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10 exemplos de Call to Action (CTA) que geram mais conversões

Inbound Marketing
Publicado em junho 20, 2024
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10 exemplos de Call to Action (CTA) que geram mais conversões

Neste artigo, damos exemplos de Call to Action (CTA) para você se inspirar e produzir mensagens com maior poder de conversão em suas campanhas. Confira!

O que é Call to Action (CTA)?

Call to Action (CTA), ou chamada para ação em tradução livre, é um termo que se refere às mensagens usadas nas campanhas digitais cujo objetivo é estimular os usuários a tomarem uma ação específica.

Essas chamadas para ação normalmente estão atreladas a links e botões que redirecionam para outra página, para um formulário ou ainda para uma ação específica (ligar para consultores, falar pelo WhatsApp, enviar um e-mail, curtir e compartilhar etc).

Os CTAs oferecem às campanhas digitais uma orientação clara sobre qual deve ser o próximo passo dos usuários após aquele conteúdo.

O que é CTA no Instagram?

O CTA no Instagram pode assumir diversas formas. Para posts normais no feed, é possível que peça por curtidas, compartilhamentos ou comentários para aumentar o engajamento.

No caso de stories, pode ser que peça para clicar em um link (muito comum nas publicações comerciais) ou pode chamar para uma conversa pelo Direct.

Já para as campanhas pagas no feed em vídeo ou imagem, os CTAs podem pedir por um clique no link para os usuários serem redirecionados para outras páginas comerciais.

– Leia também: 5 estratégias para crescer o Instagram da sua empresa

O que é CTA no Facebook, TikTok e outras redes sociais?

O Facebook e outras redes sociais tem CTAs bem similares aos no Instagram, com sua função sendo praticamente a mesma: acessar página através de link, curtir e compartilhar, comentar ou responder à publicação em mensagem direta.

O que é CTA em blog?

O CTA nos blogs possui maior variação, já que o conteúdo é diverso. A grande maioria ainda gera um redirecionamento para outras páginas, como as páginas de produto ou contato, mas é possível criar campanhas de banners ads com CTAs levando a materiais ricos.

Os blogs estão repletos de CTAs para outros artigos, mantendo os usuários engajados com o conteúdo.

– Leia também: Para que serve um blog? Qual sua importância no marketing digital?

O que é CTA em e-mail?

CTAs nos e-mails podem estar no próprio assunto (Abra aqui para receber um cupom de desconto) ou no corpo da mensagem, direcionando para algum link em botão (Clique aqui para saber mais) ou para alguma ação após a leitura (Ligue agora para receber uma consultoria gratuita). Esses exemplos de Call to Action são muito eficientes nos disparos de e-mail e podem gerar muitas oportunidades comerciais.

Qual a importância do CTA para a estratégia digital?

CTAs são importantes para aumentar as taxas de conversão nos sites, redes sociais e e-mails das empresas. Eles possibilitam orientar a comunicação de forma mais estratégica, sempre pensando na experiência dos usuários de maneira holística, ou seja, em todos os aspectos possíveis.

Uma comunicação eficiente no Inbound Marketing (e mesmo no Outbound Marketing), encanta, educa e direciona. O CTA cumpre a última parte dessa comunicação entre marcas e usuários ao apontar, depois da proposta de valor, o que pode ser feito para que a pessoa se intere mais sobre aquele tema.

– Leia também: Gatilhos mentais: convença os consumidores com um bom texto

Banner para o e-book

Como escrever um Call to Action?

O Call to Action pode ser escrito de algumas formas distintas, podem ser longos ou mais diretos a depender de onde estão inseridos (uma mensagem no meio do texto, um botão etc.) Alguns fatores, porém, são quase universais:

  • Linguagem no imperativo: Você quer que a pessoa tome uma ação e a está aconselhando a isso, portanto, deve sempre falar no imperativo: Faça, Baixe, Acesse;
  • Ação imediata: Você não quer que a pessoa ligue para sua empresa no final da semana, correndo o risco dela esquecer do pedido, por isso, a comunicação é sempre imediata: Agora, Hoje, Já;
  • Propósito bem definido: O CTA deixa bem claro o que a pessoa vai fazer e o que vai acontecer em seguida, bem como o que ela vai receber e o que pode esperar em benefícios indiretos. Isso será melhor compreensível quando chegarmos aos exemplos.

O que NÃO escrever no Call to Action?

Um Call to Action mal desenvolvido pode se parecer com spam ou com clickbait, aquelas mensagens exageradas na internet que prometem algo e entregam conteúdo completamente diferente.

Por isso, não escreva chamadas exageradas, mentirosas ou com interpretações dúbias. Sua comunicação precisa ser incisiva, mas nunca deve enganar os usuários na internet, já que uma experiência ruim com a sua marca pode te prejudicar enormemente.

Então, evite palavras e termos superlativos, como: Inacreditável, Incrível, Você Não Vai Acreditar etc.

Exemplos de Call to Action

Abaixo uma lista com alguns exemplos de Call to Action. Alguns deles já estão com exemplos de frases de copy para anúncios ou chamadas completas.

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– Leia também: 12 exemplos de landing page para inspirar sua estratégia digital

Quando usar o CTA?

Opte pela aplicação de CTAs ao final de uma mensagem ou bloco de texto. Por exemplo, em um blog, não corte a comunicação entre os parágrafos com uma chamada direta para outro local, já que isso interrompe a leitura e pode incomodar os usuários.

Então, antes de iniciar outro subtítulo, inclua sua chamada com o que quer pedir aos usuários. O mesmo vale para a inserção de banner ads ou imagens.

No caso de e-mails, insira um CTA em texto antes do botão com uma chamada mais contextualizada e outro texto mais direto (Acesse Aqui, Baixe Agora etc.) no botão em si.

Para redes sociais, o CTA deve estar na imagem, junto da proposta única de valor, já que nem sempre as pessoas irão interromper a navegação para ler a legenda.

Testes de Call to Action

O último ponto importante neste artigo e que vale ressaltar muito é a necessidade de testes contínuos para descobrir qual CTA gera as melhores reações em seus usuários. Por isso, vale reunir diferentes exemplos de Call to Action e realizar testes A/B com anúncios, redes sociais, landing pages, páginas pilar e e-mails para descobrir qual a melhor alternativa.

Os resultados podem variar, inclusive, de acordo com a plataforma. Por exemplo, você pode descobrir que suas redes sociais precisam de CTAs mais longas, enquanto seus e-mails têm melhores CTRs com frases e mensagens curtas. Você só terá essas informações se testá-las com o público. Por isso, mão na massa!

Foto de Renan Caixeiro
Renan Caixeiro
Sócio Diretor na E-Dialog, é graduado em Jornalismo e pós-graduado em Comunicação Corporativa, ambos pela UFJF. Está à frente do Reportei, SaaS de relatórios e dashboards, é host do Projeto SaaS, podcast que compartilha experiências do universo de software as a service, e sócio da Aquela Caixa, comunidade para profissionais de criação. Torcedor do Vasco, tem como meta comprar o Gigante da Colina. LinkedIn: @renancaixeiro / Instagram: @renancaixeiro.
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