Leads Ads no Facebook: o que é, como criar e dicas para campanhas eficazes

Publicado em fevereiro 25, 2025
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Leads Ads no Facebook: o que é, como criar e dicas para campanhas eficazes

Leads Ads no Facebook são uma forma eficiente de captar leads diretamente na plataforma, sem redirecioná-los para outro site. Com formulários integrados e preenchimento automático, esse formato aumenta as chances de conversão, pois reduz o caminho para um contato.

Neste artigo, você vai entender como os Leads Ads funcionam, aprender o passo a passo para criar uma campanha e conferir dicas para otimizar seus resultados. Confira!

O que é Leads Ads no Facebook e como ele funciona?

Geralmente, usamos landing pages para captar leads – aqueles contatos obtidos em troca de um conteúdo rico. No entanto, o Facebook oferece uma alternativa poderosa: o Leads Ads, anúncios específicos para esse tipo de captação.

Os Lead Ads simplificam o processo de cadastro, ajudando empresas a alcançar pessoas interessadas em seus negócios.

Quando alguém clica no anúncio de leads, um formulário é exibido com preenchimento automático das informações de contato, com base nos dados que a pessoa já compartilhou no Facebook, como nome e endereço de e-mail.

Esse preenchimento automático torna o processo extremamente rápido, exigindo apenas dois toques: um para abrir o formulário e outro para enviá-lo.

Além disso, os Lead Ads foram desenvolvidos pensando na privacidade do usuário. Antes de enviar o formulário, a pessoa pode revisar e editar suas informações. Os dados só são enviados para a empresa após o usuário confirmar o envio.

– Leia também: Facebook no Brasil: principais dados e tendências atuais

Passo a passo de como criar um Leads Ads no Facebook

Confira abaixo o passo a passo de como criar campanhas de leads Ads no Facebook.

  1. Acesse o Gerenciador de Anúncios do Facebook: Entre na sua conta do Facebook e clique no menu no canto superior direito. Selecione “Gerenciador de Anúncios”;
  2. Crie uma nova campanha: Dentro do Gerenciador de Anúncios, clique em “+ Criar” para iniciar uma nova campanha;
  3. Selecione o objetivo da campanha: Escolha “Leads” como o objetivo da sua campanha e clique em “Continuar”.
  4. Configure o conjunto de anúncios: Defina detalhes como público-alvo, posicionamentos (onde os anúncios serão exibidos), orçamento e cronograma;
  5. Crie o anúncio: Escolha o formato do anúncio (imagem, vídeo, carrossel, etc.) e adicione os elementos criativos, como texto, título e mídia;
  6. Configure o formulário de lead: Na seção “Formulário Instantâneo”, clique em “Criar Formulário”. Na introdução forneça uma breve descrição ou incentivo para que as pessoas preencham o formulário. Em Perguntas, adicione as perguntas que deseja fazer aos leads. Em Política de Privacidade, insira o link para a política de privacidade da sua empresa. Em Tela de Conclusão, personalize a mensagem que será exibida após o envio do formulário;
  7. Revise e publique: Verifique todas as configurações e, se estiver tudo correto, clique em “Publicar” para lançar sua campanha de Lead Ads.

– Leia também: Como anunciar no Facebook Ads? Passo a passo para anúncios na plataforma

6 dicas para campanhas eficazes de Lead Ads

Separamos aqui 6 dicas para que suas campanhas de Lead Ads sejam eficazes.

1. Defina a segmentação correta

Uma segmentação precisa é essencial para que a campanha tenha um bom desempenho.

O ideal é usar públicos personalizados e Lookalike, além de explorar segmentações por interesses, comportamentos e engajamento com a marca.

Quanto mais alinhado o público estiver com a proposta do anúncio, maiores as chances de conversão.

– Leia também: Como criar uma persona? Passo a passo completo

2. Personalize o formulário para qualificar os leads

A personalização do formulário também faz diferença nos resultados.

Adicionar perguntas relevantes ajuda a qualificar os leads, garantindo que apenas pessoas realmente interessadas avancem no processo.

Dependendo da estratégia, perguntas abertas ou de múltipla escolha podem fornecer insights mais detalhados sobre os contatos captados.

– Leia também: 13 exemplos de formulários para seu site ou landing page

3. Ofereça algo de valor para aumentar as conversões

A oferta apresentada no anúncio influencia diretamente na taxa de conversão.

Para incentivar mais pessoas a preencherem o formulário, vale oferecer algo de valor, como um ebook, um cupom de desconto ou até mesmo um diagnóstico gratuito.

4. Integre com seu CRM para agilizar o follow-up

A integração com um CRM ou ferramenta de automação de marketing garante que os leads capturados recebam um follow-up rápido e eficiente. Isso evita que o contato do Lead Ads esfrie e melhora as chances de conversão.

5. Teste diferentes criativos e CTAs

Testar diferentes criativos pode impactar diretamente no desempenho da campanha.

Experimentar variações de imagens, vídeos e CTAs ajuda a entender o que mais ressoa com o público.

Além disso, testes A/B são uma forma eficiente de descobrir quais abordagens trazem mais conversões.

– Leia também: 10 exemplos de Call to Action (CTA) que geram mais conversões

6. Monitore as métricas e otimize constantemente

Monitorar as métricas e otimizar continuamente é fundamental para o sucesso da campanha.

No Gerenciador de Anúncios, acompanhar KPIs como taxa de conversão, custo por lead e taxa de preenchimento do formulário permite ajustes estratégicos que melhoram o desempenho ao longo do tempo.

Case de Sucesso em Lead Ads

A empresa Mazda conseguiu aumentar em 5x o número de cadastros em relação aos anúncios que direcionavam para o site da marca. O custo por lead deles também diminuiu 85%.

Já o site de descontos de viagens Secret Escapes decidiu usar os Anúncios de leads para facilitar o cadastro das pessoas em lista de e-mails diretamente em nossa plataforma. Eles obtiveram um custo por lead 52% mais eficiente do que outros anúncios do Facebook e ainda dobraram os cadastros.

Conclusão sobre Lead Ads

Os Leads Ads no Facebook ajudam empresas a gerar leads qualificados de forma prática e eficiente. Com segmentação bem definida, formulários estratégicos e otimização contínua, é possível aumentar a conversão e reduzir custos.

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