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Publicado em outubro 27, 2016

Marketplaces: como eles podem te ajudar a vender pela internet?

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Vender pela internet tem sido uma saída muito interessante para quem quer apostar em um mercado diferente e que gera resultados. Que tal investir em outro tipo de estratégia para vender pela internet, além da loja virtual? Os marketplaces são opções muito procuradas e que podem te ajudar nesse desafio.

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Foto: Reprodução

O que são os marketplaces?

Os marketplaces funcionam como estandes virtuais onde as empresas colocam seus produtos à disposição para vendas. A ideia é que o marketplace seja uma opção mais prática para quem quer vender pela internet e estratégica para quem quer comprar, já que oferece inúmeras possibilidades a um clique. Temos alguns exemplos bem conhecidos de marketplaces, como o Submarino e Mercado Livre.

 

Como os marketplaces podem me ajudar?

Algumas funcionalidades dos marketplaces podem facilitar a sua vida e aperfeiçoar o processo para vender pela internet. O fluxo de clientes que visitam marketplaces é muito maior do que o das lojas virtuais, o que amplia as possibilidades de venda. Em um marketplace a lógica é parecida com as das lojas físicas: quanto maior o fluxo, maiores as chances de converter em venda. E como já existe um público formado, se inserir nessa lógica só ajuda os seus produtos a serem mais vistos e consumidos.

Outra vantagem é a infraestrutura que os marketplaces oferecem. Como eles são interfaces já prontas e as marcas só se inserem nelas, vender pela internet neste caso fica muito mais fácil. As formas de pagamento, segurança de navegação, facilidade para localizar algo e integração com os Correios e transportadoras ajudam muito quem está procurando um produto a chegar até o seu. Quando se fala em vender pela internet, é preciso buscar a confiança dos seus clientes e o marketplace possibilita isso.

Além disso, os gastos com divulgação reduzem bastante. Como o fluxo de acessos a um marketplaces é imensamente maior do que a uma loja virtual, não é preciso gastar tanto para que seu produto seja visto. Isso não acontece com uma loja virtual, por exemplo.

 

E quais são os pontos negativos?

Vender pela internet também exige cautela para evitar prejuízo para você e seu negócio. Os marketplaces cobram uma taxa por cada produto vendido. Essa é a única forma de gerar receita. O problema está em algumas dessas taxas, que podem chegar até 20% do valor da venda efetivada. Por isso vale a pena colocar no papel as saídas e entradas. A partir disso você conseguirá perceber se é mais rentável pagar por esse tipo de serviço ou se é mais interessante investir em divulgação, por exemplo.

Em marketplaces não existe um objetivo além de vender pela internet. A sua marca não é divulgada por conta da logística do negócio. Apenas o seu produto tem divulgação, o que é ruim em longo prazo, porque os marketplaces tendem a ter picos de baixa nas vendas. Consolidar e fortalecer a sua marca garante que você tenha resultados menos oscilantes e mais consistentes. Por isso vale a pena calcular os prós e contras para decidir como vender pela internet.

 

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