fbpx

monitoramento de redes sociais

Para melhorar a sua comunicação na web é necessário saber o que o seu público deseja e o que ele gosta de ver. Mas para isso é necessário também fazer um bom monitoramento de redes sociais da sua empresa e quais estratégias tomar mediante isso. Porém não basta apenas mensurar o seu desempenho pelo quanto que falam de você ou quantas curtidas você teve. Confira algumas dicas da E-Dialog para mensurar os seu resultados e algumas ferramentas que te ajudarão no processo.

 

Dicas no monitoramento de redes sociais

 

1. Crie objetivos

Antes de lançar qualquer ação online é necessário estabelecer metas e elaborar um planejamento. Claro que o objetivo principal sempre é o mesmo, conquistar novos clientes e vender mais. Só que é necessário criar metas menores e intermediárias para saber se o que você está fazendo está funcionando ou não. Uma dica é dividir metas por mês ou por trimestre e por redes sociais, assim dá para saber exatamente onde estão os erros e acertos.

 

2. Calcule seu retorno sobre o investimento

É necessário usar métricas para saber qual é o verdadeiro retorno sobre o seu investimento. Uma forma de fazer esse cálculo é usando o ROI, (Return on Investiment). Essa é a fórmula que considera a receita gerada dividido pelo valor investido. Por exemplo, se você investir R$ 1.000,00 em marketing digital e obter 20 clientes que pagaram em média R$ 100,00, terá conseguido R$ 2.000,00, o que daria um ROI de 2.

 

3. Use ferramentas de mensuração

Existem muitas ferramentas, pagas ou não, para ajudar no monitoramento de mídias sociais. É importante utilizá-las para saber qual plataforma se encaixa mais com o seu negócio ou qual merece mais investimento. Confira algumas que usamos na empresa:

 

Ferramentas para o monitoramento de mídias sociais

 

1. Google Analytics

Além de ser a principal ferramenta para análise e desempenho de sites, o Google Analytics também oferece diversas métricas voltadas para o social, como a quantidade de visitantes que chegou ao seu site a partir de cada rede ou quais blogs trouxeram mais acesso para a sua marca e quanto foi sua taxa de conversão.

 

2. Reportei

É possível analisar dados e insights de redes sociais como Facebook, Instagram e Youtube, por exemplo, nas próprias plataformas. Porém, o Reportei facilita o processo da captação dessas redes gerando relatórios de redes sociais completos. Além disso, a plataforma permite escrever comentários e analisar dados como postagens mais curtidas.

 

3. Postgrain

O Postgrain é uma ótima plataforma para gerenciar diversas contas no Instagram. Como o Instagram só permite que fotos sejam postadas através dos celulares, uma plataforma dessa facilita e otimiza o tempo para quem tem mais de uma conta para gerenciar. O Postgrain também permite que você siga perfis, curta e comente de forma automática em outros perfis. Além disso, agora a plataforma está em fase de teste para postar simultaneamente no Twitter e Facebook.

 

4. RD Station

A Plataforma é um software completo e integrado para gestão de Marketing Digital. O RD Station permite gerenciar em uma única ferramenta todas as ações de atração e conversão de visitantes qualificados em leads e clientes, monitoramento e relacionamento nos diferentes canais e mídias sociais, e análise e otimização do funil de vendas para garantir um retorno sobre investimento cada vez maior.

 

5. rankingCoach

A rankingCoach te notifica toda vez que seus concorrentes postarem nas redes sociais. Então é possível ficar de olho em tudo que eles postam. É um monitoramento do que está acontecendo nas redes sociais. Ficar de olho na concorrência e no que eles estão postando é um ponto fundamental para você saber se está indo no caminho certo, se pode suprir alguma coisa que eles não estão fazendo ou se é possível se destacar ainda mais.

 

Leia também outros artigos sobre redes sociais:

10 livros sobre redes sociais e marketing digital

Preço para gestão de redes sociais: existe um valor padrão?

Social Selling: como potencializar as vendas pelas redes sociais