando conteúdos relacionados com o seu nicho. Utilize de 5 a 8 tags para garantir uma boa abrangência sem exagero. Inclua variações da palavra-chave principal e termos mais amplos relacionados ao tema para atingir uma audiência mais extensa.

– Leia também: 4 formas de engajar nas redes sociais usando Hashtags

5. Escreva uma descrição informativa e direcionada

A descrição também é uma forma de otimização de SEO para Youtube, mas sobretudo é uma forma de informar os usuários.

É possível fazer extensas descrições de vídeo (até 5 mil caracteres). No entanto, apenas 200 caracteres são exibidos nos resultados de pesquisa. Então, se concentre neles para passar a ideia principal do vídeo.

A prioridade é trabalhar a palavra-chave logo no início dessa pílula de informação. Inclua links relevantes, como playlists e vídeos complementares, para aumentar o tempo de permanência do usuário no seu canal.

6. Adicione transcrições e legendas

As transcrições e legendas são essenciais para o SEO no YouTube, pois facilitam o acesso ao conteúdo por usuários que preferem assistir sem som e para pessoas com deficiência auditiva. Além disso, o YouTube consegue ler essas transcrições e legendas, o que ajuda a indexar o conteúdo. Para vídeos em outros idiomas, considere adicionar legendas em inglês, ampliando o alcance global do seu canal e melhorando as chances de engajamento em novos mercados

7. Personalize a thumbnail

Ao postar o vídeo, o próprio YouTube sugere um frame do conteúdo para ser a “capa” estática que aparecerá para o usuário. É interessante personalizá-la.

Você pode colocar uma pergunta chamativa ou o próprio título do vídeo em texto. A capa atraente é um diferencial para o usuário clicar ou não no seu conteúdo. Então, capriche!

Aqui vale lembrar de posicionar o texto do lado direito da tela para facilitar a leitura em dispositivos móveis. A cor, o estilo do texto e os elementos visuais devem ser consistentes com a identidade visual do seu canal para fortalecer a marca.

– Leia também: Youtube para empresas: 5 dicas de como utilizar a plataforma

SEO para Youtube: nem só a estratégia é suficiente!

Com todas essas dicas de SEO para Youtube, certamente você vai conseguir melhorar a indexação do seu conteúdo na rede. Mas isso não é tudo. O mais importante é a forma e o conteúdo do material audiovisual. Não tem usuário que aguente ficar horas olhando para uma mesma imagem, principalmente se a qualidade de gravação e de captação do áudio não for boa.

Hoje, o YouTube se consolidou como uma plataforma ideal para vídeos mais longos e detalhados, enquanto o TikTok e o YouTube Shorts atendem à demanda por vídeos curtos e rápidos. Com isso, vídeos de 15 a 30 minutos são bem aceitos e podem aprofundar os temas, engajando o público que busca conteúdo completo e informativo. Caprichar na edição é essencial para manter o vídeo dinâmico, com inserções de imagens e elementos gráficos que ilustram o conteúdo.

Se você ainda não domina a edição, pode criar vídeos mais diretos e focar na qualidade da imagem e, principalmente, do áudio. Esse último é um elemento determinante para a retenção do público, pois muitas pessoas podem não assistir diretamente na tela, mas escutam para obter a informação. Por isso, invista na qualidade da captação de som!

Para conteúdos rápidos e diretos, o YouTube oferece o YouTube Shorts, um espaço dedicado a vídeos curtos, ideal para captar a atenção de forma ágil e alcançar novos públicos. Use esse formato para conteúdos rápidos, teasers ou dicas breves que complementem seu conteúdo mais longo. Esse tipo de vídeo também ajuda a direcionar novos espectadores para o seu canal principal, aumentando a visibilidade e o engajamento.

– Leia também: 6 exemplos de SEO para inspirar sua estratégia digital

Conclusão sobre SEO para vídeos no Youtube

Com todas essas estratégias de SEO para YouTube, seu canal tem tudo para alcançar novos públicos e engajar melhor sua audiência. Porém, se você quer garantir que suas campanhas de SEO para YouTube sejam realmente eficazes e feitas por profissionais que entendem o que funciona, entre em contato com uma agência especialista em SEO como a E-Dialog. Somos uma agência de Inbound especialistas em otimização de sites, gestão de redes sociais e em criar estratégias personalizadas para maximizar os resultados do seu conteúdo.

A nossa equipe conta com a experiência e as ferramentas necessárias para posicionar seus vídeos no topo das buscas do YouTube, fortalecer sua presença digital e conectar seu conteúdo com as pessoas certas. Quer saber como transformar seu canal em uma referência? Fale conosco e descubra como podemos ajudar!

– Leia também: Marketing para Youtube: confira as melhores estratégias para aplicar em seu canal

Foto de Renan Caixeiro
Renan Caixeiro
Sócio Diretor na E-Dialog, é graduado em Jornalismo e pós-graduado em Comunicação Corporativa, ambos pela UFJF. Está à frente do Reportei, SaaS de relatórios e dashboards, é host do Projeto SaaS, podcast que compartilha experiências do universo de software as a service, e sócio da Aquela Caixa, comunidade para profissionais de criação. Torcedor do Vasco, tem como meta comprar o Gigante da Colina. LinkedIn: @renancaixeiro / Instagram: @renancaixeiro.
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