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Melhores estratégias de Marketing Digital para aplicar no YouTube

Marketing Digital
Publicado em maio 26, 2020
  • Home
  • Marketing Digital
  • Melhores estratégias de Marketing Digital para aplicar no YouTube
Índice
[ez-toc]

Os números e a história do youtube são impressionantes. 

Nessa plataforma, os usuários assistem a 19 horas de vídeos a cada semana. 

Além disso, 44% das pessoas consideram o youtube como a melhor plataforma de vídeos. 

Provavelmente, você já navegou pelo site durante algumas horas ou conhece alguém que já acessou a plataforma. 

Por causa desse sucesso, é essencial que a sua empresa crie estratégias de marketing digital para o YouTube. 

Sem dúvidas, você será encontrado por um usuário que pretende conhecer mais detalhes sobre o seu produto ou serviço. 

Porém, não basta apenas armazenar o conteúdo na plataforma. É necessário seguir algumas regras para captar a sua audiência. Continue lendo este texto e aprenda como aplicar o marketing digital no YouTube. 

Por que é importante fazer marketing no youtube? 

Primeiro, vamos entender porque o YouTube é uma das melhores ferramentas para trabalhar com marketing. 

A maior plataforma de vídeos cativa a atenção do público, ela tem alto volume de tráfego e a ferramenta ajuda a melhorar o posicionamento no Google, é muito importante se você pretende trabalhar seriamente e conseguir ganhar dinheiro na internet nos tempos atuais, de maneira consistente. 

Outro ponto positivo é que os recursos da plataforma são práticos e até as pessoas que não são experientes com internet conseguem trabalhar com a ferramenta. 

Para completar, o YouTube não cobra o usuário pelo serviço. 

Quais são as melhores estratégias de marketing digital no youtube? 

A partir de agora, vamos listar quais são as melhores estratégias para trabalhar com marketing no Youtube. 

Conheça a sua audiência 

Antes de mais nada, você deve entender que o canal de vídeos é uma plataforma utilizada para compartilhar conteúdos. 

Por isso, o proprietário do canal deve investir em conteúdos de qualidade. Caso contrário, perderá audiência e prejudicará a reputação da sua marca. 

Um bom conteúdo é aquele que atende as necessidades do seu público. Você pode compartilhar tutorias, fazer entrevistas com especialistas e mostrar depoimentos de clientes. 

O canal do YouTube também pode mostrar informações sobre o seu produto ou serviço. No entanto, evite fazer apenas publicidade da sua empresa. 

Se você vende uma maquiagem, por exemplo, ensine aos seus leitores como utilizar o produto, liste os benefícios desse material e faça outros tipos de demonstrações. 

Assim será mais fácil de mostrar os impactos da maquiagem para a vida das mulheres. 

O mais importante é produzir um conteúdo que informe, cative e emocione a sua audiência. .

Produza vídeos de qualidade. 

O YouTube não é somente um espaço para armazenar o seu conteúdo. 

Você deve ter um cuidado especial para tirar as dúvidas das pessoas, interagir com a sua audiência e fazer enquetes sobre quais são os assuntos que elas gostariam de assistir na página. 

A interação com os seguidores é fundamental para o sucesso do YouTube e crescer o seu canal. O engajamento melhora a credibilidade de qualquer marca. 

Divulgue os vídeos nas redes sociais 

Outro ponto que não pode ser ignorado é a divulgação de vídeos, especialmente se o canal foi criado recentemente. 

Você pode fazer a divulgação no Facebook, Instagram, sites, blogs, e-mail marketing, mídia paga, entre outros. 

Portanto, conheça as características de cada ferramenta para comunicar com os seguidores da melhor forma. 

Invista em SEO 

O SEO (Search Engine Optimization) também é muito importante para os canais no YouTube. Trata-se de um conjunto de estratégias que visam melhorar o posicionamento da página no Google e no YouTube. 

Algumas modificações podem fazer com que o seu vídeo apareça nas primeiras posições do youtube. 

