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Facebook no Brasil: principais dados e tendências atuais

Mídia Social
Publicado em abril 6, 2025
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Índice
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Facebook no Brasil: principais dados e tendências atuais

No artigo de hoje, vamos mostrar os principais dados do Facebook no Brasil e por que essa rede ainda merece atenção. Confira!

O Facebook está acabando?

Antes de falarmos sobre o Facebook no Brasil, vamos falar sobre sua situação global. Afinal, o Facebook vai acabar?

Nos últimos anos, muito se fala sobre a queda de popularidade da rede, principalmente entre o público mais jovem.

De fato, há uma migração desse público para plataformas mais dinâmicas como o TikTok e o Instagram, mas os números mostram que o Facebook continua muito relevante.

Atualmente, a rede social ultrapassa os 3 bilhões de usuários ativos mensais, se mantendo como a plataforma mais utilizada no mundo.

A faixa etária mais presente globalmente é a de 25 a 34 anos, representando mais de 31% dos usuários – um indicativo de que os adultos jovens continuam ativos na rede, mesmo com o surgimento de novas opções.

Em termos financeiros, a Meta (empresa controladora do Facebook) registrou US$ 164,5 bilhões em receita em 2024, com crescimento de quase 22% em relação ao ano anterior. Grande parte graças aos anúncios de empresas.

Ou seja, apesar de enfrentar desafios e transformações, o Facebook está longe de acabar. Ele continua se reinventando e mantendo sua relevância, especialmente entre usuários adultos e marcas que buscam alcance e retorno em suas estratégias digitais.

Facebook no Brasil: quais os principais dados?

Mesmo diante da ascensão de redes sociais como TikTok e Instagram, e mudanças no comportamento digital, o Facebook no Brasil ainda possui números sólidos.

A seguir, apresentamos os principais dados sobre a plataforma no país, com base no Relatório Digital 2024: Brazil, publicado pela DataReportal.

1. Número de usuários

Em janeiro de 2024, o Facebook contabilizava quase 112 milhões de usuários ativos no Brasil. Isso representa um crescimento de 400 mil pessoas (+0,4%) em relação a janeiro de 2023.

Esse número equivale a 60,9% da população brasileira com acesso à internet, o que confirma o papel ainda relevante da rede no cotidiano digital do país.

2. Alcance publicitário

O Facebook no Brasil segue como uma plataforma estratégica para anunciantes:

  • A taxa de penetração entre usuários de 18 anos ou mais é de 69,3%;
  • O potencial de alcance de anúncios no Brasil é de 112 milhões de pessoas;
  • Isso representa 51,7% da população total do país.

– Leia também: Como anunciar no Facebook Ads? Passo a passo para anúncios na plataforma

3. Perfil demográfico

A distribuição por gênero entre os usuários brasileiros é equilibrada:

  • 53,8% mulheres;
  • 46,2% homens.

Além disso, os maiores grupos etários continuam sendo os de 25 a 34 anos, seguidos pelos de 18 a 24 anos e 35 a 44 anos, mostrando que a plataforma ainda é muito utilizada por adultos jovens.

4. Crescimento e tendências

Apesar do crescimento tímido em número de usuários, o Facebook no Brasil mantém sua força graças ao seu ecossistema integrado (com Instagram, WhatsApp e Messenger), além de continuar sendo um canal importante para atividades e grupos específicos.

5. Considerações finais

Com mais de 100 milhões de usuários no Brasil, o Facebook não apenas segue vivo, como continua sendo uma plataforma essencial.

Ainda que a atenção esteja cada vez mais dividida entre outras redes, o alcance massivo e o perfil do público mantêm o Facebook entre as plataformas mais relevantes do país.

Principais usos do Facebook no Brasil em 2025

O Facebook no Brasil continua em alta, pois ele é muito utilizado em algumas atividades e grupos específicos. Abaixo separamos os principais:

1. Para o consumo de notícias

Apesar da concorrência com outras redes, o Facebook ainda é um dos canais mais usados para acompanhar conteúdos informativos, especialmente de portais de mídia, influenciadores e páginas de nicho.

2. Na formação de grupos e comunidades temáticas

Grupos de Facebook seguem extremamente ativos no Brasil, reunindo pessoas em torno de interesses comuns

Os grupos vão desde comunidades locais e profissionais até hobbies específicos, como culinária, jardinagem, pets ou itens colecionáveis.

– Leia também: 5 maneiras de usar os grupos no Facebook para a sua empresa

3. Para atendimento ao cliente via Messenger

Muitas empresas mantêm canais abertos pelo Messenger, que continua sendo uma ferramenta muito útil para atendimento rápido, envio de mensagens automáticas e suporte ao consumidor.

4. Para divulgação de marcas e produtos, especialmente em campanhas regionais

A capacidade de segmentação geográfica do Facebook Ads ainda faz da plataforma uma escolha eficiente para ações locais, promoções e fortalecimento de marcas em regiões específicas.

– Leia também: Leads Ads no Facebook: o que é, como criar e dicas para campanhas eficazes

5. Para aqueles com hábitos de navegação mais estáveis

Além disso, o Facebook segue relevante para públicos mais maduros, que mantêm hábitos de navegação mais estáveis e estão acostumados com a interface da plataforma, que costuma apresentar poucas modificações anuais.

O Facebook segue relevante e estratégico

Diante dos dados apresentados, fica claro que o Facebook está longe de acabar. Mesmo com a ascensão de novas redes sociais, ele continua sendo uma plataforma com alcance massivo, alta taxa de penetração no Brasil e diversidade de usos, tanto para usuários quanto para empresas.

Na E-Dialog, acompanhamos de perto essa evolução e seguimos utilizando o Facebook como peça-chave nas estratégias de redes sociais de alguns dos nossos clientes.

Seja para ações de tráfego pago, construção de autoridade, gestão de comunidades ou campanhas regionais na rede, o Facebook continua sendo um canal estratégico — especialmente para marcas que desejam manter presença digital sólida e resultados consistentes.

Se você está procurando uma agência com equipe especializada na gestão de redes sociais e gestão profissional do Facebook, entre em contato com a E-Dialog. Vamos montar uma estratégia sob medida para sua marca, com foco em performance, relevância e conexão com seu público!

– Leia também: Relatório de Facebook: por que fazer, dados importantes e principais ferramentas

Foto de Renan Caixeiro
Renan Caixeiro
Sócio Diretor na E-Dialog, é graduado em Jornalismo e pós-graduado em Comunicação Corporativa, ambos pela UFJF. Está à frente do Reportei, SaaS de relatórios e dashboards, é host do Projeto SaaS, podcast que compartilha experiências do universo de software as a service, e sócio da Aquela Caixa, comunidade para profissionais de criação. Torcedor do Vasco, tem como meta comprar o Gigante da Colina. LinkedIn: @renancaixeiro / Instagram: @renancaixeiro.
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