CRO: Saiba como melhorar as conversões da sua empresa

Publicado em agosto 9, 2016
Índice

Melhorar as conversões do seu negócio pode ser mais fácil do que você imagina! Confira no post de hoje. 

Você conhece o ciclo de CRO? Traduzindo, o termo significa Otimização de Conversão e serve para garantir um aumento na taxa de conversões sem, necessariamente, aumentar o número de acessos do seu site, landing page, call-to-action e por aí vai. Quer saber como melhorar as conversões? O post de hoje te explica.

A conversão na estratégia de CRO

Quando pensamos no sentido de conversão, logo associamos a landing pages ou visitas que se tornam leads. Porém, o CRO entende a conversão como um processo mais amplo e que explora outras tomadas de decisão do usuário como o clique em um banner ou call-to-action, navegação pelos conteúdos disponíveis no site,  iniciar o teste gratuito de um produto ou serviço ou efetuar uma comprar no ecommerce. Tudo isso é levado em conta para melhorar as conversões.

O importante, antes de iniciar uma estratégia de CRO, é entender que tipo de resultado você busca e direcionar suas ações paras esses objetivos.

Ciclo de CRO

O ciclo de CRO consiste em 3 etapas e o objetivo é melhorar as conversões. Por isso, se você tem outros interesses, certamente essa estratégia não resultará em números positivos para o seu negócio. Isso porque as otimizações acontecem para que mais pessoas baixem o seu eBook, assinem sua newsletter ou respondam a um formulário do seu site, por exemplo, e não para que sua marca seja vista por mais pessoas.

Análise e Pesquisa

A primeira fase do ciclo de CRO é muito conhecida dos profissionais de Marketing Digital. Para iniciar uma estratégia ter dados qualitativos e quantitativos é fundamental. São eles que sustentam campanhas e permitem uma amostra fiel à realidade. E para melhorar as conversões, não é diferente.

Algumas ferramentas como o Google Analytics e o RD Station podem te ajudar a fazer esse trabalho de pesquisa. Essas plataformas ajudam a identificar quais links foram mais clicados, quantas vezes um site foi visitado e o perfil de usuário que acessa suas páginas. Isso dará a você um levantamento quantitativo interessante e estruturado.

Para pesquisas qualitativas, a solução é ouvir o seu público. Faça um formulário e envie para seus leads, buscando entender quais os interesses dos usuários e o que eles buscam em sua empresa, serviço ou produto. Um teste de usabilidade também fornece informações valiosas para melhorar as conversões da sua empresa.

 

Criação de Hipótese

Nesse momento, vamos criar hipóteses, questionando o que pode estar afetando o desempenho de um determinado dado mapeado na fase de análise inicial. A partir dessa hipótese, serão traçados planos de ação para melhorar asa conversões e metas para o novo ciclo.

Para definir essa hipótese, leve em conta algumas variáveis como:

  • Dados: O mapeamento que foi feito anteriormente;
  • Alteração: O que será feito de diferente na estratégia de marketing digital e
  • Impacto: A meta definida para o novo ciclo.

Teste e Iteração

Depois de analisar os dados e traçar novas estratégias, é hora de colocar em prática. Porém, não faça as alterações em um primeiro momento. Teste a efetividade do que foi planejado, colocando em prática uma técnica conhecida como teste A/B.  No teste A/B, você segmenta o tráfico em duas partes e direciona cada uma delas para um modelo de página, por exemplo, e observa qual delas gerou mais acessos. A partir desse teste, você consegue perceber se a sua hipótese foi confirmada ou se é necessário rever as metas e planos de ação e ver o que ajudou a melhorar as conversões.

A partir desse primeiro teste, continue adaptando as estratégias e mensurando os resultados. Mantenha registros dos dados positivos e negativos e adapte conforme necessário. Esse processo é chamado de iteração e é a característica principal do ciclo de CRO. A partir desse processo, você consegue melhorar as conversões.

Fonte: Resultados Digitais.

Leia outros textos do blog:

– Teste A/B: Aprenda a fazer e aumente sua taxa de conversão

– Saiba como fazer uma análise de mercado de mídias sociais

Compartilhe