  • Faça uma boa pesquisa de palavra-chave; 
  • Escolha os termos com mais potencial de alcance;
  • Crie um título do vídeo com poucos caracteres, entre 47 a 48;
  • Inclua informações detalhadas na descrição; 
  • Adicione as tags (marcadores) do vídeo;
  • Produza vídeos longos. 

Existem outras dicas que ajudam a melhorar o posicionamento na internet. 

O mais indicado é aplicar as estratégias e monitorar os resultados. Dessa forma, você saberá quais foram as ações que deram um retorno positivo para o canal. 

Faça publicidade com mídia paga 

No marketing digital, a mídia paga é muito importante. Afinal, ela consegue atrair mais usuários para a sua página.. 

Você pode investir na publicidade online no YouTube, no Facebook, no Google Ads e no Instagram Ads. 

Um bom anúncio deve ser segmentado de acordo com as características do seu público. O profissional que consegue fazer essa tarefa com eficiência tem mais alcance e engajamento em sua página. 

– Leia também: Como anunciar no Youtube? Passo a passo para anúncios na plataforma

Aposte em influenciadores 

Os influenciadores digitais também ajudam a melhorar as estratégias de marketing digital no youtube. 

No entanto, escolha somente os influenciadores que têm ligação com a sua audiência. Se você produz conteúdo para o mercado de automobilismo, evite convidar profissionais que trabalham com moda. 

Apesar de terem um número alto de seguidores, a ação não surtirá efeito, pois o público de um canal de moda tem objetivos e desejos diferentes do público de automobilismo. 

Monetize o seu canal no youtube 

O Programa de Parcerias do YouTube (YPP) é ideal para os profissionais e as empresas que pretendem aumentar o seu faturamento com a plataforma de vídeos. 

No YouTube, você consegue aumentar a sua renda não só com os vídeos de publicidade, mas também com a adesão de seguidores ao YPP. 

No entanto o proprietário do canal deve seguir as regras que foram estipuladas pelo YouTube para ganhar dinheiro com os vídeos. 

O que é necessário para produzir um canal no YouTube? 

Um produtor de vídeos deve compartilhar um material de qualidade para encantar a sua audiência. 

Não adianta ter um bom conteúdo se a imagem está distorcida ou se os telespectadores não conseguem ouvir a voz de que está falando no vídeo.  

Por isso, é fundamental ter equipamentos de qualidade.

Se você não tem uma câmera profissional, tripés, microfones e equipamentos de iluminação, invista em sua criatividade. 

Geralmente, as pessoas que começam um canal no Youtube utilizam um celular com uma câmera e um microfone de qualidade, escolhem um ambiente silencioso e apresentam o seu conteúdo em um cenário bonito. 

Quais são os melhores canais do youtube para aprender sobre marketing digital? 

O conhecimento sobre marketing digital no YouTube deve ser contínuo. Afinal, as estratégias mudam constantemente, e novas técnicas surgem no mercado. 

Por isso, recomendamos seguir alguns canais no youtube para potencializar o seu conhecimento.

  • Alex Vargas;
  • Escola de negócios digitais; 
  • HubSpot Brasil;
  • Rock Content;
  • SEMrush Brasil.

Os canais do Youtube que mencionamos acima têm conteúdos dinâmicos e atualizados sobre marketing digital. 

O marketing digital para o YouTube é indicado para pequenas, médias e grandes empresas. A plataforma de vídeos tem espaço para todos. Portanto, crie um conteúdo de qualidade para atrair mais audiência. 

Com contribuição do autor Alex Vargas, reconhecido com um dos maiores especialistas em Marketing Digital no Brasil e criador do blog Nucleo Expert.

Foto de Renan Caixeiro
Renan Caixeiro
Sócio Diretor na E-Dialog, é graduado em Jornalismo e pós-graduado em Comunicação Corporativa, ambos pela UFJF. Está à frente do Reportei, SaaS de relatórios e dashboards, é host do Projeto SaaS, podcast que compartilha experiências do universo de software as a service, e sócio da Aquela Caixa, comunidade para profissionais de criação. Torcedor do Vasco, tem como meta comprar o Gigante da Colina. LinkedIn: @renancaixeiro / Instagram: @renancaixeiro.
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