O Pinterest nasceu em 2010 e hoje pode ser considerada a segunda rede social mais importante no mundo, perdendo somente para o todo poderoso Facebook de Mark Zuckerberg. Lá em 2012, em um passado muito distante tratando-se do mercado digita, a E-Dialog já falava do potencial do Pinterest. Nesse caso, até apresentamos a rede com uma comparação bem simples para entendimento: Pinterest é uma espécie de Twitter visual.
Pois em 2013, o Pinterest superou quase todos os concorrentes como Twitter, LinkedIn e Google e foi responsável por 3,68% do tráfego de direcionamento para publicações em Setembro. Isso significa que essa rede social é a segunda maior responsável pela distribuição e posterior visita de usuários em sites, blogs e e-commerces. A participação do Pinterest dirigindo tráfego aumentaram 66% em comparação ao ano passado e já é maior que do Twitter, LinkedIn, Reddit e Google juntos.
É importante lembrar que, de acordo com a pesquisa do Shareaholic, o Facebook ainda é referência absoluta quando se trata de tráfego de referência para auxiliar publishers na distribuição de conteúdo a partir de redes sociais. Só em Setembro, por exemplo, a rede foi responsável por mais de 10% do tráfego global das publicações.
No post a seguir explicamos como o Pinterest deve ser utilizado por empresas. Caso queira investir na rede, o que hoje em dia é bem recomendável dependendo do segmento do seu negócio, entre em contato com a E-Dialog.