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Marketing Digital é uma realidade de mercado

O Marketing Digital tem se consolidado como o melhor meio de alavancar empresas. Mas, pequenas e médias empresas acabam ficando limitadas em algumas ações. Isso devido ao tempo e dinheiro escassos pra investir. Segundo a NZN Intelligence, 74% dos consumidores preferem fazer a aquisição de produtos e serviços online do que em lojas físicas.  Por isso, é fundamental que existam estratégias de Marketing Digital para pequenas e médias empresas para todo e qualquer negócio entrar nessa parcela do mercado.

Marketing Digital para Pequenas e Médias empresas

Vantagens do Marketing Digital para pequenas e médias empresas

Valor

Se você é dono de uma pequena ou média empresa e se preocupa com a verba dispendida para o marketing digital, saiba que uma de sua principais vantagens é o valor reduzido de investimento. Uma publicidade em meios tradicionais como a televisão, tem um custo elevado, além disso você não consegue definir o público que deseja atingir. Ou seja, gasta um bom dinheiro sem ter a certeza que vai impactar verdadeiramente seus potenciais clientes.

Público certo

A segmentação por localização, faixa etária, tipo de atividade exercida e tantas outras características fazem com que o seu anúncio chegue ao público certo na hora certa, tendo em vista que com os Ads é possível escolher até o melhor horário para impactar as pessoas.

Engajamento também por meios gratuitos

Com SEO é possível atrair consumidores também de forma orgânica. O SEO nada mais é do que um método para produzir conteúdo para que ele seja rankeado da melhor forma possível no Google e apareça em melhores posições quando alguém pesquisa pelas palavras-chaves relacionadas ao seu negócio. Quer saber mais sobre essa técnicas? Aqui no blog já foi falado sobre o tema, clique aqui e leia a respeito.

Agora que você já conhece as vantagens do Marketing Digital para pequenas e médias empresas, conheça 3 estratégias para o Marketing Digital de PMEs. 

#1: Integre o Marketing Digital ao Marketing Tradicional

O Marketing Digital atualmente é indispensável para qualquer empresa. Mas, isso não significa que você deve abandonar o Marketing tradicional. Um plano de marketing digital ideal deve integrar vários canais disponíveis. Porém, cada um deve ser usado de forma certa e para o público certo.  O primeiro passo é criar um plano de Marketing Digital para pequenas e médias empresas com objetivos claros e possíveis de serem realizados. Outro aspecto indispensável é a definição de orçamento disponível para cada canal.

#2: Boa gestão de negócios no mundo online 

É muito difícil para alguns empresários que sempre trabalharam no mundo off entenderem como funciona o mundo online de vendas. Fazer essa entra no online sem preparo e estudo pode ser um desperdício de dinheiro e um erro fatal da empresa. Por exemplo, o empresário decide abrir um e-commerce para vender seus produtos. Ele deve pensar em todas as demandas que terá dali para frente. Podemos citar como exemplos a logística de entregas, controle das vendas, serviço de atendimento ao consumidor, financeiro e outros pontos. Caso ele não tenha uma gestão bem estruturada em algum momento ele irá falhar.

#3: Planeje bem o uso das mídias sociais 

Antes de mais nada é necessário identificar quais são as redes sociais mais interessantes de serem criadas, Facebook? Instagram? LinkedIn? Twitter? Pinterest? E ainda fazer um estudo da persona (ou das personas) que você deseja impactar com seus produtos/serviços.

Dessa forma, você trabalhará melhor o uso de imagens, linguagem, horários e dias de postagens. Imagine a quantidade de negócios que sua empresa pode gerar através de uma campanha bem estruturada de e-mail marketing ou então através de uma boa audiência nas redes sociais. Estar na internet é se tornar referência para muitas pessoas. Ser pioneiro no meio é fidelizar seu público e sair na frente do seu concorrente que ainda não dominou todos os recursos proporcionados pelas redes sociais.

Ter uma boa estratégia de Marketing Digital para pequenas e médias empresas é o primeiro passo para abrir as portas para um novo mercado e descobrir um mundo novo de dificuldades, mas também de realizações.

Gostou do artigo? Leia mais sobre gerenciamento de redes sociaisconsultoria Google AdsInbound Marketing e outros assuntos de marketing digital no blog da E-Dialog.

Blog escrito por Ludmila Castro em 2016 e atualizado por Letícia Fernandes em 2019.

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