fbpx

Para fidelizar clientes, um dos passos é atender por meio dos canais mais usados pelos mesmos. O Brasil, segundo pesquisa realizada pelo MEF com 6 mil usuários móveis, é o segundo país do mundo que mais utiliza o WhatsApp. Ou seja, estar nessa plataforma é fundamental para as empresas que atendem clientes brasileiros. Por isso, neste blog você saberá como anunciar no WhatsApp. Ou seja, como realizar anúncios que facilitem o contato do seu negócio com os consumidores no aplicativo.

WhatsApp para negócio: passo a passo de como criar

O WhatsApp Business é um aplicativo disponível para download no Android e no iOS. Além disso, é gratuito e foi criado para suprir a demandas empresariais de atendimento. Dessa forma, o programa possibilita uma comunicação eficiente com clientes. Algumas das funcionalidades são automatizar, classificar e responder rapidamente a mensagens.

Como criar uma conta

  1. Instale o aplicativo: Baixe o Whatsapp Business no Google Play ou no App Store. Ao abrir após a instalação, clique em “Concordar e continuar”, após ler os termos. Depois, em “Continuar” novamente. Por fim, aceite as permissões que a plataforma solicitar, caso as mesmas estejam de acordo com o que você deseja;
  2. Insira o número de celular da empresa: O número deve conter o DDD. Após esse passo, toque, mais uma vez, em “Continuar”;
  3. Verifique seu número: Essa etapa pode ser feita de duas formas. A primeira é verificar manualmente o seu número. Ou seja, o WhatsApp Business envia um código para o celular por SMS. Após isso, você insere o código no aplicativo.
    A outra maneira é permitir que o WhatsApp Business acesse sua caixa de SMS. Assim, a verificação será feita de forma automática;
  4. Insira os dados da sua empresa: Nesse campo, é o momento de inserir o nome da sua empresa. Tenha bastante cuidado pois, uma vez definido, não será possível alterar. Além disso, essa é a etapa de inserir a foto de perfil. Para isso, recomendamos que coloque o logotipo.

Como configurar o perfil do WhatsApp para negócio

No canto superior direito, clique no ícone com três pontinhos. Depois, em configurações. Então, você poderá definir:

  • Localização;
  • Tipo de negócio;
  • Horário de atendimento;
  • E-mail;
  • Site.

Pronto! Agora sua conta está completa para ser usada. Portanto, está apta para ser inserida em anúncios. Então confira abaixo como anunciar no WhatsApp para vender mais!

Foto que mostra o ícone do aplicativo de mensagens, para explicar como anunciar no WhatsApp

Por que anunciar no WhatsApp para negócio

O primeiro ponto é a personalização: de todas as redes sociais para comunicação, o WhatsApp é a mais pessoal no Brasil. As pessoas usam a ferramenta para falar com amigos, família e até para contatos de negócio. 

O objetivo primário da ferramenta é o disparo de mensagens, então, para as empresas que querem anunciar no WhatsApp, essa é a melhor forma de abrir um diálogo mais direto com seus clientes e potenciais consumidores. 

Depois, há a questão do volume de usuários. Dados recentes de 2021 mostram que o Brasil é o segundo colocado em números de usuários ativos na plataforma, com 120 milhões de números cadastrados. Isso equivale a, aproximadamente, 60% da população brasileira.

Esse alto número de usuários ativos torna o WhatsApp a ferramenta de comunicação ideal para quem quer garantir uma campanha de anúncios bem sucedida. Enquanto nem todas as pessoas estarão no Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin, é bem provável que estejam sim no WhatsApp. 

Por fim, a compra do WhatsApp pelo Meta, grupo do Facebook e Instagram, ofereceu novas ferramentas e funcionalidades para os profissionais de marketing e gerentes de empresas. 

O lançamento do WhatsApp Business impulsionou muitos negócios e profissionalizou o contato pela ferramenta, possibilitando uma série de automações de mensagens e oferecimento de serviços que podem complementar a chegada de novos contatos através de anúncios.

Abaixo, explicamos como anunciar no WhatsApp. 

Tutorial completo de como anunciar no WhatsApp

Para entender como anunciar no WhatsApp, você precisa, primeiramente, ter uma conta de anúncios. Caso ainda não tenha, clique aqui para saber como criar uma conta de anúncios no Facebook.

Depois, é preciso entender o objetivo que você deseja com esse anúncio. As opções para incluir o WhatsApp são:

  • Tráfego: Envie mais pessoas para o aplicativo;
  • Conversão: Faça as pessoas executarem ações valiosas no WhatsApp, como fazer uma compra. Use o pixel do Facebook ou eventos do aplicativo para rastrear e mensurar conversões;
  • Mensagens: Faça com que mais pessoas tenham conversas com o seu negócio no WhatsApp para concluir compras, responder a perguntas ou oferecer suporte.

Para esse tutorial, vamos escolher o objetivo de Tráfego. O processo é bastante parecido nas campanhas com outros objetivos. Porém, para quem está começando, esse pode ser o melhor caminho. Então, mãos à obra!

