(11) 2391-2275 - (21) 2391-7727 - (31) 2595-0730 - (32) 3026-2640 - Whatsapp: (11) 97352-2675 digital@edialog.com.br
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Avalie)
Loading...

Dados da Cisco demonstram que até 2020 cerca de 75% do conteúdo consumido via dispositivos mobile será em formato de vídeo. É importante que as marcas se preparem para produzirem conteúdos audiovisuais nas mais diversas plataformas. Por isso, hoje vamos revelar dicas sobre como fazer vídeos no Instagram e otimizar sua estratégia.

Vídeos no feed

Você já pensou em como ficaria um conteúdo de imagens no feed do Instagram se ele fosse transformado em vídeo? Da próxima vez que for produzir uma imagem, pense se seria possível transmitir a mesma mensagem através de uma produção audiovisual. Os vídeos no feed hoje podem chegar a até 1 minuto de duração, sendo o mínimo de 3 segundos. 

Por exemplo, uma foto com texto que cumpre a função de chamar atenção para um tema descrito na legenda, poderia muito bem ser substituído por um vídeo com alguém discorrendo sobre o assunto. Entenda algumas possibilidades:

Vídeos com especialistas da área

Chamar especialistas da área para tirar dúvidas, expor temas relevantes e fornecer dicas da sua área é uma das melhores opções para quem não sabe como fazer vídeos no Instagram. A ideia não requer muita produção inicial uma vez que a própria pessoa que está falando pode filmar o vídeo, como se estivesse fazendo uma selfie.

Antes de iniciar a gravação, foco no roteiro! Comece sua fala captando a atenção das pessoas com uma questão envolvente, podendo fazer alguma pergunta, por exemplo. A seguir, exponha de forma clara, e resumida, a ideia. Por fim, termine o vídeo chamando a audiência para saber mais sobre o assunto, convidando para enviar perguntas, clicando no link da bio para entender mais do assunto, entre outras opções.

Depoimentos

Coletar depoimentos de clientes satisfeitos através do formato de vídeo torna essa ação ainda mais humana e próxima do seu público. A dica aqui é começar a perguntar para alguns de seus clientes como eles se sentiram ao experimentar seu produto, ou até mesmo como um serviço está solucionando um problema dele.

Tutoriais

Em apenas 1 minuto dá para ensinar muita coisa! Uma das editorias mais interessantes para quem trabalha com vídeos no Instagram é justamente a dos tutoriais. Em alguns casos, é comum ver um truque de edição: as imagens são aceleradas, ou o passo-a-passo é exemplificado por meio de fotos em sequência.

Você já deve ter visto por aí desde receitas, artesanatos e técnicas de maquiagem e penteados. Pense no ramo do seu negócio e pergunte-se o que você pode ensinar.

Dica bônus: use legendas!

As legendas são uma opção inclusiva para pessoas com deficiência auditiva. Além disso, elas cumprem um papel ótimo para quem não pode (ou não quer) estar com o áudio ligado no momento em que se depara com o seu vídeo. Então, para te ajudar a legendar os vídeos, indicamos o site Trint.com. Ele funciona bem se o áudio estiver bacana, captando a fala e a transformando em texto. Depois, é mais fácil utilizar esse texto bruto e fazer as correções necessárias.

Cobertura de eventos

É comum vermos coberturas de eventos com muitas fotos, por vezes até álbuns sendo criados no Instagram. Mas também é possível desenvolver um formato mais original e envolver sua audiência para que ela também se sinta parte do evento.

Se a sua marca possui um estande no evento, mostre sua equipe em ação recebendo os visitantes. Outra ideia: se a proposta do evento é o recebimento de um prêmio, filme o momento em que seu nome é anunciado, ou até mesmo quando é chamado ao palco. Caso alguém da empresa esteja palestrando, tente filmar um trecho interessante para dar um gostinho do assunto.

Vemos muitos exemplos como estes nos stories, traga-os também para o feed!

Instagram Stories

Diferentemente dos vídeos no feed, no Instagram Stories o conteúdo desaparece após 24 horas. Por isso, é comum ver mais informalidade e imediatismo nos conteúdos gerados nos stories, que duram no máximo 15 segundos por story.

Além de pensar no conteúdo seguindo uma linha parecida com o que citamos para o feed do perfil, os Stories possuem diversas funcionalidades que tornam os vídeos mais interessantes. Todas são opcionais, adequando-se à mensagem que o perfil deseja passar.

como fazer vídeo no Instagram

Opções de filtro no Instagram Story

Filtros

Os filtros são maneiras divertidas de interagir com o vídeo, preferencialmente com funcionalidades que adicionam características ao rosto de quem aparece. Luzes diferenciadas, orelhas e focinho de cachorro, entre outros, são bem populares nos stories. Atualmente, os filtros patrocinados também estão crescendo, como um dos mais recentes que permite a pessoa ser maquiada com diversas cores de batom da marca de Kylie Jenner.

