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Publicado em agosto 23, 2016

Análise de conteúdo das redes sociais: veja como fazer na sua empresa

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A análise de conteúdo das redes sociais tem gerado bons resultados para quem trabalha com Marketing Digital. Aprenda como fazer no post de hoje! 

Dentro do Marketing de Conteúdo, se preocupar com o conteúdo é muito importante, afinal de contas, essa é a matéria-prima para gerar mais leads, alimentar esses leads e gerar mais retorno em vendas. Se você não valoriza a produção de conteúdo na sua empresa, clique aqui e entenda que conteúdo importa. A análise de conteúdo das redes sociais ajuda nesse processo de aperfeiçoamento do trabalho em Marketing Digital. Quer entender o passo a passo desse processo? A E-Dialog te conta como avaliar a qualidade do seu produto para as redes sociais.

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Conhecer o seu público

Se você não entende para quem está comunicando sua empresa, quais as necessidades do seu público e como superar suas expectativas, qualquer conteúdo basta. A primeira regra da análise de conteúdo das redes sociais é saber quais serão os consumidores desse material.

Visitar as personas que você produziu para essa audiência e o que ficou estabelecido como prioridade naquele momento é fundamental para saber qual a qualidade do material que você envia para seus leads. Compare os assuntos abordados, linguagem adotada e angulação para os posts.

 

Mapear os conteúdos mais relevantes

Sabemos que existem conteúdos que se sobressaem. Na análise de conteúdo das redes sociais, um dos principais fatores de avaliação deve ser o tipo de post que tem sido feito. Existe uma série de opções para quem quer diversificar o que vai para o ar nas redes sociais. Clique aqui e saiba mais.

Entender também o que funciona para a sua audiência faz parte do processo de estudo. Produzir conteúdo que gere empatia com a sua persona é muito importante para ser mais visto, conquistar mais seguidores e aumentar seu banco de leads. Por isso, entenda o que mais tem agradado.

É essencial também entender que cada rede social tem sua marca e o conteúdo não pode ser mesmo. Trabalhe conteúdos diversificados e que maximizem o que cada mídia tem de melhor. Por exemplo, o Instagram permite explorar fotos e detalhes de produtos, já no Facebook informar é mais valioso. Os bastidores e conteúdos mais efêmeros e descontraídos são perfeitos para o Snapchat. Faça esse levantamento para planejar seu conteúdo.

 

Avaliar os impactos das publicações

A avaliação de conteúdo é uma das técnicas mais utilizadas na gestão de redes sociais e uma das variáveis adotadas é o impacto que os posts geram no público-alvo. Analise curtidas, alcance, interações por reações, comentários e especialmente, compartilhamentos. Com as mudanças recentes do Facebook, esse tipo de interação se tornou muito estratégica.

 

Redefinir novas estratégias

Após mensurar esses resultados, é hora de montar um balanço dos conteúdos. O que deve ficar de fora nas próximas publicações e o que será adaptado. Tudo faz diferença quando estamos falando em análise de conteúdo das redes sociais: uma nova padronização para imagens, tamanho de textos, inclusão de palavras-chave, entre outros.

Depois desse estudo, coloque em prática as mudanças e faça novos ajustes. É muito importante que essa análise de conteúdo seja frequente. As mudanças nas mídias sociais acontecem constantemente e é necessário estar atento.

 

Quer saber mais sobre a análise de conteúdo das redes sociais? Leia outros posts do blog:

– Conheça o calendário editorial de conteúdo

– 3 dicas para fazer marketing de conteúdo gastando pouco