fbpx
Publicado em janeiro 11, 2019

Preço para gestão de redes sociais: existe um valor padrão?

O objetivo deste artigo é entender as possibilidades de se calcular o preço para gestão de redes sociais. Uma dúvida comum de muitos profissionais de midia social e agências.

Apesar de cada agência de mídias sociais ter sua maneira de precificar, desenvolvemos uma ferramenta prática que faz o cálculo de quanto, em média, investir. Porém, é importante ressaltarmos que o gerenciamento de redes sociais não é um serviço tabelado com um valor padrão. Por isso, o guia que criamos com a ferramenta serve apenas como consulta.

Clique aqui para acessar a Calculadora de Preço para Gestão de Redes Sociais da E-Dialog

Continue a leitura e confira as informações sobre o assunto:

Como funciona a calculadora de gestão de redes sociais?

A ferramenta funciona da seguinte forma: você responde a algumas perguntas e ao final recebe um valor médio pela gestão de redes sociais, com possibilidade de agregar alguns serviços.

Portanto, esse valor é apenas uma estimativa, mas que ajuda a responder a uma pergunta que diariamente recebemos na agência: “Quanto custa o serviço de gestão de redes sociais?”.

Por que criamos uma calculadora para orçamento de mídias sociais?

A calculadora de quanto cobrar por gestão de redes sociais surgiu como uma necessidade dos próprios prestadores de serviço. Com isso, criamos a ferramenta com este foco e distribuímos em grupos de profissionais de mídia social e agências.

Em cerca de 2 semanas, já contávamos com mais de 5000 respostas (hoje já passaram de 10 mil), o que nos ajudou a criar um banco de dados nacional.

Então, à medida em que os profissionais de marketing digital faziam as cotações, eles poderiam enviar o feedback para ajustarmos a ferramenta. De forma colaborativa, ela sofreu ajustes e está mais próxima da realidade das dezenas de milhares de empresas e prestadores de serviço que gerenciam redes sociais.

Além disso, um dos ajustes incluídos é que ela calcula também serviços adicionais a mídias sociais como Inbound Marketing, SEO, e-mail marketing e gestão de Ads (tendo a gestão de redes sociais como serviço principal).

Quanto custa investir em mídias sociais?

Na E-Dialog entendemos que investimento só vira custo se não tiver retorno real. Então, mídias sociais e outros meios de trabalhar com marketing digital definitivamente não podem ser encarados como “custos”.

É importante ressaltar essa questão, pois como a ferramenta não considera o ROI, ela não é uma fonte 100% ideal para consultar o custo. O ideal é definir um ROI aceitável e, a partir daí, calcular quanto do orçamento a empresa pode investir no digital (recomendamos começar com um ROI de 400%).

Foto de uma calculadora e notebook, com os quais está sendo feito o cálculo do preço de gestão de redes sociais

A metodologia desenvolvida pela ferramenta foi baseada nos seguintes fatores:

1. Redes sociais estão envolvidas

Quanto mais redes sociais, maior o custo do projeto. Ainda que o profissional vá apenas replicar posts, ele precisa monitorar e utilizar ferramentas para aproveitar ao máximo as redes. Temos posts com algumas dicas sobre monitoramento, caso queira conhecer:

2. Volume de criação

Quanto maior o volume, mais horas de trabalho, maior o custo de produção. A metodologia aplicada à ferramenta não considera um valor único por post e, sim, uma gradação de acordo com o volume – ou seja, se for pedido um volume muito baixo ou muito alto, o impacto não será proporcional.

Então, para fechar o seu valor, liste todas as atividades necessárias para executar cada projeto. Isso inclui desde as primeiras etapas, em que são elaboradas propostas personalizadas, reuniões de briefing, até a parte técnica, como a criação ou otimização de páginas, elaboração de uma nova identidade visual, dentre outras tarefas.

Neste custo, também é importante considerar a contratação de terceiros ou mesmo de ferramentas para o auxílio na gestão de redes sociais. Isso porque quanto mais conteúdos, mais automações de processos serão necessárias.