Funcionalidades extras

Ainda pensando em filtros, o usuário pode escolher mais opções. Em “Boomerang”, você terá os vídeos em looping. Na função “Foco”, quando ativada a câmera frontal, o fundo é automaticamente desfocado. Com “Superzoom” e “Rebobinar” temos aproximações repentinas e um vídeo de trás para a frente, respectivamente. Por fim, “Mãos Livres” permite que o usuário filme o tempo de duração de um story sem estar pressionando o botão de gravação.

Enquetes e Perguntas

As enquetes são queridinhas para marcas e influenciadores interagirem com seus públicos. Coloca-se 2 opções para o público votar e, assim, coletar feedbacks e fazer perguntas. Ao fim da enquete, é possível ver o resultado com a porcentagem das respostas e quais seguidores votaram em cada opção.

Já com as Perguntas, ficou ainda mais fácil receber perguntas de seus seguidores e compartilhar as respostas com todos, através dos stories. Assim, marcas podem deixar o canal aberto de tempos em tempos e esclarecer diversas dúvidas comuns à sua audiência.

Links para o site

Em perfis com mais de 10 mil seguidores fica liberada a função de incluir um link junto com o vídeo ou foto do story. Assim, para a pessoa ser redirecionada para determinada página, ela só precisa arrastar o stories para cima. Essa função é bem interessante para inscrições em eventos, cliques para o site, divulgação de posts em blog, entre outros.

Textos e adereços

Se você precisar complementar os stories com algum tipo de texto, essa opção fornece diferentes fontes e formatações de texto para enriquecer o conteúdo. Além do texto, figurinhas de emojis, hashtags, menções a outros perfis, localização e os gifs podem ser adicionados ao conteúdo.

Uma dica: adicionar a localização ao story pode fazer com este conteúdo seja visualizado não somente através do seu perfil, mas aos stories daquela região, que o próprio Instagram cria automaticamente.

videos no instagram

Destaques no perfil do Instagram

Destaques

Através da funcionalidade dos destaques é possível salvar seu conteúdo de story para que ele seja visualizado sempre que alguém desejar. A dica criar destaques por temas variados e agrupar os conteúdos ao seu respectivo destaque. Dessa forma, quando alguém quiser conhecer mais sobre o perfil, os destaques podem cumprir uma boa função de apresentação, tirar dúvidas recorrentes e deixar expostas informações importantes.

 

 

Lives

Uma live, como o nome já diz, é quando você cria o vídeo ao mesmo tempo em que ele é transmitido – o ao vivo. Através de uma live, seus seguidores podem interagir também em tempo real com comentários e perguntas que aparecem para todos que estão assistindo naquele momento. O conteúdo também só fica disponível por 24 horas.

Escolha temas estratégicos e de grande relevância para atrair sua audiência para uma live, como um evento muito importante ou lançamento de um produto.

IGTV

Com produção ainda sendo feita de forma tímida, a IGTV foi lançada em junho de 2018. Contas verificadas podem ter vídeos de até 60 minutos e as demais, até 10 minutos. Contamos tudo sobre o que é IGTV aqui, veja com detalhes. 

O conteúdo da IGTV fica disponível através do mesmo espaço dos destaques no perfil, de forma fixa. À princípio, recomenda-se que o foco da produção de conteúdo em vídeo concentre-se no feed e nos stories. Com o amadurecimento da estratégia, pode-se avaliar quais tipos de conteúdos se encaixam melhor neste formato. Geralmente, vídeos maiores e com assuntos mais densos já que o tempo de duração é maior, são os mais indicados.

Dicas gerais como fazer vídeos no Instagram

Evite áudios estourados ou quando a música de fundo é mais alta que a fala da pessoa.

Você pode investir na informalidade na hora de gravar, mas cuidado para não exagerar e passar a mensagem errada.

No Instagram Stories tente não ultrapassar mais de 5 vídeos por assunto, a não ser que seja algo extremamente relevante para a audiência. Se não for o caso, publique no outro dia um novo tema ou até mesmo uma continuação, para gerar expectativa.

Verifique sempre o local e a conexão com a Internet antes de iniciar uma live. Nada mais chato do que um imprevisto no meio da sua fala.

Para o Instagram Stories, filme diretamente da plataforma, assim você não fica com dúvidas quanto ao tempo e formatos.

Para o feed do Instagram, o formato de vídeo máximo é de 1080×350 e para os Stories, de 1080×1920.

Revise seu roteiro, buscando falar claramente e de forma natural.

Avalie sua audiência. Um perfil comercial possui informações de Atividade, Conteúdo e Público disponíveis, podendo avaliar assim o alcance das publicações, melhores horários, entre outros insights.

Por fim, nossa dica é: comece! Aos poucos você vai ficando mais espontâneo à frente das câmeras e aprimorando as técnicas.