Passo a passo para anunciar no WhatsApp

Dividimos aqui em duas etapas: a estratégica e a criativa. 

Definição do objetivo

Captura de tela que mostra como criar campanha para anunciar no WhatsApp

  • Escolha o objetivo da campanha: Tráfego;

Captura de tela que mostra como escolher o tráfego para anunciar no Whatsapp

  • Escolha para onde gerar o tráfego: WhatsApp. Caso o WhatsApp Business ainda não esteja configurado com a página da empresa no Facebook, há a verificação. Ou seja, o Facebook envia um código por WhatsApp, e você insere em um campo que surge na tela, para verificar. Essa etapa é feita apenas uma vez. Nos próximos anúncios para o aplicativo, o mesmo já estará fixo para a sua página;

Captura de tela do gerenciador de anúncios, que mostra como escolher o destino do tráfego no anúncio de WhatsApp

Personalização das estratégias de anúncio

  • Escolha o público que deve receber o anúncio. Nessa etapa, você pode escolher:
    • Faixa etária;
    • Localização;
    • Gênero;
    • Idiomas;
    • Direcionamento detalhado: Defina seu público incluindo ou excluindo dados demográficos, interesses e comportamentos. (Exemplo: pessoas que fazem aniversário em janeiro);
    • Conexões: Isso limita seu público para incluir somente as pessoas com essa conexão específica que também correspondam às outras categorias de direcionamento selecionadas por você;
    • Público personalizado (Você pode usar endereços de e-mail, números de telefone, identificações de usuários do Facebook ou de usuários do aplicativo para criar e salvar o público para o qual deseja exibir seus anúncios);
  • Defina o posicionamento do anúncio. Ou seja, mostre seus anúncios para as pessoas certas nos lugares certos. São dadas duas opções: Posicionamentos Automáticos e Editar Posicionamentos. Porém, recomendamos que escolha editar o posicionamento. Com isso, poderá inserir o conteúdo apenas nos espaços interessantes para o seu público;
  • Finalização das estratégias. São elas: 
    • Otimização para veiculação de anúncios. Por exemplo: se você optar por otimizar para cliques no link, o Facebook veicula seu anúncio para as pessoas com maior probabilidade de clicar no link;
    • Quando a cobrança será feita. Neste caso, temos as opções de impressão ou clique no link. Afinal, o objetivo do anúncio é tráfego. A opção selecionada determina quando você paga por seu anúncio;
    • Programação de anúncio. Você escolhe se ele será exibido o tempo todo, ou seja, 24 horas por dia durante todos os dias selecionados, ou de acordo com uma programação.
    • Tipo de veiculação: 
      1. Padrão: Obtenha resultados ao longo de toda a programação selecionada;
      2. Acelerada: Gaste seu orçamento e obtenha resultados o mais rápido possível.
  • Estabeleça o orçamento, que pode ser diário ou vitalício. Em ambos os casos, você também deve definir nesse campo a data e horário de início e término do anúncio de WhatsApp.

Etapa criativa dos anúncios

  • Decida o formato. Esse é o primeiro passo da etapa criativa do anúncio. Para cada estilo, o Facebook recomenda uma dimensão de arte. Por exemplo, para imagens únicas, é 1.080 x 1.080 pixels.

Captura de tela do gerenciador de anúncios. Etapa do tutorial que mostra formatos de como anunciar no whatsapp

  • Defina o rastreamento de conversão: Selecione uma ou mais opções para o rastreamento de conversões. Você verá os resultados no Gerenciador de Anúncios, junto com os dados de desempenho dos anúncios. Para isso, você tem as opções:
    • Pixel do Facebook (Adicione o código do pixel no seu site e experiência instantânea para reportar conversões, ver a atividade do site e gerar públicos para o direcionamento de anúncios)
    • Eventos do aplicativo (Adicione eventos ao seu aplicativo para ver análises, mensurar o desempenho dos anúncios e criar públicos para direcionamento do anúncio)
    • Eventos offline (Faça o upload de vendas off-line e dados de interação para avaliar as conversões de anúncios. Em seguida, crie públicos-alvo para segmentação de anúncios com base nessas transações)
  • Clique em “Confirmar”!

Pronto! Agora você já sabe como anunciar no WhatsApp. Então, basta colocar em prática os conhecimentos adquiridos neste tutorial.

É importante ressaltar que os anúncios devem ser testados e monitorados a todo o tempo. Isso porque não há uma fórmula mágica para dar certo. Pelo contrário: é preciso entender qual conteúdo funciona para o seu público. Com isso, realizar alterações para que as publicidades tenham cada vez mais efetividade. Outro fator que deve ser observado com atenção é o do público. Isto é: a definição errada da persona pode fazer com que o seu anúncio não tenha bom desempenho.

Confira nossos outros artigos sobre como anunciar nas redes sociais:

Como anunciar no Instagram? 

Como anunciar no TikTok?

Como anunciar no LinkedIn? 

Como anunciar no Spotify? 

Quer se aprofundar em Marketing