3. Tamanho do mercado da empresa

O ideal é calcular o tamanho do público real daquela empresa. Para simplificar, optamos por colocar 3 níveis de público: cidade pequena, média e grande.

É importante ressaltar que essa informação não diz respeito aos habitantes da cidade onde você ou o cliente residem, mas sim onde está o público-alvo. Por exemplo, um laboratório de cosméticos pode estar localizado em uma cidade pequena, porém a meta do marketing é alcançar vendas para empresas de uma cidade grande. Nesse caso, a última opção é a que deve ser levada em consideração.

Isso porque o custo de vida, a circulação financeira e outros fatores que integramos nesse campo precisam ser do local do qual os clientes realizarão a compra.

Leia também: Como criar uma persona? confira passo a passo completo

Público-alvo e persona: entenda as diferenças e importância dos conceitos

4. Serviços adicionais: o que foi contratado além da gestão de redes sociais?

Inbound Marketing, SEO e gestão de Adwords são serviços comuns que agências e freelancers costumam agregar à gestão de redes. Apesar de o cálculo para tais serviços ser bastante diverso, colocamos um valor para ajudar a projetar um cenário de investimento.

5. O gerenciamento será feito por freelancer ou agência?

Agências envolvem uma estrutura mais profissional e com maior chance de trazer retorno positivo. O custo de investimento varia também em função disso.

Quanto tempo de experiência tem a agência ou freelancer contratado? Isso impacta diretamente no custo já que a experiência pode ser um fator chave na entrega do resultado. Obviamente, não é um fator decisivo, mas um iniciante dificilmente vai conseguir cobrar o mesmo que uma empresa estabelecida há anos no mercado.

Clique aqui para acessar a Calculadora de Preço para Gestão de Redes Sociais da E-Dialog

Valor x preço de gestão de redes sociais

Uma questão importante para definir o preço do gerenciamento de mídias sociais é a diferença entre esse termo e o de valor. O valor está ligado à qualidade do que você entrega, e deve ser o fator principal da precificação.

Você entrega o que promete? Essa é uma reflexão fundamental para que o cliente enxergue valor no seu trabalho. Para isso, é interessante realizar uma análise detalhada e sincera sobre o feedback enviado. Além disso, é importante ouvir também as pessoas que receberam a sua proposta, mas não adquiriram o serviço ou produto.

Tal prática é importante para que você possa ajustar o que é oferecido aos clientes e, dessa forma, elas vejam o valor. Enquanto muitos pensam em encontrar pessoas para seus produtos, o correto é fornecer produtos para pessoas. Ou seja, entender as reais dores dos consumidores e produzir soluções realmente eficazes para as mesmas.

Quando o cliente enxerga o valor do que foi entregue, além de ficar satisfeito, mesmo que o seu preço seja alto, ele se tornará um promotor da marca. Ou seja, indicará outras pessoas para consumirem na sua empresa.

Leia também: Comportamento do consumidor: o que é e como utilizar em vendas e marketing

Jornada do consumidor: entenda o que é e como estruturar esse processo

Gatilhos mentais: o que são, principais tipos e como usá-los

Por que investir no gerenciamento de redes sociais?

De acordo com pesquisa realizada pela eMarketer em 2017:

  • No mundo todo, uma em cada três pessoas utilizaram alguma rede social;
  • Isso representa que cerca de 2,48 bilhões de pessoas fazem parte de uma – ou mais – mídia social;

E no Brasil, os números mostram que as redes sociais estão muito presentes na rotina das pessoas. No ranking de 2017 que relacionada o tempo que os internautas passam nesses sites, o Brasil ficou em segundo lugar, sendo desbancado apenas pela Filipinas. Em nosso país, os usuários passam em média 3h45min online diariamente nas mídias sociais.

Além disso, as redes sociais fazem parte de muitas relações, seja pessoais ou de trabalho. Ou seja, se a sua empresa ainda não investe nas redes sociais, esse é o momento de entrar com tudo, e ainda alavancar as vendas.

Ainda com dúvidas sobre o preço para gestão de redes sociais? Fale com a E-Dialog. Somos uma agência de inbound marketing e redes sociais com mais de dez anos de experiência no mercado e especialistas prontos para atender você!